O FC Porto conquistou a Taça de Portugal frente ao Benfica, este sábado, em Coimbra. Os azuis e brancos ganharam o clássico por 2-1 (veja aqui os golos) com Mbemba como herói improvável ao bisar na partida. Os dragões até jogaram toda a segunda parte em inferioridade numérica, por expulsão de Luis Díaz, mas saíram do duelo decisivo com o triunfo. Chega, assim, ao fim a temporada no futebol português com a dobradinha para os comandados de Sérgio Conceição. Por falar em fim de época, na mais recente edição de Q&A, o António Tadeia escolheu os melhores jogadores e as revelações da temporada em Portugal, passou pelas regras de mercado, pelo Sporting e pelas escolhas estéticas de clubes e treinadores. Veja aqui a edição deste sábado das perguntas e respostas.
Entre as lágrimas de Sérgio Conceição no relvado, um dos momentos marcantes desta noite teve Casillas como protagonista. Os jogadores e treinador do FC Porto esperaram e chamaram pelo espanhol para que fosse ele a erguer a taça, tal como acabou por acontecer.
Vítor Bruno, adjunto de Conceição – levou o FC Porto à oitava dobradinha e foi o 59º treinador a vencer a Taça de Portugal -, salientou a atitude dos jogadores do FC Porto dentro de campo ao longo da partida. “Foi uma época atípica, com muitas nuances que nos obrigaram a readaptar constantemente. Penso que nesta altura não haverá muito a dizer sobre a nossa vitória. Neste momento temos de destacar os valores do grupo. A equipa hoje reencarnou os valores do povo do norte, que é um povo nobre, humilde e de luta. Os jogadores foram gigantes. Tiveram uma capacidade de trabalho incrível, em circunstâncias muito difíceis. Faltaram-nos os adeptos, faltou-nos o treinador, mas sobraram aqueles dez heróis que estavam no corpo, somados àqueles que estavam na bancada e que tanto nos ajudaram.”
Já Mbemba, herói do clássico, reconheceu que teve “sorte” em estar bem posicionado para os golos. “Tive a sorte de estar ali. Não é fácil, porque eu sou defesa, mas surgiu a oportunidade e marquei”, começou por referir o defesa. “Foi um jogo importante. Agradeço a todos os adeptos. Foi importante ganhar este jogo. Honrámos a camisola, depois de termos ficado com menos um jogador ainda na primeira parte. Defendemos bem e depois criámos oportunidades fizemos tudo para marcar. Não foi fácil, mas conseguimos”, concluiu Mbemba.
Nélson Veríssimo fez uma análise à temporada do Benfica e ao futuro. “É a equipa que temos, mas quero refletir ainda sobre o jogo e sobre a época”, respondeu à RTP após questionado sobre que equipa entrega a Jorge Jesus. “Senti sempre a equipa focada nos objetivos semanais, ainda mais agora nesta final. Não senti que isso nos prejudicasse”, acrescentou ainda o técnico. Quanto ao jogo, Veríssimo viu uma primeira parte fechada e um Benfica em busca do resultado com o FC Porto fechado mais atrás. “Na primeira parte foi um jogo equilibrado e quando o FC Porto ficou com menos um tivemos dificuldades em encontrar os caminhos, fruto dos posicionamentos do FC Porto. Depois começámos a sofrer o segundo golo e tivemos de ir em busca do resultado. Um remate enquadrado apenas ao cabo de uma hora? Tivemos dificuldades em encontrar os caminhos para a baliza. O FC Porto com menos um fechou os caminhos. Mas mesmo na desvantagem fomos à procura do resultado”, referiu.
Vinícius apontou já baterias à próxima época, quando se fecha o ciclo desta. “Entrámos para ganhar, controlámos mas sofremos dois golos de bola parada. Há que pensar em nós e na próxima época. Começámos época bem. Tivemos altos e baixos mas agora não há muito a falar, é fechar a época e pensar na próxima”, disse o avançado do Benfica após o jogo.
Em Inglaterra, o Arsenal conquistou a FA Cup ao vencer o dérbi londrino contra o Chelsea por 2-1 na final. Aubameyang foi a principal figura do encontro ao bisar, golos que pode ver aqui. Os gunners ganharam o troféu pela 14ª vez e asseguraram, assim, um lugar na Liga Europa da próxima temporada. A armada portuguesa do Wolverhampton WFC é que ficou sem possibilidade de estar na Liga Europa de 2020/21, pois tinha de esperar que o Arsenal não ganhasse, devido à sétima posição no campeonato. Ainda assim, os comandados de Nuno Espírito Santo podem estar ainda na próxima Champions, caso vençam a atual edição da Liga Europa – empataram 1-1 com o Olympiacos na primeira mão dos oitavos de final.


Por Itália foi dia de começar a fechar as contas da Série A. Com a Juventus já confirmada como campeã, o Inter Milão confirmou a segunda posição ao ganhar por 2-0 à Atalanta, precisamente a equipa que fecha o pódio. Isto pois a Lazio não soube aproveitar para chegar ao terceiro lugar e foi derrotada pelo SSC Nápoles por 3-1. A Juventus foi a meio gás para o duelo com a AS Roma de Paulo Fonseca – Cristiano Ronaldo nem foi convocado, a Bota de Ouro foi para Immobile – e perdeu por 3-1 com o conjunto da capital italiana. Veja aqui a ação do dia na Série A.
Com a final da Taça de Portugal como o último compromisso da temporada portuguesa, Jorge Jesus prepara-se para assumir novamente o comando técnico do Benfica e o Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, revelou que o treinador lhe confidenciou que tem o sonho de se reformar nas águias. “Na verdade, nós não esperávamos de facto que Jesus saísse. Ele disse-me no jantar de despedida que o sonho dele era reformar-se no Benfica, que não foi o clube que o lançou, mas foi o clube em que se envolveu mais, em que ficou mais famoso. Ele tem uma relação emotiva forte não só com o clube, mas também com o presidente [Luís Filipe Vieira]… e o contrato que lhe ofereceram permite que chegue aos 70 anos treinando o Benfica, que é a idade que ele tinha planeado para a aposentadoria e que ele queria reformar-se no Benfica”, disse Rodolfo Landim à ESPN.
Já o Sporting, com a época concluída, foi distinguido com o prémio ‘Entidade Formadora Cinco Estrelas’, distinção que corresponde ao Grau de Excelência da Federação Portuguesa de Futebol. Os leões foram distinguidos com o galardão pelo segundo ano seguido. De acordo com os leões, através do site oficial, a certificação diz respeito a toda a temporada e tem por base uma análise ao planeamento e orçamento, estrutura organizacional e regulamento interno, recrutamento ou angariação, formação desportiva, acompanhamento médico- desportivo, acompanhamento escolar, pessoal e social, recursos humanos, instalações, logística e produtividade.
O mercado português continua a mexer e neste sábado com algumas confirmações. O Farense, que regressa ao principal escalão na próxima época, anunciou a contratação de Pedro Henrique, avançado de 23 anos que pertencia ao Benfica. Os algarvios comunicaram que chegaram “a acordo com o Benfica para a transferência a título definitivo do atleta”, que assina por três temporadas. Pedro Henrique esteve cedido ao Feirense na segunda metade da época passada e apontou três golos em sete jogos. Antes de ingressar em Portugal através do Leixões, o atacante tinha representado o Anápolis e o Atlético Goianiense no Brasil. Em 2019 rumou ao Benfica, onde jogou apenas pela equipa B.
Já o Vitória SC oficializou a aquisição de Jorge Fernandes. O central de 23 anos rescindiu o vínculo com o FC Porto e assinou pelos vimaranenses até 2025, com os minhotos a garantirem 60 por cento dos direitos económicos do atleta pelo valor de 250 mil euros. O defesa está de volta a Portugal após ter estado emprestado ao Kasimpasa, da Turquia, na última época. Jorge Fernandes também tinha estado cedido ao CD Tondela nas duas temporadas anteriores.
Licá aproveitou para dizer adeus ao Belenenses SAD e com uma mensagem enigmática. “Tinha tanto para falar… Fico apenas pelo muito orgulho por ter representado o Belenenses SAD e muito obrigado a todos com quem me cruzei estes dois anos e meio”, escreveu o atacante de 31 anos nas redes sociais. Nas duas épocas e meia que passou com a camisola do Belenenses SAD, Licá realizou 90 partidas e apontou 23 golos. Ao invés, Cafú Phete vai permanecer no Belenenses SAD em definitivo depois do empréstimo proveniente do FC Famalicão. O médio sul-africano assinou com o clube azul até 2022.
Comentários 1