O Sporting ganhou por 2-0 em casa do Nacional, esta sexta-feira, após o jogo ter sido adiado no dia anterior devido a falta de condições por causa da depressão ‘Filomena’ passar pela Madeira. Num jogo ainda assim marcado por intensa chuva, vento e um relvado longe das melhores condições, Nuno Santos e Jovane resolveram com golos. Os leões seguem, assim, firmes na liderança e ficam com sete pontos de avanço sobre Benfica e FC Porto, que jogam nesta noite também: os encarnados recebem o CD Tondela e os dragões jogam em Famalicão.
Num jogo marcado por chuva intensa e o estado do relvado a piorar a cada minuto, a primeira ocasião clara de golo apareceu apenas depois da meia-hora. Pedro Gonçalves forçou Daniel Guimarães a uma defesa com a cara para impedir o primeiro golo dos leões aos 34 minutos. Pouco depois, Palhinha ganhou nas alturas e cabeceou pouco ao lado.
Aos 41 minutos foi a vez de Nuno Santos levar o perigo à baliza do Nacional com um livre direto. Apenas dois minutos depois, o extremo inaugurou mesmo o marcador na Choupana. Na sequência de um cruzamento de Nuno Mendes, Pedro Gonçalves apareceu ao segundo poste e tocou para o poste contrário, onde estava Nuno Santos a desviar para o fundo das redes.
O segundo tempo começou com um lance de assinalar para cada lado – Gorré e Sporar. Aos 56′ os jogadores do Sporting ficaram a pedir penálti por alegada mão de Riascos na área do Nacional, mas o árbitro mandou seguir.
Pedro Gonçalves teve uma oportunidade ideal de aumentar a vantagem do Sporting aos 66′ depois de tirar dois adversários da frente com uma simulação e rematar ao lado. Aos 70′ foi Tiago Tomás a rematar para defesa de Daniel Guimarães.
Palhinha tentou a sorte ao minuto 75 com um remate à entrada da área, mas saiu desviado. Dois minutos passaram e Palhinha voltou a tentar, desta feita aproveitar que Daniel Guimarães não estava na baliza, mas a bola saiu novamente ao lado. Pedro Gonçalves atirou a bola ao poste da baliza do Nacional aos 83′.
Pouco tempo depois de ser lançado em campo e de regresso à competição, Jovane selou o triunfo do Sporting. Aos 90+1′. Tiago Tomás recuperou a bola depois de uma má abordagem de Kal e assistiu Jovane, que desviou para o fundo das redes.
Veja abaixo o resumo do jogo:
Comentários 2