Uma essência que se perde e tem vindo a ser reparada no mundo virtual. É neste semblante que vive o futebol nos dias que correm devido à pandemia da COVID-19. Pepe serviu de porta-voz do futebol português neste dia, sexta-feira, para dar conta da falta que faz estar nos relvados. “Faz-nos falta a essência do futebol, o estar em grupo, a exigência do míster”, destacou o central dos azuis e brancos. No entanto, ainda há futebol para ver na Austrália, Angola e Bielorrússia, tal como pode verificar no habitual guia de fim-de-semana a ver a bola.
De regresso às palavras de Pepe, o internacional português deu ainda conta de como tem sido a rotina habitual em tempos de quarentena. “Estamos a seguir um plano que o clube tem passado. Diariamente estamos em contacto com os treinadores. Eu e os meus companheiros. Obviamente que não é o mesmo trabalhar em casa e trabalhar no Olival, onde as condições são diferentes, mas dentro do que estamos a viver, é possível. Não perdendo o foco que temos de ter nesse momento, até porque somos jogadores profissionais. Não podemos parar completamente. E acima de tudo temos de ter responsabilidade social. É extremamente importante passar a mensagem às pessoas de que o melhor neste momento é estar em casa. Eu estou em casa, com a minha família, para podermos juntos superar esta situação”, disse Pepe na rubrica ‘Na Rede’ do FC Porto.
Onde é que se encaixa aqui o virtual? Pois bem, a Liga informou da realização de uma jornada virtual, onde se simularão jogos da 26.ª jornada do campeonato através de futebol virtual, com quase todas as equipas do principal escalão, cada uma com um jogador como representante. Os jogos terão transmissão em diversas plataformas, iniciativa em parceria com a Direção-Geral de Saúde. “Diferentes clubes da Liga NOS juntam-se ao longo do próximo fim-de-semana, em confrontos de futebol virtual, simulando alguns dos jogos que estavam previstos para os relvados portugueses na Jornada 26 da principal competição de futebol em Portugal. Esta ação enquadra-se no conjunto de iniciativas que a Liga Portugal e todos os clubes têm levado a cabo, com o propósito de reforçar as indicações da Direção-Geral de Saúde (DGS) no sentido de todos os agentes do futebol adotarem um comportamento de contenção social ativa mas também de proteção da sua saúde física e mental através da ocupação criativa do seu tempo em casa”, pode ler-se no comunicado da Liga.
“Jogadores de diferentes plantéis irão, assim, defrontar-se no mundo do futebol virtual, em jogos de 12 minutos (2 partes de 6), sem qualquer vertente competitiva e numa iniciativa que irá ocorrer apenas no próximo fim de semana. Todos os adeptos poderão matar saudades dos seus ídolos e assistir a tudo sobre estes encontros através dos canais da Liga Portugal (Facebook, Instagram, Twitter e Twitch), no Instagram da Liga NOS assim como nos meios oficiais de cada clube e na Sport TV+”, prossegue. O calendário é o seguinte: no sábado jogam Pepelu (Tondela) – Afonso Figueiredo (Aves), 15h00; Luís Machado (Moreirense) – Toni Borevkovic (Rio Ave), 16h00; Rafael Camacho (Sporting) – João Amaral (Paços), 17h00; Fábio Silva (FC Porto) – Pedro Pelágio (Marítimo), 18h00. No domingo defrontam-se Berto (Vitória de Setúbal) – Rafael Ramos (Santa Clara), 15h00; João Monteiro (Belenenses) – Pêpê Rodrigues (Vitória de Guimarães), 16h00; Lourency (Gil Vicente) – Pedro Gonçalves (Famalicão), 17h00; e Abel Ruiz (SC Braga) – Tomás Reymão (Boavista), 18h00.
O Benfica anunciou, esta sexta-feira, que vai doar um milhão de euros destinados à concretização de uma “grande aquisição de equipamentos médicos, nomeadamente ventiladores, máscaras e outro material de proteção, para oferecer ao Serviço Nacional de Saúde (SNS)”. Esta é uma parceria dos encarnados em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa e a Universidade de Lisboa.
“O nosso clube sempre foi um clube do povo, muito solidário sempre foi. Nesta fase, esta iniciativa era a melhor ajuda que poderíamos dar neste momento. Por isso, o clube e a SAD, numa ação conjunta com a Universidade de Lisboa e a Câmara de Lisboa entenderam fazer uma doação de um milhão de euros para a compra de equipamento de proteção para o Serviço Nacional de Saúde. Para os benfiquistas quero mandar uma palavra de otimismo e dizer que unidos venceremos esta fase, de certeza menos boa de todos. Hoje pertencemos todos ao mesmo clube. O mais importante é a vida. De certeza que iremos vencer”, disse Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, à ‘BTV’.
O SC Braga, por seu turno, doou ao Hospital de Braga dez ventiladores, 15.500 máscaras e 500 fatos de proteção, no âmbito do programa de responsabilidade social ‘SC Braga Solidário’. Esta iniciativa tem “vista ao combate que está a ser travado por esta unidade médica para conter o surto de covid-19 e tratar os doentes infetados”.
O total do investimento ronda os 270 mil euros, valor também recolhido junto do plantel principal de futebol do clube. “À ação solidária associou-se de forma espontânea e louvável o plantel principal do SC Braga, que ao tomar conhecimento se organizou e recolheu um valor que permitiu contribuir para a aquisição de dois dos ventiladores e de uma das remessas de máscaras de proteção hospitalar”, lê-se num comunicado dos minhotos.
Outros dos assuntos do momento foi a condenação de Rafael Leão a pagar 16,5 milhões de euros ao Sporting. Em causa está a rescisão do jogador agora do Milan após o ataque à Academia de Alcochete. O Tribunal Arbitral do Desporto condenou ao futebolista à multa referida. Esse tema esteve em foco pelo António Tadeia no Último Passe desta sexta-feira, tal como pode ler aqui.
Ainda fora dos relvados, houve uma notícia positiva. Ricardo Pereira foi operado com sucesso, anunciou nas redes sociais. O lateral do Leicester City rompeu os ligamentos do joelho num encontro diante do Watford FC, pelo que deverá ficar sem competir durante quatro meses. “A operação foi ontem [quinta-feira] e, felizmente, correu muito bem. Nada como enfrentar as adversidades com boa disposição, um sorriso e junto daqueles que nos fazem bem”, referiu o internacional português na conta pessoal de Twitter.