O Sporting entrou em 2021 com a liderança da Liga Portuguesa reforçada ao vencer o SC Braga por 2-0, em Alvalade, neste sábado. Com esta vitória para a 12ª jornada, fruto de golos de Pedro Gonçalves e Matheus Nunes, ambos na segunda parte, os leões aumentam para cinco os pontos de vantagem sobre Benfica (joga em casa do Santa Clara no domingo, às 17h00), sete sobre o FC Porto (recebe o Moreirense no domingo, às 21h00) e oito sobre o Braga.
Numa primeira parte sem golos, o lance de maior perigo pertenceu ao SC Braga, aos 40 minutos, quando Al Musrati rematou à entrada da área ao poste da baliza de Adán. Antes disso já Ricardo Horta tinha tido duas oportunidades, a primeira isolado em frente a Adán e a tentar picar a bola, mas com defesa do guarda-redes aos 32′. Pouco depois Horta rematou ao lado.
O Sporting até tinha começado melhor o primeiro tempo com Esgaio a fazer um corte que impediu Nuno Santos de ficar isolado para a baliza dos minhotos aos quatro minutos. O lateral do Braga voltou a fazer novo corte crucial quatro minutos depois. Os leões ainda pediram grande penalidade duas vezes nos primeiros 45′, primeiro num lance entre Rolando e Feddal e posteriormente entre Raúl Silva e Tiago Tomás, na sequência de um lançamento lateral – a equipa de arbitragem mandou seguir em ambos.
Paulinho ainda colocou a bola na baliza do Sporting no início do segundo tempo, mas o lance foi invalidado pelo VAR devido a fora de jogo. Válido foi o golo de Pedro Gonçalves aos 54 minutos, que colocou os leões em vantagem. Na sequência de um cruzamento de Nuno Mendes, Nuno Santos antecipou-se a Sequeira e a bola ficou à mercê de Pote, que rematou forte para o golo.
A resposta minhota apareceu aos 63 minutos com Esgaio a cruzar atrasado para o remate de Horta dentro da área do Sporting e Adán a defender e segurar a vantagem leonina.
Como diz a gíria futebolística: ‘quem não marca, sofre’… e foi precisamente isso que aconteceu. O Sporting aumentou para 2-0 por intermédio de Matheus Nunes aos 78 minutos. Na sequência de um remate de Sporar defendido por Matheus, o médio do Sporting apareceu na pequena área do Braga e rematou para o fundo das redes.
Iuri Medeiros e Paulinho ainda tentaram a sorte perto dos 85 minutos, mas o resultado não mais mexeu e foi o Sporting a levar os três pontos deste compromisso.
Veja abaixo o resumo da partida:
Comentários 2