A seleção portuguesa de Sub-21 carimbou a presença nos quartos de final do Europeu da categoria com uma vitória por 3-0 diante da Suíça, esta quarta-feira. A equipa das quinas só sabe ganhar nesta prova, visto que fez o pleno de três triunfos na fase de grupos – e sem sofrer qualquer golo. Nos ‘quartos’ terá pela frente a Itália, em jogo que terá lugar apenas a 31 de maio, quando iniciará a segunda fase da competição.
Contra a Suíça houve golo madrugador de Diogo Queirós logo aos três minutos. Na sequência de um livre cobrado por Fábio Vieira no corredor esquerdo, a bola foi aliviada pelos helvéticos e sobrou para Trincão na direita, com o extremo a passar para Vitinha cruzar para o primeiro poste, onde surgiu Diogo Queirós com um cabeceamento certeiro para o ângulo mais distante da baliza.
Os Sub-21 portugueses conseguiram aumentar a vantagem aos 60′ por intermédio de Trincão. Fábio Vieira fez a abertura para a desmarcação de Tiago Tomás nas costas da defesa suíça e o avançado rematou para o guarda-redes Racioppi desviar. Estava lá Trincão na recarga para fazer o 2-0.
Francisco Conceição assinou o 3-0 para Portugal aos 65′. Depois de apenas três minutos em campo, o jovem de 18 anos ‘roubou’ a bola a Van der Werff, que falhou o alívio, e isolou-se em frente à baliza suíça para desviar rumo ao fundo das redes.
Portugal ficou, assim, no primeiro lugar do grupo D com nove pontos. A Croácia perdeu por 2-1 com Inglaterra no outro jogo, mas esse golo marcado na compensação valeu aos croatas também a presença nos quartos de final – Croácia, Suíça e Inglaterra fizeram três pontos e os croatas levaram a melhor no desempate por golos.
No passado domingo já os Sub-21 portugueses tinham vencido a Inglaterra por 2-0 com golos de Dany Mota (64’) e Trincão, de penálti (74’). Veja abaixo os golos:
Na partida que abriu este Europeu para os comandados de Rui Jorge, houve vitória pela margem mínima diante da Croácia. Fábio Vieira saltou do banco para dar o triunfo à equipa das quinas com um golo aos 68 minutos. Veja abaixo o golo: