Está confirmada a despromoção do Vitória FC aos escalões não profissionais depois do TAD ter rejeitado a providência cautelar imposta pelo emblema sadino. Uma decisão que permite ao Portimonense manter-se na competição, como, aliás, a Liga já tinha avançado. Em comunicado, o Vitória “lamenta que a providência cautelar não haja sido decretada, entendendo que não somente ela é injusta, como não se pronuncia sobre matéria fundamental referente à própria validade do Manual de Procedimento, bastando-se por uma análise superficial das razões invocadas pelo clube”, escreveu o clube.
Segundo o presidente sadino, os tribunais ainda vão dar razão ao clube. Pode é não ser em tempo útil. “Hoje é um dia muito triste para o Vitória e para a cidade, essencialmente pela revolta que esta decisão traz. Este clube tem muitos problemas, mas temos de ser nós vitorianos a resolver. A Liga não conhece bem o Vitória e as gentes de Setúbal, que estão chocadas. Não querem deixar o Vitória respirar. O clube vai ter razão, mas pode não acontecer em tempo útil. Daí termos colocado a providência cautelar. Só pedimos que nos deem possibilidade de nos podermos defender. Vão dar razão ao Vitória e o que vai acontecer é que depois vão pedir desculpa. Mas isso não chega porque estamos a falar de coisas muito importantes, por isso tem de se fazer as coisas bem feitas”, afirmou em conferência de imprensa.
A Liga que hoje confirmou que não existirão clássicos nas primeiras três jornadas da competição, já que o organismo pretende que “as equipas participantes nas fases de qualificação para competições europeias não joguem com os cinco primeiros classificados da Liga da época transata”. A liga explica ainda que Benfica e Sporting não podem, em simultâneo, ter na mesma ronda jogos em casa ou fora, uma condicionante também aplicada a FC Porto e Boavista, SC Braga e Vitória SC, Gil Vicente e FC Famalicão, Marítimo e Nacional e Portimonense e Farense. São, aliás, tantas as condicionantes que o melhor mesmo é seguir este link e prometer voltar.
Por cá, já temos preparado o guia de jogos que não pode perder durante os próximos dias. Pode ver o nosso guia de “fim de semana a ver a bola”, aqui. Já no Último Passe de hoje, o António Tadeia refletiu acerca das nomeações para melhor jogador da Liga e do porquê de muitos deles não terem integrado a convocatória de Fernando Santos para os jogos de Portugal na Liga das Nações. Pode ler o texto aqui. Já durante o Futebol de Verdade, o António Tadeia falou-vos dos excedentários no plantel dos grandes, de Zivkovic, que rescindiu, a Battaglia, que também foi embora. Passou ainda pela apresentação de Trincão no FC Barcelona e pelas hipóteses que se colocam aos clubes portugueses nas pré-eliminatórias europeias. Pode ver a edição de hoje do Futebol de Verdade aqui.
Rodrigo Battaglia já se tinha despedido dos adeptos do Sporting e hoje o médio argentino foi apresentado como reforço do Deportivo Alavés por empréstimo do clube de Alvalade, três anos depois de ter chegado ao emblema do Leão. Battaglia fez 88 jogos marcando três golos ao serviço dos leões. Em novembro de 2018 lesionou-se com gravidade num joelho e esteve afastado dos relvados durante 13 meses. “Obrigado a todos os sportinguistas por estes três anos cheios de intensidade! Tive a oportunidade de ganhar títulos, de jogar a Champions e chega à minha seleção. De usar a braçadeira de capitão. Passei momentos muito bons cheios de felicidade. Também passámos momentos piores e de muita tristeza. Mas nunca soltei a mão ao Sporting e sempre defendi este grande clube com a minha vida e alma em cada bola. Não posso deixar de agradecer a Portugal e a todo o povo português pela amabilidade durante estes seis anos e meio”, escreveu ontem o médio argentino nas redes sociais.
Já Nuno Santos chegou esta temporada a Alvalade e assumiu estar feliz por representar o Sporting. “Acho que estamos a treinar bem, esta semana tem sido dura e temos treinado muito bem. Depois das férias é normal que a pré-época seja assim forte. Somos jogadores profissionais, temos de estar habituados a isso e esta pré-época tem sido assim, mas é bom para no futuro termos frutos e conseguirmos as vitórias que tanto os sportinguistas querem. Os grupos são todos diferentes, mas este é um excelente grupo, gosto muito de estar aqui e estou feliz por representar o Sporting”, afirmou.
Segundo Bruno Fernandes, Ole Gunnar Solskjaer já o mandou correr menos e gritar mais para serem antes os outros a correr. “O treinador dá-me liberdade para fazer o meu jogo. A mim e a todos os jogadores. No início disse-me para arriscar, para fazer aquilo que sempre fiz porque tinha sido por isso que me tinham contratado. E isso deu-me muita confiança. O treinador diz-me muitas vezes que corro demasiado. Que faço corridas que não são para mim. Diz-me ‘tu não tens de correr tanto, tens de gritar para alguém correr. Porque depois cansas-te e quando recebes a bola não vais estar fresco’. Mas este é o meu estilo de jogo, eu sou assim e consigo controlar isto”, afirmou o jogador a um podcast do clube.
Ora, em Inglaterra onde Gareth Barry anunciou o fim de carreira. Tal talvez não fosse notícia não fosse também o facto do antigo médio de Aston Villa, Manchester City, Everton e WBA ser o atual recordista de presenças na Premier League, o que faz dele um dos jogadores mais importantes da história da competição. O 53 vezes internacional por Inglaterra participou em 653 jogos no principal escalão do futebol inglês e despede-se com um título conquistado ao serviço do Manchester City.
Inglaterra onde irá chegar Malang Sarr, ainda que provavelmente não por muito tempo. O jovem central francês foi apresentado como reforço do Chelsea após ter terminado contrato com o OGC Nice, mas o clube já afirmou que irá emprestar o jovem de 21 anos durante a próxima época. Sarr assinou por cinco temporadas. Já em Itália, Pepe Reina assinou com a Lazio por duas temporadas deixando assim o Milan e após ter passado a segunda metade da época passada por empréstimo no Aston Villa.
Ainda em França, o AS Mónaco anunciou a contratação de Caio Henrique que deixa assim o Atlético Madrid depois de apenas um jogo ao serviço dos Colchoneros. O jogador de 23 anos foi utilizado por Simeone por apenas uma vez, acabando cedido nas últimas três épocas a Paraná, Fluminense e Grémio e assinou agora pelos monegascos para os próximos cinco anos.
Por cá, Matheus Silva é reforço do Moreirense por empréstimo do EC Bahia que já tinha emprestado o defesa de 22 anos ao Farense na temporada passada. Já no Bessa, o Boavista apresentou Jesús Gómez defesa central mexicano de 18 anos que chega ao clube por empréstimo do Atlas. Gómez foi uma das figuras da seleção mexicana que terminou o Mundial Sub-17 de 2019 em segundo lugar. De Portugal saiu Guillermo Celis que deixou o Vitória SC para rumar ao Tolima, não se conhecendo pormenores sobre o contrato do jogador.
Por fim, Jorge Simão já não é treinador do Al-Fayha. O técnico de 44 anos abandona a formação saudita ao fim de pouco mais de um ano não tendo resistido aos maus resultados e depois da equipa não ter vencido qualquer encontro desde a retoma em agosto.
Tanta condicionante, faz que não seja um sorteio puro. Tudo para proteger os grandes e facilitar o seu campeonato. Qual é o problema de haver algum derby nas primeiras jornadas?