Tem sido um sábado… diferente o deste dia 14 de março. Sem futebol nos principais campeonatos europeus, a atualidade não abunda com destaques. O Coronavírus COVID-19 e a forma como tem vindo a afetar o desporto rei e o dia a dia dos protagonistas continua a ser o tema em foco na comunicação social desportiva. No entanto, houve ainda um episódio curioso neste dia com Ronaldinho Gaúcho em ênfase. Detido no Paraguai, o ex-internacional brasileiro voltou a jogar num torneio prisional e brilhou, tal como o fazia nos relvados.
Começamos precisamente pelo canarinho. Ronaldinho encontra-se detido no Agrupamento Especializado da Polícia Nacional do Paraguai desde 6 de março. O antigo futebolista foi apanhado a entrar no referido país com um passaporte falso, acompanhado pelo irmão Assis. Apesar dessa situação, Ronaldinho voltou a ser destaque na imprensa desportiva neste fim-de-semana, mas desta feita por aquilo que consegue fazer com uma bola nos pés, tal como nos habituou enquanto jogou.
Ronaldinho aceitou participar numa partida de futsal e ficou na mesma equipa do que Fernando González Karjallo, ex-presidente do Sportivo Luqueño (Paraguai), que também está detido. Aquele que em tempos brilhou em Camp Nou com as cores do FC Barcelona fez nada mais, nada menos, do que cinco golos e seis assistências nesse tal jogo, com a equipa a sair vitoriosa por 11-2. As imagens não enganam e mostram que o antigo astro brasileiro ainda sabe aquilo que faz com esférico. Para além disso, o comissário Blas Vera deu ainda conta de que Ronaldinho se encontra “muito bem”, em declarações prestadas à Radio Ñanduti, do Paraguai.
No que diz respeito à paragem no futebol devido à contenção ao Coronavírus COVID-19, Itália tem sido um dos países mais afetados por esta situação. Por falar nisso, antes da suspensão das competições, o Inter Milão tinha estado em queda abrupta na luta pelo título transalpino, situação que se pode explicar pela falta de andamento em duelos contra os principais rivais e com mexidas no plantel em pleno mercado de inverno… tal como pode ler aqui.
O Campeonato da Europa de seleções que estava agendado para este verão poderá sofrer consequências com o Coronavírus. Existe cada vez mais a probabilidade de a competição ser adiada e a UEFA estará mesmo a estudar passá-la para dezembro, de acordo com o ‘The Telegraph’ neste sábado. A mesma publicação avança que isto servirá também como um ensaio para a pausa de inverno que terá de acontecer nos campeonatos aquando do Mundial de 2022, no Catar. Esta proposta, assim como outras, vai estar em cima da mesa a 17 de março na reunião da UEFA com as 55 federações, de forma a decidir o futuro das competições no futebol europeu.
As palavras de Cristiano Ronaldo sobre o tema do momento mereceram resposta da parte da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o diretor-geral da instância a emocionar-se. “Estou emocionado com a tua [Ronaldo] mensagem de compaixão para com o mundo. Proteger todas as vidas do Covid-19 deve ser a maior prioridade”, referiu Tedros Adhanom Ghebreyesus.
“O mundo passa por um momento muito difícil que requer toda a nossa atenção e cuidado. Falo com vocês não como futebolista mas como filho, pai, um ser humano preocupado com os mais recentes desenvolvimentos que têm afetado o Mundo. É importante que todos sigamos as recomendações da Organização Mundial de Saúde e restantes autoridades sobre como devemos proceder nesta situação. Proteger vidas humanas deve vir acima de todos os outros interesses”, tinha escrito Ronaldo nas redes sociais durante o dia de ontem.
O mais recente reforço do Benfica também está a ser afetado. Pedrinho, contratado ao Corinthians por 20 milhões de euros, foi colocado em quarentena. O médio ofensivo brasileiro regressou ao país de origem, após estar em Lisboa, para representar o clube de São Paulo até ao verão. Como o Ministério da Saúde indica que qualquer pessoa que tenha feito uma viagem internacional e regresse ao país fique de quarentena durante sete dias, Pedrinho não pode ser opção diante do Ituano, para o campeonato paulista.
As eleições para a presidência do FC Porto poderão sofrer mudanças na data, referiu José Matos Fernandes, presidente da Assembleia Geral. “Estamos a combater contra um mal que assola tudo à escala mundial. Não podemos ter a certeza do que nos espera no futuro imediato e, por isso, existem fortes possibilidades de as eleições serem adiadas sine die, pois as sugestões apontam no sentido de não haver aglomerados de pessoas, o que é sempre mais sensível para o contágio”, afirmou José Matos Fernandes, em declarações ao jornal ‘A Bola’.
No Gil Vicente, as eleições foram mesmo canceladas. O clube anunciou que as eleições para os órgãos sociais previstas para 30 de março foram canceladas devido ao surto pandémico de COVID-19 no país. Os gilistas deram conta de que a decisão teve por base as recomendações da Direção Geral de Saúde. Uma nova convocatória será feita em “tempo oportuno”. Francisco Dias da Silva é o atual presidente do Gil Vicente, tendo sucedido ao presidente honorário António Fiúsa em 2017.
E como é que os futebolistas passam a quarentena? Ora, há um pouco de tudo, segundo o que vê nas redes sociais. Alguns como Messi aproveitam para passar tempo com a família. Há aqueles que partilham os momentos de treino em casa, como Benzema e Dzeko. Há quem jogue pingue-pongue com a namorada, como De Ligt. E que tal aproveitar para limpar a casa? Foi isso que fez Mitchell Dijks, do Bolonha FC, com um vídeo a aspirar.
Fora da atualidade do Coronavírus, Domingos Soares Oliveira fez questão de frisar que o Benfica não tem capacidade para competir com os principais clubes europeus, em termos salariais, mesmo com o crescimento financeiro verificado. “Não temos o orçamento que nos permita competir com os salários pagos pelos maiores 12 ou 13 clubes da Europa. Tivemos mais ou menos a mesma percentagem de crescimento dos grandes clubes nos últimos dez anos, só que o nosso ponto de partida não é o mesmo. Quando vamos à Liga dos Campeões e defrontamos clubes como Barcelona, Real Madrid ou Manchester City, então sabemos que há uma diferença enorme. Mas o futebol tem a ver um pouco com esbater essas diferenças através de coisas inesperadas, então para nós tem a ver com a possibilidade de surpreender e ter bons resultados contra esses clubes de nível europeu”, referiu o administrador executivo em declarações à ‘SportsPro’.
Bruno Fernandes assumiu a ‘batuta’ do meio-campo do Manchester United desde que chegou à equipa no mercado de inverno e agora abriu o livro fora de campo, revelando que Cristiano Ronaldo serviu de inspiração na hora de assinar pelos ingleses. “Quando se começa a ver os jogos do Ronaldo e a ver que a equipa dele ganhou tudo, então sonhas em estar aqui. Mas a decisão de vir foi fácil. Quando tive a oportunidade de assinar pelo United, não pensei duas vezes. Falei com o Sporting, que já tinha tido algumas conversas com o Manchester United sobre minha transferência e, quando eles conversaram comigo, disse-lhes que a minha primeira opção era o Manchester United. Sinto que era o que precisava para a minha carreira”, contou Bruno Fernandes à ‘Sky Sports’.
Tal como tinha indicado o João Pedro Cordeiro no habitual guia de fim-de-semana a ver a bola (pode recordar aqui), neste sábado houve ainda lugar para algum futebol, mesmo que fora do quadrante dos principais campeonatos europeus. Na Rússia, o Zenit goleou por 7-1 na receção ao Ural e manteve a liderança do campeonato, onde ainda o Spartak Moscovo ganhou por 3-1 ao Orenburg e o Rubin Kazan venceu por uma bola sem resposta o Arsenal Tula. Em solo turco, o Konyaspor bateu o Fenerbahçe por 1-0 (mesmo com dois jogadores expulsos), o Alanyaspor venceu por 1-0 o Gaziantep e o Denizlispor conseguiu o mesmo resultado perante o Gençlerbirligi.