Num 10 de julho em que se celebraram quatro anos desde que Portugal ganhou o Campeonato da Europa, com aquele golo mítico de Eder diante da França, por cá houve campeonato. Está ao rubro a luta pelo pódio. O Sporting reforçou o terceiro lugar da Liga Portuguesa com uma vitória por 1-0 na receção ao Santa Clara com golo de Jovane Cabral (veja aqui o golo e o resumo da partida). Os leões mantêm os três pontos de avanço sobre o SC Braga, que também nesta noite bateu o FC Paços de Ferreira por 5-1 com hat-trick de Paulinho (pode ver aqui os melhores lances do encontro). Tudo isto numa sexta-feira em que o Gil Vicente assegurou a permanência no principal escalão ao ganhar por 2-1 em Guimarães (veja aqui o resumo).
Na reação ao triunfo em Alvalade, Rúben Amorim apontou já baterias ao clássico com o FC Porto da próxima quarta-feira e diz-se “feliz” por os dragões ainda não serem campeões, pois quer ver a sua equipa crescer sob a pressão das decisões. “Fico feliz que o FC Porto não seja já campeão neste momento porque quero que os mais novos do Sporting sintam a pressão. É um jogo onde vamos jogar para ganhar, como sempre. Se o FC Porto for campeão, os jogadores do Sporting devem sentir essa dor da festa do FC Porto”, salientou o técnico dos leões após o jogo desta noite.
Do lado do Santa Clara, João Henriques considerou que a eficácia foi o fator que fez a diferença para o desaire. “Em termos ofensivos nenhuma equipa esteve bem, houve um remate enquadrado e deu golo. Fechámos bem, organizados e a dificultar o jogo ao Sporting. Não fomos tão assertivos como gostaríamos no último terço para causar perigo. Foi o único aspeto em que não estivemos à altura. Mas não vi grande diferença e o 1-0 mostra isso mesmo. Permitimos ao Sporting ter mais bola, estar mais no meio-campo ofensivo mas foi consentido. Não conseguimos sair em transição, também por mérito do adversário. Houve uma oportunidade que deu golo e a eficácia ditou o resultado final”, referiu o timoneiro dos açorianos logo após a partida.
Esta sexta-feira viu ficar traçado o trajeto até à final da Liga dos Campeões. Com algumas eliminatórias dos oitavos de final ainda por resolver, a UEFA realizou o sorteio para todas as fases seguintes da competição, com a final-eight a ter lugar em Lisboa, nos estádios da Luz e de Alvalade, a partir de 12 de agosto. Nesse mesmo dia, a Luz acolhe o Atalanta-Paris Saint Germain e dois dias depois o duelo entre o vencedor do FC Barcelona-SSC Nápoles contra o Chelsea ou Bayern Munique. Alvalade recebe o encontro entre Atlético Madrid e RB Leipzig a 13 de agosto e no dia 15 o compromisso entre os vencedores do Manchester City-Real Madrid e Juventus-Olympique Lyon. No que toca às ‘meias’, a 18 de agosto o Estádio da Luz recebe o jogo que de um lado vai terá Real Madrid/Manchester City/Juventus/Lyon e do outro Barcelona/Nápoles/Chelsea/Bayern. A 19 Alvalade é palco da partida entre Leipzig/Atlético Madrid e Atalanta/PSG. A final será a 23 de agosto na Luz.
O Real Madrid ainda é um desses clubes vivo na Champions e no que toca à Liga Espanhola, os merengues cimentaram a liderança com um triunfo por 2-0 na receção ao Deportivo Alavés. Pode ver aqui os golos, assim como o de Domingos Duarte na vitória do Granada CF sobre a Real Sociedad, que coloca o conjunto do central português e de Rui Silva mais perto dos lugares europeus.
Após vencer o CD Tondela na noite passada, o FC Porto já prepara o clássico de quarta-feira frente ao Sporting. Numa sessão de recuperação e trabalho de ginásio, foram duas as ausências para Sérgio Conceição. Marcano prossegue a recuperação à operação no joelho direito. Sérgio Oliveira saiu lesionado em Tondela e tem uma lesão na face posterior da coxa direita. Sérgio Conceição até já disse que o médio não joga mais até ao final da época. Uribe e Corona também estão de fora do clássico, mas por castigo. De recordar que basta um ponto nas três jornadas que faltam para o FC Porto ser campeão, ou os dragões até podem festejar antes de entrar em campo, caso o Benfica não vença o Vitória SC na terça-feira.

Fernando Gomes foi reeleito como presidente da Federação Portuguesa de Futebol, esta sexta-feira, na Assembleia-Geral eleitoral do organismo. O mandato até 2024 será o terceiro e último para Fernando Gomes. Pela segunda vez consecutiva, Gomes não teve oposição e contou com 74 votos a favor (90,2 por cento). Houve três votos em branco e cinco nulos. Dos 84 delegados inscritos, apenas dois não votaram. O Conselho de Disciplina será liderado por Cláudia Santos, que sucede a José Manuel Meirim. Já o Conselho de Disciplina fica a cargo de Luís Verde de Sousa. José Fontelas Gomes continua a chefiar o Conselho de Arbitragem, assim como Ernesto Ferreira da Silva o Conselho Fiscal e José Luís Arnaut a Mesa da AG.
Bruno Fernandes continua em grande por Inglaterra e foi eleito pela segunda vez o jogador do mês da Premier League. Depois de já ter sido distinguido em fevereiro (último mês antes da paragem devido à Covid-19), o médio ganhou o galardão referente ao mês de junho. Nesse espaço de tempo, com os dois jogos de março juntos, Bruno Fernandes assinou quatro golos e fez ainda uma assistência. Desde Salah, em 2018, que um jogador não recebia o prémio duas vezes consecutivas. O internacional português também se tem candidatado ao mês de julho, pois neste já leva dois golos e três assistências em duas partidas apenas. Se ganhar o troféu por três vezes seguidas, será um feito inédito. Destaque também para Nuno Espírito Santo, que foi eleito o treinador do mês de junho na Premier League.