Está a ser uma quinta-feira mexida no que diz respeito ao mercado de transferências, principalmente para os lados da Segunda Circular. O Sporting confirmou finalmente a aquisição de Sporar, avançado esloveno de 25 anos. De acordo com o comunicado enviado pelos leões à CMVM, o atacante chega proveniente do Slovan Bratislava por seis milhões de euros e assinou um contrato válido por cinco épocas. Sporar fica ainda com uma cláusula de rescisão cifrada nos 60 milhões de euros.
Depois da confirmação chegaram as primeiras palavras de Sporar com a nova camisola vestida. “Estou muito contente por assinar contrato com o Sporting Clube de Portugal. Espero que juntos consigamos atingir grandes coisas”, referiu o avançado, em declarações citadas pelo site oficial do emblema leonino. Sporar chega a Alvalade com o repto de avançado goleador: leva 21 golos em 26 partidas nesta época, depois de 34 remates certeiros em 36 compromissos durante 2018/19.
Também no Benfica houve lugar a oficialização nesta quinta-feira, mas nos encarnados tratou-se de uma saída. As águias anunciaram o empréstimo de Caio Lucas ao Al Sharjah, clube dos Emirados Árabes Unidos, país no qual o brasileiro estava antes de rumar à Luz. A cedência do extremo de 25 anos tem a duração de 18 meses. Chega, assim, a interregno a passagem de Caio Lucas por Portugal, apenas seis meses depois de ser contratado pelo Benfica. Com a camisola das águias, marcou um golo em onze partidas. O emblema treinado por Bruno Lage continua, desta forma, a arrumar a casa. No entanto, não só de plantel principal se faz a atualidade. O Benfica renovou contrato até 2024 com Frimpong, defesa esquerdo de 20 anos que tem alinhado entre a equipa B e de Sub-23 dos encarnados.
✍🏻 O internacional Sub-21 vai na 5.ª época de águia ao peito!#MadeInBenfica
— SL Benfica (@SLBenfica) January 23, 2020
Ainda no que diz respeito ao Benfica, o empresário de Rafa veio hoje a público para salientar que o jogador está focado no clube encarnado, mas que tem o sonho de vir a jogar em países como Inglaterra, ou Espanha. O agente apontou mesmo o final desta época como uma grande possibilidade para isso acontecer. “O Rafa está a caminho dos 27 anos. Está pronto para um nível superior. Escusado será preciso dizer que o topo passa por uma Premier League ou a Liga espanhola. Em relação a esse tema, se tudo correr dentro do que está pensado, eu direi que o Rafa vai cumprir o seu sonho. O foco principal é aquele que referi: o Benfica juntamente com o Rafa ou o Rafa juntamente com o Benfica, possam atingir os objectivos a que se propuseram”, referiu António Araújo em declarações à ‘Antena 1’.
Outro dos destaques do dia no futebol português é Gelson Dala. Depois de ter sido devolvido ao Sporting pelo Antalyaspor – clube que anunciou a contratação de Podolski -, o avançado angolano foi confirmado como reforço do Rio Ave. O jogador de 23 anos volta, assim, a ser cedido pelos leões aos vilacondenses, após uma curta passagem pouco conseguida por solo turco.
Fechem a Internet 📵🤭
— Rio Ave FC (@RioAve_FC) January 23, 2020
O Rio Ave FC tem um novo reforço 🇦🇴#RAFC #rioavefc #muitonossosemigual pic.twitter.com/ECxmwNtFjJ
No Brasil, Jorge Jesus continua a receber boas notícias. O treinador português viu o Flamengo confirmar nesta quinta-feira mais um reforço que vinha a ser dado como certo no emblema do Rio de Janeiro. Pedro, avançado que estava na Fiorentina, chega por empréstimo. “É muito bom estar de volta. Conheço bem aqui a casa, está um pouco diferente. Fico feliz, a expectativa é enorme de vestir essa camisola novamente. Espero que seja um grande ano para todos nós”, disse em declarações divulgadas pelo clube no site oficial.
Seja bem-vindo #DeVoltaPraCasa, @Pedro9oficial! pic.twitter.com/Tqst93TreP
— Flamengo (@Flamengo) January 23, 2020
Outro negócio confirmado ao longo do dia foi o empréstimo de Moses do Chelsea para o Inter Milão. O internacional nigeriano estava cedido ao Galatasaray, mas esse vínculo foi terminado e rumou ao futebol italiano até ao final da época, com opção de compra. Ainda em terras transalpinas, a Sampdoria anunciou a aquisição de Tonelli, um empréstimo com opção de compra obrigatória proveniente do SSC Nápoles.
📄 Bentornato #Tonelli: il difensore arriva dalla @sscnapoli a titolo temporaneo con obbligo di riscatto ➡️ https://t.co/hZs9Zxuayp pic.twitter.com/7JmbUlamsu
— U.C. Sampdoria (@sampdoria) January 23, 2020
Uma transferência que entra para o top-10 das mais caras deste mercado de inverno (pode ver na tabela mais abaixo) é a de Kadewere, do AC Le Havre para o Olympique Lyon por 15 milhões de euros. Ainda assim, o internacional pelo Zimbabwe vai permanecer no Le Havre até ao fim desta temporada.
No que toca a rumores, são muitos os que correm pela imprensa desportiva, como habitual. Relativamente a Bruno Fernandes, o ‘The Sun’ avança que houve quebra de negociações entre Sporting e Manchester United nas últimas horas, devido ao preço exigido pelos leões. Ora, em Espanha o ‘AS’ escreve que o Atlético Madrid deu 25 milhões de euros por Bruno Guimarães, jogador já apontado ao Benfica. Na Catalunha, o ‘Mundo Deportivo’ assegura que Aubameyang deu o “sim” ao FC Barcelona para avançar rumo à contratação junto do Arsenal. Por falar em Barça, parece que Coutinho vai acabar por regressar ao clube, pois o ‘Bild’ aponta que o Bayern Munique não irá exercer a opção de compra estabelecida no empréstimo do brasileiro. Em Inglaterra pode vir a ter lugar um reencontro, com o ‘Tuttosport’ a dizer que Tévez estuda a hipótese de vestir a camisola dos red devils. Uma nota comum a grande parte da imprensa desportiva internacional é que Dani Olmo caminha a passos largos para vir a ser jogador do RB Leipzig o mais rápido possível.
Veja abaixo o top-10 de transferências oficiais neste mercado de inverno.

