Sexta-feira, 7 de fevereiro, 19h30
Com apenas um título conquistado em toda a história, na temporada 2014/15, o Gent está longe de ser um dos clubes mais bem-sucedidos do futebol belga. Nos últimos anos, porém, fruto de uma boa organização, capacidade para formar jogadores e scouting em mercados alternativos, os búfalos de Gent têm assumido um papel importante na hierarquia do futebol do seu país. Este ano, mais ainda. A equipa orientada por Jess Thorup vai receber o Anderlecht numa altura em que ocupa a segunda posição da sua liga, ainda que a nove pontos de distância do Club Brugge. Fruto de uma organização ofensiva de excelência e embalado por um futebol ofensivo e atrativo, o Gent tem estado acima das expetativas sob a orientação do jovem técnico dinamarquês e, por esta altura, como poucas vezes sucedeu na história do futebol belga, recebe o Anderlecht como favorito à vitória. Para tal, muito tem contribuído a criatividade de Jonathan David ou Roman Yaremchuk, mas também os golos do nosso bem conhecido Laurent Depoitre. Juntos, os três principais destaques ofensivos da equipa do Gent foram responsáveis por 30 dos 50 golos da equipa de Thorup. Algo bem distinto daquilo pelo qual vai passando o Anderlecht sob a orientação de Vincent Kompany. O histórico emblema de Bruxelas visita Gent numa altura em que ocupa o nono lugar da liga, posição algo amenizada até nas últimas duas jornadas, fruto de duas vitórias consecutivas. O Anderlecht visita o terreno de uma das duas equipas em melhor forma na liga belga, já que o Gent segue neste momento embalado por uma série de quatro triunfos consecutivos, onde se inclui uma goleada ao atual campeão, o KRC Genk, por 4-1. O defeso de janeiro foi mexido com as chegadas de Marko Pjaca e Dejan Joveljic ao clube da capital belga que muito precisa de uma injeção clara de talento e, principalmente, confiança.
Factos rápidos: O Gent venceu dez dos últimos 12 jogos que disputou em casa. Além disso, marcou pelo menos dois golos também em dez dos últimos 12 jogos caseiros. Há três jogos consecutivos que o Gent vence o Anderlecht em casa. Foram marcados pelo menos três golos em qualquer um dos últimos três jogos a envolver o Gent.
Igualmente interessantes: Eintracht Frankfurt-FC Augsburgo (19h30); AS Roma-Bolonha FC (19h45); Angers SCO-Lille OSC (19h45); Bristol City-Birmingham City (19h45); Alaves-SD Eibar (20h00); FC Paços de Ferreira-Boavista (20h30)