Um golo de Matheus Nunes já em tempo de compensação deu a vitória ao Sporting sobre o Benfica por 1-0 no dérbi em Alvalade, esta segunda-feira. Os leões cimentam, assim, a liderança do campeonato e aumentam para nove os pontos de distância para as águias. O Sporting fica ainda com quatro pontos de avanço sobre o FC Porto – os dragões ganharam 2-0 ao Rio Ave nesta noite.
Numa primeira parte sem golos e em que houve apenas um remate à baliza, a maior oportunidade de golo pertenceu ao Sporting, mais precisamente a Neto, que cabeceou ao segundo poste pouco ao lado da baliza de Vlachodimos após um pontapé de canto aos 41′. Antes disso já Pizzi tinha rematado ao lado da baliza de Adán aos 20 minutos e Pedro Porro atirou por cima aos 36′, após a bola desviar na defensiva encarnada.
O Benfica abriu a segunda parte à bomba com Darwin a forçar Adán a uma defesa apertada num remate forte já dentro da área leonina. O Sporting respondeu aos 49′ com Tiago Tomás a servir Pedro Gonçalves na área do Benfica e Weigl a dar o corpo às balas para contrariar o remate. Aos 65′ foi a vez de Rafa testar Adán, que respondeu com uma defesa segura ao remate do avançado das águias. Cinco minutos depois, Tiago Tomás caiu na área do Benfica após lance com Vertonghen e os leões ficaram a pedir penálti, mas Artur Soares Dias mandou jogar.
Vlachodimos teve de se fazer valer dos reflexos aos 75 minutos para defender um ressalto de um remate de Pedro Gonçalves em Gilberto em que a bola ia na direção da baliza. O Sporting voltou a criar perigo aos 80′ com um remate frontal de Palhinha à entrada da área a passar pouco ao lado.
Foi já em tempo de compensação, aos 90+2′, que Matheus Nunes deu o triunfo ao Sporting. A jogada iniciou na sequência de uma má abordagem da parte de Gabriel e Weigl, que não conseguiram fazer o corte, a bola sobrou para Jovane e o extremo cruzou com Porro a aparecer ao segundo poste e a fazer novo cruzamento… Vlachodimos sacudiu a bola para a frente, onde apareceu Matheus Nunes a cabecear para o golo.
Veja abaixo o resumo do dérbi: