A Covid-19 continua a causar estragos no futebol português. Neste domingo, o surgimento de três casos positivos em jogadores do Sporting resultou no cancelamento do Troféu Cinco Violinos, que os leões iriam discutir com o SSC Nápoles em Alvalade. A partida não aconteceu por indicação da Direção-Geral da Saúde, que considerou que “não estavam reunidas as condições necessárias para a realização do encontro”, explicou o Sporting através de comunicado. “As Autoridades de Saúde dos níveis nacional, regional e local tomaram esta decisão na sequência da ‘avaliação de risco, face a resultado obtido em teste de pesquisa de SARS-CoV-2’, no cumprimento das suas competências. O Sporting CP lamenta, por fim, as consequências para todos os seus sócios, adeptos e parceiros pela não realização do jogo”, pode ler-se ainda. Sem dar conta da identidade dos jogadores positivos (a imprensa desportiva avança com os nomes de Nuno Santos, Borja e Rodrigo Fernandes), o clube revelou que estão assintomáticos e isolados e que foram feitos novos testes aos jogadores e equipa técnica.
Ora, o Sporting poderá também não disputar a primeira jornada da Liga Portuguesa, mas isso deve-se ao aparecimento de 15 casos positivos de Covid-19 no Gil Vicente, equipa com a qual os leões teriam encontro marcado para sábado. Depois de já ter quatro casos, o emblema de Barcelos teve mais onze neste domingo, nove deles jogadores e dois elementos da equipa técnica. O delegado de saúde local colocou toda a equipa em isolamento, o que coloca assim em risco a realização da receção do Gil Vicente ao Sporting, então agendada para o dia 19.
Em Inglaterra não houve jogos cancelados e a primeira jornada da Premier League prosseguiu sem problemas. Neste domingo, o Everton de André Gomes foi a casa do Tottenham de José Mourinho ganhar por 1-0. Para além disso, o Leicester City também entrou com o pé direito ao bater por 3-0 o West Bromwich Albion de Matheus Pereira. Pode ver aqui os golos das partidas.
Na Liga Francesa, o Olympique Marselha de André Villas-Boas agravou o mau arranque do Paris Saint-Germain, que neste domingo já contou com Neymar, Di María e Paredes, recuperados da Covid-19. O Marselha ganhou o clássico gaulês por 1-0, num jogo que teve cinco expulsões após uma confusão mesmo no fim. Veja aqui o golo, assim como toda a ação do dia na Liga Francesa.
Em Espanha, houve dérbi com o Valência CF a levar a melhor sobre o Levante por 4-2. A juntar a isso, o Betis derrotou o Deportivo Alavés, Real Valladolid e Real Sociedad empataram, assim como SD Huesca e Villarreal CF. Pode ver aqui todos os golos.
Num momento em que adeptos nos estádios são cada vez mais uma miragem do passado, quando se der o regresso de público às bancadas vai haver polémica. Isto devido à lei que obriga a criação do cartão do adepto, tal como conta o João Pedro Cordeiro.
Com a Liga dos Campeões em vista, o Benfica partiu neste domingo para Salónica, onde vai defrontar o PAOK, terça-feira, na terceira pré-eliminatória da prova europeia. Svilar não integrou a comitiva encarnada, pois acusou positivo à Covid-19, segundo consta no boletim médico das águias. Fora dos convocados também ficaram Jardel e Samaris, esses por lesão. Jorge Jesus levou para a Grécia todos os reforços desta época (Helton Leite, Vertonghen, Gilberto, Pedrinho, Everton e Darwin Nuñez) e ainda Grimaldo, que não tem jogado na pré-temporada. O PAOK-Benfica está marcado para terça-feira, a partir das 19h00.


À saída de Portugal, Luís Filipe Vieira reagiu à confusão gerada em torno da presença de António Costa e Fernando Medina na comissão de honra para a recandidatura à presidência do Benfica. Vieira considerou estar a ser alvo de uma “campanha caluniosa”. “Acho que estamos a ultrapassar todos os limites. Nunca vi e estou aqui há muitos anos. Uma campanha tão ofensiva e caluniosa é algo a que tenho estado a assistir. Mas o tempo vai passando e a verdade vem sempre ao de cima. (…) Críticas? Sou imune a isso. Nunca vi na minha vida – e tenho muitos anos de futebol – uma campanha tão vergonhosa. Falarei quando entender que devo de fazê-lo. Até lá, o mais importante é os nossos jogadores responderem em campo com uma vitória para o Benfica”, disse o presidente dos encarnados aos jornalistas.
No que toca ao FC Porto, Sérgio Conceição projetou a rivalidade em campo com Jorge Jesus durante a próxima época. “Já não falo com ele há algum tempo. É mais difícil falar com o Jorge Jesus quando se ganha. Fica todo… (risos). Isto é uma brincadeira. No Flamengo ganhou algumas coisas, e falar com ele nessa altura não dava. Mas fez-lhe bem sair de Portugal, andar por outros países, experimentar outros campeonatos. Tive essa experiência e acho que ficamos com uma visão diferente”, disse o treinador dos azuis e brancos em entrevista à Notícias Magazine.
Conceição comentou ainda as dificuldades do mercado de transferências. “Definimos os alvos e depois é difícil lá chegar. Temos de ser criativos e inteligentes, e tentar ao máximo ajustar a equipa”, salientou antes de destacar a necessidade de dar primazia à formação. “Há que olhar para a lufada de ar fresco que é o talento que existe na nossa formação. Acho que é preciso trabalhar mais naquilo que é a nossa formação. Talento têm. É preciso meter mais condimentos que façam com que o jogador esteja mais bem preparado quando chega a este nível.”
Siramana Dembélé, adjunto de Sérgio Conceição, também abriu o livro neste domingo e frisou que o FC Porto não se pode aventurar em grandes contratações no estrangeiro devido à situação financeira do clube. “O FC Porto enfrenta dificuldades financeiras. A partir daí, não podemos ir buscar aos jogadores ao estrangeiro. Às vezes não controlamos tudo com o dinheiro. Temos de ir buscar jogadores mais acessíveis, mas com qualidade”, disse o técnico em entrevista ao site do jornalista Rémi Martins.
Voltamos a centrar atenções no Sporting, pois as claques Juventude Leonina e o Directivo Ultras XXI revelaram, este domingo, que o clube os notificou na sexta-feira para abandonarem as respetivas sedes num prazo de cinco dias. Ambas as claques rejeitam cumprir esse pedido, tal como explicaram através de comunicado. Na consideração de ambas, nem clube ou SAD são donos dos locais em questão. Em outubro de 2019, o Sporting tinha cortado o apoio às claques.
Ainda em Portugal, a primeira jornada da Segunda Liga prosseguiu neste domingo. O CD Mafra foi ao terreno do CD Cova da Piedade golear por 4-0; Leixões e Casa Pia empataram 2-2; o Benfica B venceu o Vilafranquense por 3-2; e o Varzim ganhou 1-0 na receção ao FC Porto B.


Lá fora, Cristiano Ronaldo já marca sob o comando de Andrea Pirlo. A Juventus venceu o Novara por 5-0, este domingo, em jogo particular e o internacional português marcou um dos golos. Após a partida, Pirlo, novo treinador da Vecchia Signora, salientou que “Ronaldo está pronto para ter uma grande época. Ele está bem e mostrou-o também na seleção”. Pirlo confidenciou ainda a importância de conseguir mais um avançado para servir de alternativa a Ronaldo. “Preciso o mais rapidamente possível, mas o mercado é longo é haverá tempo”, referiu o técnico.
Em Inglaterra, Nuno Espírito Santo renovou contrato com o Wolverhampton WFC até 2023. O treinador chegou ao comando técnico do clube em 2017 e desde então tem conseguido trepar patamares no futebol inglês, assim como construir uma autêntica armada portuguesa no Wolves. Espírito Santo já conseguiu subir do Championship à Premier League e nas duas épocas no principal escalão ficou em sétimo lugar.
Comentários 2