O Benfica entrou a todo o gás na Liga Portuguesa ao vencer por 5-1 em Famalicão, esta sexta-feira. Depois do desaire e eliminação da Champions a meio da semana, Jorge Jesus chamou ao onze Gabriel, Everton, Darwin e Waldschmidt, e colheu frutos. O internacional alemão bisou, os dois golos com assistência de Darwin. Everton também fez o gosto ao pé, assim como Rafa e Grimaldo, com Guga a marcar para os famalicenses, com várias alterações na equipa da época passada para esta. E já que estamos neste início de campeonato, o António Tadeia aproveitou para escolher o favorito à conquista do título, tal como pode ler no Último Passe. Liga Portuguesa que também foi lançada no Futebol de Verdade, cuja mais recente edição pode ver aqui.
Na reação à vitória desta noite, Jorge Jesus mostrou-se satisfeito e considerou que mais do que vencer, os encarnados “convenceram” nesta partida. “O mais importante era vencer, mas vencer e convencer é melhor ainda. Fomos muito melhores e traduzimos isso em golos. Fomos mais eficazes que no último jogo, onde fizemos mais remates. O Famalicão não teve muitas chances, fez um golo e atirou uma vez ao poste em duas boas jogadas. Não gostei quanto sofremos golo, não gosto de sofrer golos, só quando é mérito do adversário”, começou por referir o técnico. Jesus explicou ainda a razão para ter lançado Diogo Gonçalves no segundo tempo e perspetivou que o jovem até pode render mais… a lateral. “Era para meter o Pedrinho, mas quis dar uma hipóteses ao Diogo. Jogou aqui no Famalicão, é um miúdo formado aqui no clube e em quem eu acredito muito. Acredito que pode dar mais noutra posição. [A lateral?] Sim”, disse.
Do outro lado, João Pedro Sousa revelou que até ficou “contente” pelos jogadores famalicenses terem tentado fazer o que foi trabalhado durante a semana. “Um jogo claramente muito difícil para nós. Pode parecer estranho, mas estou contente com a minha equipa. Tentámos fazer no jogo aquilo que fazemos durante a semana. Infelizmente, é minha responsabilidade, tivemos um resultado pesado, mas foi frente a uma equipa muito forte. Taticamente ainda tentámos equilibrar na primeira parte, nos primeiros minutos, mas a capacidade física do Benfica foi determinante. Depois em termos anímicos a nossa equipa baixou um bocadinho. Mas, volto a dizer, fiquei contente porque fizemos aquilo que trabalhámos. Na parte final atacámos onde o Benfica sentia dificuldades e conseguimos o prémio de marcar um golo”, referiu.
Na outra partida da noite na Liga Portuguesa, o Belenenses SAD foi até Guimarães derrotar o Vitória SC por 1-0, com golo de Phete, num encontro em que Quaresma até fez a estreia oficial pelos minhotos. Pode ver aqui o resumo do jogo.
Na Alemanha, a Bundesliga começou esta sexta-feira e logo com uma goleada de 8-0 aplicada pelo Bayern Munique ao Schalke 04. Começou, assim, da melhor forma possível e com bombardeamento a defesa do título para o Bayern, enquanto que do outro lado Gonçalo Paciência fez a estreia pelo Schalke. Veja aqui os golos.
Em França, Olympique Lyon e Nîmes Olympique empataram sem golos na abertura da quarta jornada do campeonato. Anthony Lopes foi titular no Lyon.
O jogo de cartaz desta primeira jornada está marcado para sábado (21h00) com o FC Porto a receber o SC Braga. Do lado azul e branco, Sérgio Conceição considerou que a equipa é “o alvo a abater” nesta época, por ser campeão em título. “Somos os campeões em título, a equipa que ganhou mais jogos, a que sofreu menos e que marcou mais golos. Somos o alvo a abater e estamos habituados a ser o alvo a abater dentro e fora do campo e este ano não vai ser diferente. O FC Porto é a equipa a que todos vão querer ganhar, porque é o campeão nacional”, referiu o técnico dos dragões na conferência de imprensa de antevisão.

Quanto a possíveis reforços, Conceição considerou que as equipas portuguesas têm de abordar o mercado de forma “inteligente e criativa” relativamente ao poderio financeiro de outros campeonatos. “Nós sabemos que o mercado é o que é. Não é só o FC Porto. Nós não somos dos países mais competitivos nesse sentido. Digo sempre que temos de ser inteligentes e criativos na forma como olhamos para o mercado, nos jogadores que identificamos e vamos buscar, e estamos sujeitos também àquilo que são saídas de um ou outro jogador pelo poderio financeiro que existe noutras equipas e noutros campeonatos e que nós não temos. Mas isso é a vida de todas as equipas e temos de estar preparados para encontrar soluções para essas saídas.”
No SC Braga, Carlos Carvalhal deixou elogios ao adversário de sábado, mas frisou que os minhotos vão ao Dragão para os três pontos. “Este, se calhar, será o adversário mais difícil, porque vamos jogar fora, com o campeão nacional. Mas, como disse na minha apresentação, vamos encarar o adversário olhos nos olhos e lutar pelos três pontos em todos os jogos”, referiu o treinador dos arsenalistas, antes de dar uma palavra ao coletivo do FC Porto e ao trabalho desenvolvido por Sérgio Conceição. “A haver uma estrela no FC Porto é o Sérgio Conceição, que fez um trabalho fantástico. O que nos preocupa é a qualidade da equipa no seu todo, não temos o nosso foco nas individualidades”, atestou Carvalhal.
Adiado está o jogo entre Sporting e Gil Vicente (a Liga já confirmou que disputar-se-á na semana de 12 a 16 de outubro, em hora ainda a designar) devido à Covid-19, e nesta sexta-feira o treinador Rui Almeida avançou que o clube de Barcelos estava pronto para ir a jogo. “Desde sempre, estivemos e estamos disponíveis para ir a jogo, mesmo com as limitações da equipa”, disse à Rádio Renascença o técnico que também foi dado como positivo à Covid-19. No Sporting, João Palhinha mais um elemento do staff da equipa acusaram também positivo, o que eleva para nove o número de jogadores leoninos, mais Rúben Amorim e dois membros do staff.
O Sporting que ficou a saber quem irá defrontar no play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, caso os leões vençam na receção ao Aberdeen, da próxima quinta-feira, para a terceira pré-eliminatória da competição. Em caso de triunfo, o emblema de Alvalade terá pela frente o vencedor da eliminatória entre os austríacos do LASK Linz e os eslovacos do Dunajska Streda. Já o Rio Ave, se eliminar o Besiktas na quinta-feira, irá jogar contra os italianos do Milan ou os noruegueses do Bodo/Glimt. Relativamente ao Tottenham de José Mourinho, em caso de triunfo sobre o Shkendija (Macedónia), defrontará o Rostov (Rússia) ou o Maccabi Haifa (Israel).
Ainda a carecer de confirmação oficial, a revista Sábado avançou que Luís Filipe Vieira terá sido acusado por “oferta indevida de vantagem” no caso Operação Lex. De recordar que o presidente do Benfica recentemente disse que caso seja formalmente condenado num dos casos judiciais em que está envolvido, sairá da presidência dos encarnados “pelo próprio pé”.
A grande notícia do mercado foi a confirmação de Thiago Alcântara no Liverpool FC. “Esperava este momento há muito tempo e estou muito, muito feliz por estar aqui. Ao longo dos anos tentas ganhar o mais possível, e queres ganhar mais e mais. Penso que este clube descreve também aquilo que eu sou: quero alcançar todos os objetivos, ganhar o máximo de troféus possível. Também tem uma ambiente familiar de que preciso, pois a ligação ao clube é muito próxima, e penso que vou partilhar esse sentimento”, referiu o internacional espanhol em declarações reproduzidas pelo clube que chama agora de casa, depois de deixar o Bayern Munique.

Em destaque está também Diogo Jota com a imprensa inglesa a dar conta de que o internacional português está a um passo de assinar pelo Liverpool FC. O The Guardian, por exemplo, avança que Jota vai fazer exames médicos nos reds já neste sábado e que vai assinar um contrato por cinco épocas, com os campeões ingleses a desembolsarem 43 milhões de euros ao Wolverhampton WFC.
Ainda em Inglaterra, Bale foi recebido em festa pelos adeptos do Tottenham na chegada a Londres. Está assim iminente o regresso do internacional galês aos spurs, depois de ter estado no centro de estágios do clube nesta sexta-feira. Estavam dezenas de adeptos à espera de Bale, assim como jornalistas, para os quais o atacante ainda do Real Madrid deixou um sorriso.