Esta quarta-feira tem sido marcada, desde cedo, pela realização de buscas pela Autoridade Tributária, relativamente à denominada ‘Operação Fora de Jogo’. Benfica, FC Porto, Sporting, SC Braga, Vitória SC, Marítimo e Portimonense estiveram entre os alvos das buscas, com esses mesmos clubes (à exceção dos madeirenses e dos algarvios) e respetivas SAD’s a confirmarem as buscas através de comunicados. Nessas notas, mostraram-se disponíveis para colaborar com as autoridades e prestar todos os esclarecimentos necessários. Iker Casillas, em Madrid, também confirmou buscas na casa que tem no Porto e garantiu ajuda ao máximo, com a transferência do espanhol para os azuis e brancos também sob investigação.
A imprensa desportiva nacional dá ainda conta que o domicílio do agente Jorge Mendes, a sede da Gestifute e Carlos Osório de Castro, advogado da empresa do empresário, também foram alvos de buscas por parte das autoridades. Ao todo, foram realizadas 76 buscas a clubes de futebol, SAD, dirigentes, empresários e advogados, numa operação que envolveu 300 operacionais na manhã desta quarta-feira, confirmaram a Autoridade Tributária e a Procuradoria-Geral da República. Em causa estão suspeitas de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais em negócios de transferências de jogadores. Ao fim da tarde, o Ministério Público informou que foram constituídos 47 arguidos no âmbito da”Operação Fora de Jogo”: 24 pessoas coletivas e 23 singulares. Entre os arguidos estão “jogadores de futebol, agentes ou intermediários, advogados e dirigentes desportivos”, referiu o comunicado.
O FC Porto foi o primeiro a reagir à situação. “A FC Porto – Futebol, SAD, a FC Porto Comercial e o seu presidente do Conselho de Administração confirmam que foram alvos de buscas promovidas pelo Tribunal Central de Instrução Criminal”, pode ler-se em comunicado emitido.
Seguiram-se Benfica, Sporting, Vitória SC e SC Braga. “A Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD e o seu Presidente do Conselho de Administração confirmam a realização esta manhã de buscas às suas instalações, reafirmando a sua total disponibilidade, como sempre, em colaborar com as autoridades no esclarecimento de todas as questões que venham a ser suscitadas no âmbito deste ou de qualquer outro processo”, escreveu o Benfica.
Já nesta noite, na Gala Cosme Damião, Luís Filipe Vieira comentou as buscas. “Tendo em conta as circunstâncias do dia de hoje, gostaria também de aproveitar para garantir a todos os benfiquistas que estamos muito tranquilos sobre as buscas hoje realizadas. No nosso caso, toda a nossa atividade tem sido rigorosamente auditada pelas entidades competentes, no cumprimento escrupuloso da lei e reafirmamos a total colaboração com autoridades no sentido do esclarecimento de todas as questões ou duvidas que tenham”, garantiu o presidente dos encarnados. “Os lucros e bons resultados financeiros que apresentamos, a obra feita e edificada são um bom exemplo de uma entidade portuguesa sem buracos e sumiços financeiros e que é um contribuidor líquido para o país e não um sorvedor dos impostos de todos nós. Que prestigia o país, que traz riqueza para Portugal e que demonstra boa saúde financeira e um percurso notável de recuperação de uma situação de partida bem difícil como todos se recordam”, salientou ainda Vieira.
O Sporting também reagiu às buscas. “A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD congratula-se por colaborar com as autoridades competentes em prol de uma maior verdade desportiva e transparência, contribuindo para a dignificação do futebol português, neste e noutros processos”, pode ler-se em nota publicada pelo Sporting, que diz ainda tratar-se de um “processo iniciado em 2017”.
Ora, escreve a generalidade da imprensa desportiva que estas buscas levaram ao atraso do anúncio de Rúben Amorim como novo treinador dos leões. De recordar que Jorge Silas confirmou a saída do comando técnico do clube e a chegada do então técnico do SC Braga como sucessor, situação abordada pelo António Tadeia no Último Passe desta quarta-feira, tal como pode ler aqui. Os leões já comunicaram, no entanto, à CMVM a rescisão de contrato com Silas, pelo que a confirmação do novo técnico deverá estar para breve. A imprensa desportiva avança que Amorim será apresentado na quinta-feira às 15h00, dirigindo logo o treino leonino da manhã que está agendado para as 10h00.

De volta à ‘Operação Fora de Jogo’… “A Vitória Sport Clube, Futebol SAD confirma a realização de uma ação de fiscalização, levada a cabo pelo Ministério Público (DCIAP) e pela Autoridade Tributária (DSIFAE), às suas instalações, esta quarta-feira. A Vitória Sport Clube, Futebol SAD informa ainda a sua total disponibilidade para colaborar com as autoridades competentes no esclarecimento de todas as questões que venham a ser suscitadas no âmbito desta ou outra qualquer investigação”, referiu o Vitória minhoto.
“O SC Braga confirma que recebeu, esta quarta-feira, uma equipa de inspetores tributários, que solicitou acesso a documentação, no âmbito de buscas alargadas a todo o País e efetuadas em vários locais, tendo sido prestada toda a informação requerida, conforme a postura colaborante que o SC Braga sempre teve perante as autoridades. No estrito respeito pela função das autoridades, o SC Braga deseja e confia que este processo seja cabal quanto ao bom nome da instituição e dos seus representantes, esbatendo o clima de suspeição que paira sobre esta área de atividade”, são algumas das palavras no comunicado do SC Braga.
O caso de racismo em torno de Marega no Vitória SC-FC Porto da 21.ª jornada da Liga Portuguesa continua em destaque. O avançado maliano recorreu às redes sociais para reagir à multa de 714 euros imposta pelo Conselho de Disciplina ao Vitória pelos insultos proferidos pelos adeptos do clube durante o encontro. “Não! É muito! Posso pagar por eles?”, atirou Marega, em tom de ironia, na conta de Instagram.

O CD respondeu, ao dar conta que a multa não tem a ver com os insultos racistas e que sobre esse assunto está aberto um processo disciplinar ao clube vimaranense. Ao que parece, Marega foi induzido em erro por um artigo de um jornal francês que referia a coima aplicada como sendo em relação à prática de racismo. “Na esperança de que isso faça as coisas avançarem. Farto de slogans e faixas para parecer bem”, referiu o jogador do FC Porto depois de ter sido esclarecido da situação.
Lá fora, o árbitro Artur Soares Dias teve um episódio peculiar a apitar na Grécia. O juiz português ficou retido no balneário ao intervalo durante o jogo entre AEK e Aris, da Taça da Grécia. Tudo aconteceu como consequência de uma confusão entre dirigentes de ambas as equipas à porta do balneário da equipa de arbitragem. Em causa está a marcação de uma grande penalidade aos onze minutos a favor do Aris, cobrada de forma certeira por Bruno Gama e que empatou a partida a uma bola nesse momento. No entanto, o compromisso acabou por ser reatado.
Houve também muito futebol e golos para ver neste dia. Ricardo Pereira colocou o Leicester City nos quartos de final da Taça de Inglaterra ao marcar o único golo no triunfo sobre o Sheffield Wednesday (veja aqui o golo). O Manchester City também seguiu em frente. No que toca ao Tottenham a equipa de José Mourinho foi eliminada no desempate por penáltis pelo Norwich City, com Gedson Fernandes a falhar o último penálti dos spurs (veja aqui as incidências do encontro). Em França, houve show de Mbappé. O internacional francês assinou um hat-trick na goleada por 5-1 do Paris Saint-Germain ao Olympique Lyon, que valeu aos parisienses a presença na final da Taça francesa (veja aqui os golos). André Silva também foi decisivo ao marcar na vitória do Eintracht Frankfurt sobre o Werder Bremen por 2-0, que colocou a equipa do português nas meias-finais da Taça da Alemanha (veja aqui os golos da partida).