O Sporting perdeu por 3-2 na deslocação ao terreno do PSV, esta quinta-feira, a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa. Bruno Fernandes, de penálti, e Pedro Mendes foram os autores dos golos dos leões na partida e os tentos dos holandeses foram de Malen e Baumgartl, com um autogolo de Coates pelo meio. Este foi o terceiro encontro consecutivo do Sporting sem vencer, após o empate no Bessa e o desaire caseiro diante do Rio Ave.
Leonel Pontes surpreendeu com a inclusão de Miguel Luís no onze inicial e apostou num meio-campo em losango, complementado por Doumbia, Wendel e Bruno Fernandes, com Vietto e Bolasie mais na frente. E foi a equipa leonina a começar melhor a partida. Ainda assim, o primeiro lance a criar algum perigo chegou apenas aos 17 minutos, com um remate de Bruno Fernandes para defesa do guarda-redes Zoet.
Um tanto ou quanto contra a corrente do jogo, o PSV colocou-se na frente do marcador, quando o relógio marcava o minuto 20. Foi da autoria de Malen, num lance de contra-ataque. Em transição rápida do conjunto holandês, o avançado deixou para trás Coates, tirou Neto da frente e à entrada da área rematou pé direito para o fundo das redes da baliza de Renan.
Bastaram cinco minutos para o PSV voltar a fazer balançar as redes da baliza leonina, desta feita por intermédio de um autogolo de Coates. Novamente numa saída rápida para o ataque dos holandeses, Bruma acelerou pelo corredor direito e cruzou para o segundo poste da baliza de Renan. Coates tentou antecipar-se a Malen, só que o corte saiu mal e o esférico acabou por entrar na baliza do Sporting.
Com o 2-0 a partida entrou numa fase em que o futebol praticado não era o mais agradável aos olhos dos adeptos. Bruno Fernandes ainda tentou um remate de longe aos 34’, mas saiu muito por cima. Bruma ainda respondeu com uma tentativa de assistência para Malen, mas Renan antecipou-se e segurou ao minuto 37.
A réstia de esperança leonina chegou aos 37 minutos, quando o árbitro eslovaco Ivan Kružliak assinalou grande penalidade ao considerar falta de Dumfries sobre Bolasie dentro da área dos holandeses. Chamado à marca dos onze metros, Bruno Fernandes não tremeu e disparou de pé direito para o fundo das redes da baliza de Zoet.
O Sporting conseguiu, assim, um importante golo antes do intervalo, sendo que não houve mais lances de registo no primeiro tempo, salvo um amarelo visto por Acuña.
A segunda parte não poderia ter começado de pior forma para o Sporting. O PSV conseguiu aumentar a vantagem para 3-1 logo aos 48 minutos, na sequência de um pontapé de canto. Viergever tentou o desvio ao primeiro poste, mas foi Baumgartl quem rematou de pé direito para o fundo das redes, após ter ganho as costas a Miguel Luís.
Os holandeses voltaram a criar perigo aos 52 minutos, com um remate de Ihattaren já dentro da área, ao qual Renan respondeu com uma defesa para a frente e Doumbia completou o corte. Dois minutos depois, Bruno Fernandes enviou a bola ao poste da baliza de Zoet, na sequência de um cruzamento largo da parte de Acuña. As ocasiões de perigo não se ficaram por aqui: aos 56, Miguel Luís surgiu em frente à baliza do PSV mas não conseguiu desviar para a baliza; logo a seguir, Renan defendeu um remate de Malen; aos 58 foi Bruno Fernandes a cobrar um livre colocado para defesa de Zoet. Aos 61, Renan voltou a negar o golo aos holandeses, com duas estiradas consecutivas a remates de Bergwijn e Dumfries.
Bruno Fernandes voltou a criar perigo aos 72 e 76 minutos com um remate de fora da área, que foi defendido por Zoet. O guardião tornou-se mesmo protagonista na reta final da partida, com mais uma defesa a remate de Jovane aos 78. Quem conseguiu anular o destaque de Zoet foi Pedro Mendes, que fez um golo na estreia pela equipa principal do Sporting. O jovem avançado foi lançado em campo aos 81 e apenas um minuto depois fez um golaço. Pedro Mendes recebeu a bola à entrada da área e disparou à meia volta de pé direito com o remate a entrar junto ao poste.
Renan ainda realizou duas defesas importantes no tempo de compensação e o resultado acabou mesmo em 3-2 favorável à equipa da casa. Assim sendo, os holandeses somam três pontos no grupo D da Liga Europa, tantos quanto o LASK Linz – venceu o Rosenborg por 1-0 -, sendo que o Sporting e o Rosenborg não somam qualquer ponto.
À mesma hora do encontro entre PSV e Sporting, o Vitória SC foi derrotado pelo Standard Liège por 2-0. Pode ler a crónica do João Pedro Cordeiro neste link.
Comentários 3