Vitória SC e Sporting empataram 2-2 nesta quinta-feira, em Guimarães, na 25ª jornada que marca o regresso da Liga Portuguesa. Sporar ainda colocou o Sporting duas vezes em vantagem no resultado, mas os vimaranenses conseguiram responder com a igualdade. Os leões falharam, assim, a máxima aproximação possível ao pódio e ao SC Braga, que ainda joga nesta ronda. O conjunto leonino fica na quarta posição com 43 pontos, a três dos bracarenses. Já o Vitória está em sexto lugar com 38 pontos.
Rúben Amorim foi para jogo sem receio e lançou no onze os jovens Eduardo Quaresma e Matheus Nunes, assim como Rafael Camacho e Jovane, num esquema com três centrais e Sporar lá na frente apoiado por Vietto. O primeiro lance de verdadeiro perigo pertenceu ao Vitória, logo aos sete minutos, com um remate ao lado de Edwards. Aos 18 minutos, o Sporting colocou-se em vantagem no marcador e com culpas no cartório para Douglas. O guarda-redes vimaranense saiu da área para tentar cortar um lance do Sporting, mas perdeu a bola para Sporar que simplesmente desviou para o fundo das redes.
No entanto, Maximiano também borrou a pintura aos 33′, num lance que resultou no golo da igualdade para o Vitória. Ora, o guardião leonino tentou um passe rasteiro para uma zona frontal, Joseph recuperou o esférico e assistiu João Carlos Teixeira que rematou para o golo. Até ao intervalo, os leões começaram a tomar conta da partida e terminaram a primeira parte com vários lances na área contrária e remates.
Sporar quis puxar para si o papel de protagonista e bisou no encontro aos 54 minutos. Jovane colocou a bola nas costas da defesa vimaranense e o avançado esloveno driblou Douglas e disparou para o fundo das redes. O lance ainda esteve em análise do VAR e acabou por ser validado. A resposta do Vitória teve lugar aos 68′ com o 2-2 da autoria de Edwards. Na sequência de um lance algo confuso, Davidson rematou com a bola a embater num adversário e sobrar para Edwards rematar de pé esquerdo para o fundo das redes. No entanto, a vida de Ivo Vieira complicou-se aos 77′ quando Joseph foi expulso, ao ver o segundo amarelo por falta sobre Jovane. Foi precisamente Jovane a ficar muito perto do 3-2 aos 84′ com um remate para defesa de Douglas.
Veja abaixo o resumo e os golos.