A Covid-19 continua sem dar tréguas e a desfalcar o Sporting na antecâmara do começo do campeonato. Nesta quarta-feira foram dados a conhecer mais dois casos positivos no clube leonino, um jogador e também Rúben Amorim. Estes dois juntam-se a outros sete casos de futebolistas e um de um elemento do staff. O Sporting até já viajou para o Algarve, onde vai permanecer em estágio para o encontro de sábado frente ao Gil Vicente, da primeira jornada da Liga Portuguesa, e seguiu viagem sem o treinador e os restantes casos positivos, que têm de ficar em isolamento. Ora, o embate entre leões e gilistas tem sido a conversa do momento em Portugal, pois do lado do conjunto de Barcelos há também 15 casos ativos de Covid-19 (dez jogadores e cinco elementos do staff), sendo que um deles é o treinador Rui Almeida.
Ora, imperam as dúvidas sobre este jogo que caso aconteça será sem ambos os treinadores presentes, mas a Direção-Geral da Saúde garante que o máximo será um possível adiamento de jogos e que a competição não vai parar. “A responsabilidade por avaliar localmente as condições que existem para um jogo se realizar, ou não, é da autoridade de saúde local. Se a decisão for difícil, a autoridade de saúde local pode reunir com a regional e a regional com a nacional e tomarmos a decisão em conjunto. Neste momento, o que posso dizer é que os colegas de cada uma das Autoridades de Saúde de Barcelos e de Lisboa estão a fazer tudo para ver se há condições que a Liga se inicie quando está programada. Dito isto, se houver, é o adiamento do jogo. Isto, se não for de todo possível realizar o jogo. Não é parar a Liga. Os outros jogos vão continuar a realizar-se. Mas esta análise é complexa, dado o número de pessoas envolvidas ironicamente nas duas equipas. Estamos a acompanhar de perto esta situação, mas a decisão será sempre da autoridade de saúde local”, referiu Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, em conferência de imprensa.
Esta quarta-feira foi igualmente dia de rescaldo ao desaire europeu do Benfica contra o PAOK (2-1), que afastou as águias do caminho da Liga dos Campeões, derrota que o António Tadeia explica na falta de mudança em relação a 2019/20, isto depois do maior investimento de sempre no mercado dos encarnados. Leia aqui a análise do Último Passe. O tema esteve também em foco no Futebol de Verdade, onde o António Tadeia comentou ainda os casos de Covid-19 que podem afetar o início do campeonato e até afastar clubes portugueses da Europa. Veja aqui a mais recente edição do FDV.
Nesta noite também houve futebol em França com o Paris Saint-Germain a somar a primeira vitória na época, ao terceiro jogo, e logo com um golo de Draxler aos 90+3′ frente ao FC Metz, tal como pode ver aqui. Para além disso, tiveram lugar mais jogos europeus, com Vítor Gomes a marcar um dos penáltis que levaram o Omonia Nicósia ao play-off da Champions e Pedro Tiba a marcar um dos golos do triunfo do Lech Poznan na Liga Europa. Ação europeia para ver aqui.


Certezas há quanto ao começo da Liga Portuguesa já na sexta-feira e a ação abre com um FC Famalicão-Benfica, a partir das 19h00. Nesta quarta-feira ficou a saber-se que Luís Godinho é o árbitro nomeado para ajuizar o primeiro embate deste campeonato. O juiz da AF de Évora será auxiliado por Rui Teixeira e Ricardo Santos, com Hélder Malheiro como VAR e Hugo Silva a quarto árbitro. Também na sexta-feira, Artur Soares Dias será o juiz do Vitória SC-Belenenses SAD (21h00), assistido por Rui Licínio e Paulo Soares, com Rui Oliveira no VAR e Humberto Teixeira a quarto árbitro.
O mercado português também agitou ao fim da noite com o UD Almería a anunciar a contratação de Pedro Mendes, avançado que chega ao clube do segundo escalão espanhol por empréstimo do Sporting até ao final da época e com opção de compra. O Maisfutebol, por exemplo, adianta que está cifrada nos três milhões de euros. Pedro Mendes terá, assim, a primeira aventura fora dos leões, depois de 12 jogos e um golo pela equipa principal leonina em 2019/20.
O Vitória SC que neste dia anunciou uma iniciativa que vai permitir a adeptos ver jogos no estádio D. Afonso Henriques, isto numa altura em que está proibido o público nos estádios em Portugal. O emblema minhoto anunciou que vai convidar 40 adeptos a assistir aos encontros na tribuna do estádio, o que defendem ser dentro das normas, de acordo com o comunicado oficial 12.º da Liga, que autoriza a lotação máxima de 50 por cento naqueles espaços. O Vitória deu ainda conta de que a Autoridade Regional de Saúde do Norte não se opôs, apesar de não ter autorizado a medida já na receção ao Belenenses SAD.
O FC Famalicão prepara-se para receber o Benfica e com Toni Martínez integrado no plantel e pronto para ir a jogo, apesar dos rumores que dão conta de uma eventual transferência do avançado espanhol para o FC Porto. João Pedro Sousa, técnico dos famalicenses, frisou que conta com o contributo de Martínez. “Claro que conto. O Toni é um excelente profissional e uma excelente pessoa. Foi sempre o Toni Martínez que nós conhecemos. Se optar por ele, vai estar pronto. Para nós é um jogador muito importante, é uma voz importante no balneário e está pronto a dar o máximo pelo Famalicão. Fez sempre isto e tenho a certeza que está focado no nosso presente e no nosso clube”, referiu o técnico em conferência de imprensa, apesar de saber que um dia irá perder o jogador. “Sei que, mais cedo ou mais tarde, vamos perder o Toni pela capacidade e pela qualidade que tem. Espero que não seja tão cedo, mas o Toni tem capacidade para jogar em qualquer clube em Portugal. Se não for esta época, será na próxima que vai representar outro clube. No entanto, quero é sublinhar que é um orgulho termos o Toni com este carácter e esta ambição. Conto com ele para jogar.”
Em Espanha, Trincão voltou a destacar-se no FC Barcelona com uma assistência para Coutinho na vitória da equipa por 3-0 diante do FC Girona em jogo particular. Para além do golo do brasileiro, Messi fez os dois restantes remates certeiros, um deles um autêntico golaço naquele que foi o segundo encontro do argentino depois de anunciar que fica na Catalunha.


Já José Mourinho deu a entender que Bale poderá estar a caminho do Tottenham. O treinador dos londrinos até foi questionado se tinha pretendido contratar o galês quando ainda estava no Manchester United e revelou que até o quis antes disso. “Até antes disso. Tentei contratá-lo durante a minha passagem pelo Real Madrid e o presidente [Florentino Pérez] seguiu os meus instintos e conhecimento e, na temporada em que fui embora, trouxe o Bale para o clube. Isto não é segredo e o Gareth sabe”, confidenciou o português na antevisão ao jogo como o Lokomotiv Plovdiv, de quinta-feira, para a segunda pré-eliminatória da Liga Europa. No entanto, Mourinho recusou comentar “situações hipotéticas”, ou seja, uma eventual contratação de Bale e fez o mesmo em relação a Reguilón.
Em solo alemão, a renovação entre Alaba e o Bayern Munique tem causado atritos entre os representantes do internacional austríaco e o clube bávaro. “Todos nós queremos que o David fique connosco. Mas ele tem uma piranha gananciosa como conselheiro [Pini Zahavi]. Trata-se, realmente, de uma questão de dinheiro. Ele já está no melhor clube do mundo. Tem 28 anos e não se devia deixar influenciar pelo que vem de fora”, disse Uli Hoeness, antigo presidente do Bayern, ao canal de televisão Sport 1. Ora, o agente Pini Zahavi já se defendeu e referiu que pretende apenas receber a “comissão habitual”. Até o pai de Alaba, George, repudiou as declarações de Hoeness e o próprio jogador fez um comunicado. “Algumas declarações e notícias das últimas semanas deixaram-me perplexo e também me magoaram. Muitas coisas que estão sendo escritas e ditas são simplesmente incorretas e não correspondem à verdade. Gostaria que todas as partes envolvidas renunciassem a uma discussão pública, mesmo que nem todos os detalhes sejam conhecidos.” Alaba termina contrato com o Bayern em junho de 2021. A revista Kicker avançou que Zahavi exigiu um contrato de cinco anos no valor total de 125 milhões de euros, assim como uma comissão de 20 milhões.