Andraz Sporar foi finalmente apresentado pelo Sporting. O avançado esloveno, que chega do Slovan Bratislava, da Eslováquia, assinou contrato por cinco anos e custou seis milhões de euros, tendo ficado com uma cláusula de rescisão de 60 milhões. A transferência de Sporar, bem como o regresso de Gelson Dala da Turquia e o seu posterior empréstimo ao Rio Ave, onde já foi feliz, são algumas das principais notícias de mercado do dia, que pode conferir aqui, na habitual resenha diária, que hoje foi preparada para si pelo Fernando Gamito. Ali pode igualmente ficar a saber os contornos do empréstimo por ano e meio do extremo Caio Lucas, do Benfica, ao Al Sharjah, dos Emiratos Árabes Unidos.
Sem futebol em Portugal, respira-se ainda o rescaldo das meias-finais da Taça da Liga. Aliás, a ronda de campeonato começa só no domingo, porque no sábado se joga a final da prova, entre FC Porto e SC Braga. Os dragões treinaram hoje sem Danilo, que continua afastado e fez tratamento no joelho afetado, mas também sem Pepe, Nakajima e Zé Luís, todos em dúvida para a final, portanto. Do outro lado, o SC Braga prepara o jogo com o conforto de ter ganho ao adversário de sábado na sexta-feira passada e de saber que agora até jogará em casa, com o avançado Paulinho a viver um momento de exceção e com mais um dia de repouso do que o opositor, tanto em relação ao último jogo como ao próximo: a Liga fez saber hoje as datas dos jogos dos quatro semifinalistas na 18ª jornada, sendo que os bracarenses jogarão apenas na quarta-feira, o FC Porto na terça, enquanto que Vitória SC e Sporting disputarão as suas partidas de abertura da segunda volta logo na segunda-feira.
Os leões, aliás, fá-lo-ão com várias baixas, pois se Vietto continua a treinar condicionado, Mathieu ficou hoje a saber que terá dois jogos de castigo a cumprir por causa da expulsão na meia-final da Taça da Liga e, além de não poder defrontar o Marítimo, falhará também o regresso a Braga, na 19ª jornada. Além do central francês, também Acuña (quinto amarelo), Eduardo e Bolasie (expulsos na meia-final da Taça da Liga) estarão fora da receção aos madeirenses, que até vivem bom momento desde a chegada de José Gomes ao comando técnico. Tudo o que não seja a vitória vai acirrar ainda mais os ânimos em Alvalade, onde Frederico Varandas já enfrenta enorme contestação. Foi, aliás, sobre a governabilidade do Sporting que escrevi hoje de manhã, no Último Passe, que pode ler aqui.
Quem vai jogar já no domingo é o Benfica, que visita o FC Paços de Ferreira sabendo que o adversário está a viver um momento particularmente acertado do ponto de vista defensivo: a resistência certa pode vale à equipa de Pepa o recorde de minutos de imbatibilidade nesta edição da Liga. Pode conferir aqui as melhores séries da Liga em curso e de todo o historial dos castores na competição. Só no sábado os dois treinadores das duas equipas falarão acerca do jogo, pelo que a atualidade de hoje andou mais em torno de outros assuntos, como a aparente desistência do Benfica contratar Bruno Guimarães, que parece destinado a França, ou o caso do juiz Eduardo Pires, que manterá debaixo da sua alçada o processo dos emails. Este caso, aliás, demonstra o nível de paranóia futebolística a que chegou Portugal.
O que se passou é fácil de explicar. Eduardo Pires achou que devia pedir escusa do processo, por ser adepto de longa data do Benfica, acionista da SAD e ter até Red Pass, que é como quem diz, lugar no estádio para ver a equipa jogar. O presidente do Tribunal da Relação do Porto, Nuno Ataíde das Neves, manteve um pingo de lucidez e julgou o pedido improcedente, considerando que as caraterísticas de isenção e imparcialidade se mantêm intactas. Era o que faltava, agora, os juízes começarem a ser impedidos de julgar casos só porque são adeptos deste ou daquele clube…
No campo, o dia foi de jogo grande em Inglaterra. O Liverpool FC não desarma e venceu o Wolverhampton no Molineux, por 2-1, graças a um golo tardio (mais um) de Firmino, aos 84′. Antes, como pode ver aqui, Jiménez tinha empatado um jogo que praticamente começara com o tento de Henderson para os reds, que assim voltaram a alargar para 16 pontos a vantagem que têm sobre o segundo classificado, que é o Manchester City. E com um jogo a menos. A Premier League vai ser um passeio até Maio, portanto.
Quem não pode andar em ritmo de passeio é o Atlético Madrid, que perdeu (1-2) no terreno da Leonesa, equipa da II Divisão B, em partida dos 16-avos-de-final da Taça do Rei. João Félix ainda assistiu Correa para o golo dos colchoneros, já na segunda parte, mas os donos da casa empataram perto do fim e ganharam no prolongamento, como pode verificar aqui.
Por fim, na Grécia, o PAOK de Abel Ferreira respondeu da melhor forma à vitória do Olympiacos de Pedro Martins. Ontem, o clube de Atenas tinha ganho por 1-0 em Creta ao OFI, em jogo marcado pela expulsão de Rúben Semedo, por ter empurrado um apanha-bolas. Hoje, o PAOK venceu fora o Lamia pelo mesmo resultado, mantendo-se a um ponto do líder. A distância dos dois da frente para o terceiro, que é o AEK, já é tão vasta (13 e 12 pontos, respetivamente), que não se vê maneira de haver campeão sem que ele seja uma equipa comandada por um treinador português.