Depois de toda a confusão gerada em torno da comissão de honra na recandidatura à presidência do Benfica, Luís Filipe Vieira decidiu retirar da mesma todos os políticos, incluindo o Primeiro-Ministro António Costa e Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. “Nesse sentido, e agradecendo a todos a disponibilidade manifestada, tomei a iniciativa de retirar da minha comissão de honra todos – todos – os titulares de cargos públicos, sejam autarcas, deputados ou membros do Governo. É triste que, 46 anos depois do 25 de Abril, se tenha de censurar quem livremente decidiu manifestar-me o seu apoio, mas o populismo e a demagogia dos dias de hoje obrigam-me a fazê-lo de forma a terminar com uma polémica injustificada e profundamente hipócrita”, pode ler-se em nota enviada por Vieira à imprensa.
O presidente dos encarnados aproveitou ainda para reagir aos casos judiciais em que está envolvido e defendeu-se dizendo que se demite do cargo no Benfica caso seja condenado. “Estou de consciência tranquila e, se for condenado, no futuro, em algum dos processos de que nestes dias tanto se fala, serei o primeiro a tomar a iniciativa, saindo pelo meu pé da presidência do Sport Lisboa e Benfica”, referiu Vieira.
Na véspera de um fim de semana que conta com o início do campeonato português (tal como pode verificar no guia de jogos a acompanhar que o João Pedro Cordeiro preparou), esta quinta-feira foi dia de resolver questões europeias. O Rio Ave avançou para a terceira pré-eliminatória da competição ao ganhar por 2-0 frente ao Borac Banja Luka com um golo de Tarantini em cima dos 90′ e outro de Jambor quase no apito final, como pode ver aqui.
No que toca ao resto da Liga Europa, o Aberdeen marcou encontro com o Sporting na próxima eliminatória ao bater o Viking, enquanto que o Tottenham de José Mourinho apanhou um tremendo susto contra o Lokomotiv Plovdiv, mas lá se conseguiu salvar. Veja aqui os principais golos e ação do dia europeu. Em solo francês, o Olympique Marselha de André Villas-Boas sofreu a primeira derrota no campeonato diante do invencível AS Saint-Étienne. Pode ver aqui os golos.

Por cá, o António Tadeia já tinha feito a antevisão ao encontro europeu dos vilacondenses, assim como uma análise ao mercado de fora a perceber se terá ainda capacidade de escoamento para os clubes portugueses conseguiram as vendas de que necessitam. Foi no Futebol de Verdade, tal como pode ver aqui, onde o confinamento do Sporting também foi tema. O António Tadeia que no Último Passe se focou no caminho de Ronald Koeman para o FC Barcelona, que prevê ser duro, numa “espécie de purga filosófica num clube que precisava de encontrar a via dos homens”. Curioso? É ler aqui.
O Sporting-Gil Vicente é que não vai mesmo acontecer. Agendado para sábado, o encontro entre leões e gilistas foi adiado, numa decisão comunicada pela Autoridade Regional de Saúde do Norte, depois de identificados 19 casos positivos de Covid-19 no clube de Barcelos. Para além disso, também o Sporting tem vários casos positivos – os treinadores de ambas as equipas estão entre os infetados. “Todo este processo vem sendo desenvolvido, em articulação, pelas diferentes entidades – Autoridades de Saúde Local, Regional e Nacional, Liga Portuguesa de Futebol – com os responsáveis do Clube. Na sequência da informação facultada e da avaliação de risco face aos resultados obtidos em teste de pesquisa de SARS-CoV-2, no cumprimento das competências atribuídas às Autoridades de Saúde, foi decidido pelas Autoridades de Saúde dos níveis nacional, regional e local, não estarem reunidas as condições necessárias para a realização do jogo do dia 19/09/2020. As Autoridades de Saúde continuarão a acompanhar a evolução desta situação e a desenvolver as medidas de Saúde Pública consideradas necessárias, em articulação com as entidades gestoras”, pode ler-se no comunicado da ARSN. De recordar que o Sporting tem jogo para a Liga Europa marcado para a próxima quinta-feira.

Certo é que o campeonato português tem início já nesta sexta-feira com a receção do FC Famalicão ao Benfica (19h00). Depois de João Pedro Sousa ter perspetivado o duelo, logo na quarta-feira, foi agora a vez de Jorge Jesus. O treinador das águias deu favoritismo ao FC Porto na luta pelo título e explicou a diferença entre as equipas que treina “arrasarem” ou não. “Os favoritos são sempre os que ganham: nunca são os que não ganham. Quem é o campeão em título é o FC Porto. Como treinador do Benfica, respeito esse título, mas também o quero conquistar. E o respeito não tem nada a ver com ambição. Não há outra história para quem seja treinador ou jogador do Benfica: é sempre para ganhar”, começou por referir. “A palavra ‘arrasar’ tem a ver com a confiança com que trabalho e nos jogadores que tenho e no clube onde estou. Sei que esta e todas as equipas onde eu trabalho têm uma competitividade e qualidade de jogo em que umas vezes arrasa, mas noutras não arrasa, faz parte do jogo”, acrescentou Jesus.
A questão de mais um avançado voltou a ser abordada por Jesus, que revelou não ter pedido mais um atacante a Vieira. “Quanto ao avançado, não pedi. Disse que tínhamos de ter um avançado que saiba atacar o espaço. O Vinicíus e o Seferovic jogam muito bem de costas e alimentam-se em funções dos cruzamentos que a equipa faz, mas não sabem puxar o jogo. Não pedi um jogador, disse que precisávamos de um jogador com essas características. Logo no princípio, quando começámos a equilibrar o plantel, a solução passava por dois avançados e só contratámos um. Não quer dizer que fique assim. Dos três que tenho, tenho de arranjar um que consigo puxar o jogo.”
Já o FC Porto elegeu uma nova administração da SAD, conforme comunicou nesta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Luís Gonçalves (administrador executivo), Vítor Baía (administrador executivo), Cristina Azevedo (não executiva) Manuela Aguiar (não executiva) e Rita Moreira (não executiva) são os cinco novos elementos. Já Pinto da Costa, Adelino Caldeira e Fernando Gomes continuam como administradores executivos. Reinaldo Teles é o administrador não executivo. A eleição foi aprovada com mais de 99 por cento dos votos a favor.
O FC Porto que vai a jogo no sábado diante do SC Braga. A receção dos dragões aos minhotos, agendada para as 21h00, será apitada por João Pinheiro, que terá Nuno Eiras e Tiago Costa como assistentes, com Manuel Oliveira como quarto árbitro, Tiago Martins no VAR e Pedro Mota a AVAR.
António Salvador, presidente do SC Braga, abriu o livro em entrevista e confidenciou que o acordo com o Sporting pelo pagamento em atraso por Rúben Amorim só foi possível devido a Frederico Varandas ter admitido que não tinha condições de pagar. “Não tenho dúvidas que desta vez o Sporting vai cumprir. Se quisesse ser ‘mauzinho’ até podia dizer para não cumprirem, pois isso iria custar ao Sporting mais 1,8 milhões de euros. Mas acredito cegamente que vão cumprir. Este último acordo só foi possível porque Frederico Varandas me fez uma chamada a justificar que não tinha condições de pagar e que queria fazer um acordo. Coloquei três pontos imprescindíveis. O primeiro era o Sporting reconhecer a totalidade da dívida, incluindo juros e multas, sem desculpa do Covid; outro ponto é que dissessem que prazos queriam pagar e que tinham de pagar juros; depois, que tinham de pagar de imediato uma verba e ainda um documento a reconhecer a dúvida. (…) O presidente teve a hombridade de me ligar para se sentar à mesa para um novo acordo, em vez de andarmos numa batalha jurídica, que não ficava bem”, disse Salvador em entrevista à ‘Next’, plataforma de divulgação do Braga.
Lá fora, a Juventus rescindiu com Higuaín, informou o clube de Turim. O avançado argentino esteve na Vecchia Signora durante três épocas, nas quais marcou 66 golos em 149 jogos. Já Thiago Alcântara prepara-se para assinar pelo Liverpool FC e a informação chegou mesmo do Bayern Munique, equipa que o internacional espanhol representava. “Posso confirmar que o FC Bayern finalmente chegou a um acordo com o Liverpool”, disse Karl-Heinz Rummenigge, presidente dos bávaros, ao jornal alemão Bild. “O principal desejo do Thiago era tentar algo novo antes do final da carreira”, acrescentou ainda o dirigente.
Comentários 2