O Sporting ainda teve de sofrer para ganhar ao Vitória FC, por 3-1, em Setúbal no tal jogo que a Liga devia ter impedido, por causa do surto gripal que forçou Júlio Velásquez a promover ao onze sadino vários elementos pouco utilizados esta época e a levar apenas cinco suplentes para o banco. A noite teve ânimos exaltados, com assobios frequentes para os jogadores leoninos, discussão nas bancadas entre os dois presidentes, Vítor Hugo Valente e Frederico Varandas, e até corte institucional de relações entre clubes promovido pelos sadinos. “Enquanto este presidente lá estiver, não há relações entre os dois clubes”, anunciou Valente, que acusou Varandas de “envergonhar o futebol”.
No plano futebolístico, os leões chegaram com facilidade aos 2-0, graças a um autogolo de João Meira e a um penálti de Bruno Fernandes, ainda na primeira parte, mas depois amoleceram e permitiram que os donos da casa reduzissem para 2-1, num tiraço de Carlinhos, ainda que com responsabilidade para Luís Maximiano. E teve de ser outra vez Bruno Fernandes a tranquilizar os adeptos, com mais um golo, mesmo a fechar. Pode ver aqui as principais incidências de uma partida em que o Vitória FC esteve longe de ser a “equipa de merda” que Velásquez temia e onde, até final, os leões se puseram muito a jeito, levando até uma bola na barra, em cabeceamento de André Sousa. Foi já em período de compensação, quando os sadinos procuravam o empate, que Bruno Fernandes deu tranquilidade à equipa verde e branca, fazendo o 3-1.
Jorge Silas não estava satisfeito com a forma como o jogo decorrera, admitindo que na segunda parte a sua equipa achou “que o jogo estava ganho” e elogiando o rendimento do Vitória FC. “Não me pareceram debilitados. Até subiram de rendimento da primeira para a segunda parte”, apontou o treinador do Sporting, que revelou que Acuña não foi a jogo porque estava tapado com amarelos. “E já sabia que se ele jogasse aqui hoje não jogava na sexta-feira com o Benfica”, disparou. “O único que estava em risco ficou fora”, juntou, referindo-se a Coates, que viu o quinto cartão amarelo . Além disso, o Sporting corre ainda sérios riscos de ter de enfrentar o eterno rival também sem Vietto, que saiu lesionado na segunda-parte. E veremos se terá o capitão, Bruno Fernandes, que continua nas cogitações do Manchester United e acerca de quem o treinador norueguês Ole Gunnar Solskjaer até já fala sem grandes rodeios.
O que o Sporting não conseguiu ainda foi recuperar o terceiro lugar pois, mesmo reduzido a dez homens desde o primeiro minuto, por expulsão do seu guarda-redes, Defendi, o FC Famalicão ganhou por 1-0 ao Boavista, no Bessa, onde o treinador Daniel Ramos tarda em conseguir aquilo que prometeu: em dois jogos em casa, fez apenas um ponto. O espanhol Toni Martínez fez o golo da vitória famalicense, conforme pode conferir aqui. “Fomos competentes, uma equipa equilibrada, organizada, com equilíbrio tático e emocional”, elogiou no final o treinador João Pedro Sousa, indiferente às críticas boavisteiras. Nessas críticas não alinhou Daniel Ramos, treinador boavisteiro, que assumiu as responsabilidades próprias e se virou para a arbitragem. “Merecíamos outro tipo de respeito”, acusou.


A abrir o dia do futebol de primeira em Portugal tivemos um empate a zero entre dois aflitos, o Portimonense e o FC Paços de Ferreira. Pode ver aqui o resumo da partida que, por ter sido jogada no Algarve e ter mantido os donos da casa abaixo da linha de água, custou mais a engolir a António Folha do que a Pepa, treinador dos castores. “Foi um ponto positivo. Isto é uma maratona e todos os pontos são importantes”, disse no final da partida Pepa. “Hoje não era dia de ela entrar”, lamentou-se Folha, que não deu grande importância aos lenços brancos que viu das bancadas. “Não estou acomodado a nada. Estou disponível. Aqui não há ratos de esgoto”, rematou. Mais certeiro do que os seus atacantes.
No futebol internacional, o grande destaque vaio mesmo para a vitória do Liverpool FC no terreno do Tottenham de José Mourinho, por 1-0. Roberto Firmino foi decisivo na 12ª vitória consecutiva dos comandados de Jürgen Klopp na Premier League, com um golo que pode ver aqui. E o resultado, aliado à surpreendente derrota caseira do Leicester City com o Southampton FC (1-2), permitiu aos “reds” aumentarem a vantagem sobre o segundo classificado para 16 pontos. Com um jogo a menos. Amanhã, o Manchester City visita o Aston Villa em Birmingham e pode recuperar a segunda posição, que parece ser tudo o que está em jogo por estes dias na Liga inglesa.


Em Itália, há uma dupla que promete começar a fazer estragos. Falo-lhe de Rafael Leão e Zlatan Ibrahimovic. Ao contrário do que fizera a meio da semana, no nulo frente à Sampdoria, Stefano Pioli decidiu apostar de início no jovem português e no veterano sueco e os dois fizeram os dois golos da vitória do Milan na Sicília, frente ao Cagliari (2-0). Pode admirar aqui os dois lances, que mesmo assim não chegam para atenuar uma época globalmente fraca do Milan: os rossoneri são ainda oitavos classificados da Série A. Entre os candidatos ao título, só o Inter Milão jogou hoje, acabando por ceder um empate a uma bola em casa face à Atalanta e ficando à mercê da Juventus, que se desloca amanhã ao Olímpico da capital, onde a espera a AS Roma de Paulo Fonseca, e sabe que se ganhar se isola no topo da tabela. Quem não vacila é a Lazio, terceira classificada, que somou frente ao Nápoles a décima vitória seguida no campeonato: valeu um golo de Immobile, no seguimento de um erro incrível do guardião Ospina, que pode ver aqui. O golo permitiu a Immobile ser o primeiro nos Big Five a chegar aos 20 golos nesta época.
Como em Espanha o dia foi de Taça do Rei e sem os grandes envolvidos, do que mais se falou foi da sucessão de Ernesto Valverde aos comandos do FC Barcelona. Resta essa questão – de somenos – de Valderde não ter ainda sido demitido, mas já se percebeu que não vai ali aquecer o banco por muito tempo. Xavi Hernández, treinador do Al-Sadd, do Catar, e antiga referência do meio-campo blaugrana, admitiu ter falado com Eric Abidal, diretor de futebol do clube catalão, mas alega que os dois são amigos e que respeita muito o atual treinador da equipa que serviu. “Mas o meu sonho é um dia poder treinar o FC Barcelona“, sublinhou. Pode ser que seja rápido, mesmo estando a equipa liderada por Valverde a par do Real Madrid, no topo da tabela da Liga. Para os catalães, é tudo uma questão de conceito e a confirmação das negociações entre Xavi e o seu anterior clube é um dos destaques da ronda diária pelas notícias de mercado, que hoje é assinada pelo João Pedro Cordeiro e que pode ler aqui.

