O Sporting conquistou o terceiro triunfo consecutivo na pré-época com a vitória por 2-1 frente ao Real Valladolid em jogo particular, esta sexta-feira, em Alverca. Os leões até estiveram a perder, mas levaram a cabo uma reviravolta com golos de Feddal (que tinha cometido o penálti que resultou no golo dos espanhóis) e de Jovane, este também a partir da marca dos onze metros.
Depois de uma primeira parte sem golos entre o Sporting e o emblema do campeonato do país vizinho, Feddal cometeu uma grande penalidade aos 64 minutos por mão na bola e Gassama não desperdiçou de penálti. O próprio central marroquino redimiu-se aos 72’, com um cabeceamento certeiro após cruzamento de Wendel. A reviravolta ficou completa quando Rubio derrubou Jovane na área do Valladolid aos 79’. O próprio Jovane encarregou-se da grande penalidade e atirou certeiro para o fundo das redes. Rúben Amorim alinhou com o seguinte onze titular: Adán; Feddal, Coates e Neto; Porro, Matheus Nunes, Wendell e Antunes; Jovane e Nuno Santos; Tiago Tomás. Destaque ainda para a entrada em campo de Palhinha, ele que foi recentemente reintegrado nos treinos, depois de muita especulação na imprensa sobre uma possível saída.
Neste dia houve ainda lugar para a Liga das Nações. A Holanda ganhou por 1-0 à Polónia e no mesmo grupo a Itália não foi além de um empate a uma bola na receção à Bósnia e Herzegovina. Veja aqui os golos de todos os jogos desta sexta-feira na competição que tem Portugal como campeão em título. Por falar na Seleção, os Sub-21 foram a jogo nesta tarde e saíram do Chipre com um triunfo por 4-0 com bis de Diogo Leite e golos de Jota e João Mário, a contar para o apuramento rumo ao Europeu do próximo ano. Pode ver os golos aqui.
Na última edição da semana do Futebol de Verdade, o António Tadeia comentou a entrevista de Sérgio Conceição, o pagamento de Rúben Amorim, as dificuldades no negócio Darwin e a entrada de Paulo Gonçalves no mesmo. Veja aqui a mais recente edição do FDV. O António Tadeia que no Último Passe explicou a razão pela qual Taremi serve ao FC Porto, tal como pode ler aqui.
Está resolvido um dos maiores ‘casos’ deste mercado de verão prolongado no mundo do futebol. Messi quebrou o silêncio e anunciou que vai permanecer no FC Barcelona. O astro argentino, que tem contrato com os catalães até ao fim da temporada que aí vem, deu conta de que não pretendia ir para tribunal com o clube do coração e que permanece devido ao presidente Josep María Bartomeu ter-lhe dito que só poderia sair caso pagasse os 700 milhões de euros da cláusula de rescisão.


“Eu pensava que ficava livre. O presidente sempre me disse que no final da temporada podia decidir se ficava ou não e agora agarram-se ao facto de eu não ter comunicado a decisão antes de 10 de junho, quando nessa data estávamos a lutar pela Liga Espanhola a meio deste vírus de mer** e desta doença que alterou todas as datas. Este é o motivo pelo qual vou continuar no clube. Vou continuar porque o presidente disse-me que a única forma de sair era pagar a cláusula de 700 milhões, mas isso é impossível. Outra forma era ir para tribunal e eu não iria para tribunal contra o Barça. Nunca, porque é o clube que amo e que me deu tudo desde que cheguei. É o clube da minha vida, fiz a minha vida aqui. O Barça deu-me tudo e eu dei-lhe tudo e nunca me passou pela cabeça levar o Barcelona a tribunal”, começou por contar Messi em entrevista ao Goal.
Messi teceu ainda duras críticas à gestão de Bartomeu e considera que o presidente do clube foi desonesto. “O presidente sempre me disse que no final da época eu poderia decidir se queria sair ou ficar e no final não cumpriu a palavra.” Ainda assim, o internacional argentino assegurou que vai dar tudo pelo clube durante a próxima época. “Vou continuar e a minha atitude não vai mudar por mais que eu tivesse querido sair. Vou dar o melhor. Quero sempre ganhar, sou competitivo e não gosto de perder em nada na vida. Quero sempre o melhor para o clube, para os meus colegas e para mim. Não sei o que vai acontecer. Há um treinador novo [Ronald Koeman] e uma ideia nova. Isso é bom, mas depois é preciso ver como é que a equipa responde e se isso vai permitir que sejamos competitivos. O que eu posso dizer é que fico e vou dar o máximo”, acrescentou Messi, que confidenciou ter deixado a família incrédula quando lhes disse que queria deixar o emblema da cidade condal.
Por cá, Darwin Núñez foi apresentado no Benfica, depois de os encarnados confirmarem à CMVM a contratação do avançado uruguaio por 24 milhões de euros, ficando com uma cláusula de rescisão de 150 milhões. O UD Almería fica ainda com 20 por cento do valor de uma mais-valia obtida numa futura transferência do atleta. Darwin assinou contrato por cinco épocas e frisou que quer fazer história na Luz. “Quero ficar todos os anos que puder aqui e quando me retirar que fique um ídolo no Benfica”, referiu o avançado, dizendo ainda que “gostaria que Cavani estivesse aqui”. Ora, colega de equipa será Vinícius, ao qual o uruguaio já deixou elogios. “Há grandes jogadores, avançados como Vinícius. No outro dia vi o jogo e ele é muito bom, inteligente. Será uma competição saudável com Vinícius.”
Rui Costa também esteve na apresentação e justificou o atraso da mesma com burocracias. “A única coisa que se passou ontem foram atrasos nos exames médicos e ao mesmo tempo burocracias para esclarecer com o Almería, que demorou mais do que esperávamos. Assim decidimos passar para hoje. A teoria é esta, é uma transferência de grande envergadura, que obriga a muita burocracia. Nada a ver com o jogador e os empresários do jogador. Era apenas uma burocracia entre os dois clubes, normal. Ontem até podíamos tê-lo apresentado ontem às 23h00”, explicou o administrador da SAD das águias, que salientou ainda acreditar que “Darwin vai dar muito que falar nesta década no futebol mundial”.


O dia em Portugal ficou ainda marcado pelo início do julgamento de Rui Pinto, criador do Football Leaks. Rui Pinto fez uma declaração inicial, esta sexta-feira, na qual deu conta de que irá “transmitir toda a verdade” e assume-se como “denunciante” e não “um mártir”. O arguido avançou que revelou as informações por considerar serem “demasiado graves” e tem orgulho pelo que fez. Rui Pinto referiu ainda que não tem “vergonha nenhuma” do que fez, dizendo que não denunciou nada por dinheiro. Rui Pinto está acusado de 68 crimes de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo.
A Seleção Nacional inicia no sábado a defesa do título da Liga das Nações frente à Croácia e Fernando Santos confirmou que Cristiano Ronaldo está em dúvida para a partida. “Tenho algumas dúvidas. O Cristiano treinou segunda e terça-feira muito bem. Quarta-feira de manhã apareceu com uma dor no pé e entendemos que era preferível fazer ginásio. Depois do almoço percebemos o que era. De repente, ele tinha um dos dedos do pé encarnado. Parecia que tinha uma picadela de uma abelha. Não tinha a ver com nenhuma lesão, mas uma infeção. Foi atacado com antibióticos. Ele hoje está melhor, foi visto por um dermatologista. Estamos à espera para ver a sua evolução. Tenho muitas dúvidas de que ele amanhã esteja a 100 por cento. De qualquer maneira, a evolução tem sido muito boa. Ele continua a fazer esse trabalho e ficou no ginásio. Tenho algumas dúvidas de que amanhã esteja em condições. Não é uma lesão em que pode dizer quanto tempo terá de parar, uma infeção é diferente. Quem manda são os antibióticos e o próprio organismo”, começou por explicar o selecionador em conferência de imprensa.
Do lado croata, Rakitic e Modric também estão ausentes, mas nem por isso Fernando Santos descarta as dificuldades do adversário. “O Rakitic só jogou um jogo na fase de qualificação. Por lesão, por opção… Na maior parte das vezes jogaram o Modric e o Brozovic. Mas claro que os jogadores de grande qualidade têm sempre enorme influência. Se o Modric estivesse apto iria jogar? Claro. A Croácia e Portugal têm atletas de grande qualidade. Não vale a pena especular muito sobre as ausências.”
Pepe também fez a antevisão ao encontro e considerou que apesar das condições físicas não serem as melhores, os jogadores estão motivados. “É óbvio que não vamos estar nas melhores condições como se fosse a meio da época. A equipa está com bom espírito, com vontade de começar competição da melhor maneira e foi com esse intuito que trabalhámos, respeitando sempre o adversário”, referiu o central do FC Porto.
O Campeonato de Portugal vai arrancar a 20 de setembro, ficou a saber-se depois do sorteio realizado nesta sexta-feira. As séries da primeira fase da competição, que vai contar com 92 clubes, já estão definidas. A prova terá oito séries, isto na época que antecede a entrada em cena da Terceira Liga, que ficará acima do Campeonato de Portugal, e começa em 2021/22.
No que toca ao mercado português, o Boavista continua com as contratações sonantes e desta feita anunciou a aquisição de Adil Rami, que foi campeão do mundo pela seleção francesa em 2018. Os axadrezados oficializaram, esta sexta-feira, a chegada do central de 34 anos ao Bessa. O defesa representou o FK Socchi na época passada, mas não chegou a realizar qualquer encontro pelos russos. No início de 2019/20 tinha feito sete partidas pelo Fenerbahçe. Rami já passou também por Olympique Marselha, Sevilha FC, Milan, Valência CF e Lille OSC. Já foi internacional pela seleção francesa em 36 ocasiões.


O Vitória SC esteve ativo nesta sexta-feira. Os vimaranenses confirmaram a contratação de Sílvio, ex-Vitória FC, que chega ao D. Afonso Henriques por uma época, com outra de opção. Os minhotos viram confirmada a saída de João Carlos Teixeira, anunciado no Feyenoord por duas temporadas, com mais uma de opção. Já o Farense adquiriu Madi Queta, extremo que jogou na equipa B do FC Porto na época passada. Lá fora, o Chelsea confirmou a aquisição de Havertz ao Bayer Leverkusen e o internacional alemão assina pelos ingleses por cinco épocas.
Em Itália prepara-se o regresso dos adeptos aos estádios e tudo começa com o encontro particular entre o Parma Calcio e o Empoli, onde estarão presentes mil pessoas nas bancadas. O jogo terá lugar no domingo e os mil adeptos, autorizados pelas autoridades de saúde italianas, “serão divididos igualmente em duas áreas diferentes”, avançou em nota publicada o clube onde atua o português Bruno Alves. Este será o primeiro compromisso futebolístico a contar com adeptos nos estádios desde que se deu a pandemia de Covid-19 no país. O uso de máscara é obrigatório, assim como a medição da temperatura corporal à entrada do estádio.