O Sporting reservou o primeiro bilhete para a Final Four da Taça da Liga, ao vencer em casa do CD Mafra, por 2-0, em jogo dos quartos-de-final. Os leões, que apresentaram uma equipa cheia de segundas opções, demoraram a engrenar, no entanto, marcando os seus golos apenas na segunda parte, aos 64′ e 70′, por Sporar e Tabata. Até aí, contra um adversário de um escalão secundário, mesmo estando sempre a mandar no jogo, a equipa de Rúben Amorim ia mostrando pouca velocidade e alguma incapacidade para surpreender na frente.
A primeira parte do jogo serviu para mostrar que o sistema e o modelo do Sporting funcionam, mas apenas quando servidos por jogadores rotinados e habituados a desempenhar as tarefas. Rúben Amorim começou o jogo com apenas dois titulares habituais, e ambos na zona de ataque: Pedro Gonçalves, que ainda por cima surgiu na esquerda, em vez de aparecer na direita, e Sporar (ou Tiago Tomás, já que eles alternaram nos últimos jogos). A consequência foi uma diminuição da velocidade de execução e da fluidez com que a equipa executava os processos habituais, levando a que não fosse capaz de criar tantos desequilíbrios como é habitual. Em consequência disso, o 4x3x3 do CD Mafra foi chegando sem grandes apertos para conter o ataque leonino, ainda que depois faltasse à equipa do Oeste a capacidade para chegar à frente.
As oportunidades de golo foram, por isso, tardando, apesar da superioridade territorial e de iniciativa do Sporting. Maximiano, que surgiu nas redes leoninas em vez de Adán e até foi capitão de equipa, não teve de fazer mais nos primeiros 45 minutos do que recolher passes dos companheiros. Do outro lado, mesmo tendo chutado pela primeira vez logo aos 2′ (por Sporar, contra um adversário), o Sporting também não criou problemas insolúveis a Carlos Henriques. Bragança, aos 14′, chutou ao lado. Matheus Nunes, aos 18′, tentou um remate em arco que lhe saiu a direito, e por isso mesmo também ao lado. Pedro Gonçalves, aos 30′, desperdiçou um livre mesmo à entrada da área, enviando-o contra a barreira. Aos 35′ foi a vez de, num canto trabalhado, Plata ganhar espaço para finalizar, fazendo-o muito por cima da barra. E aos 37′, após trabalho de Tiago Tomás, Sporar acabou por chutar contra Miguel Lourenço.
Ao intervalo, Amorim chamou logo Nuno Mendes e Tabata, de forma a melhorar a capacidade atacante da equipa. Saíram Antunes e Tiago Tomás. Mesmo assim, a segunda parte começou com o primeiro remate do CD Mafra, um livre de Gui Ferreira ao lado, aos 48′. O Sporting estava, ainda assim, mais veloz na frente. Aos 51′, uma combinação entre Tabata, Sporar e Pedro Gonçalves resultou num remate deste ao lado. Um minuto depois foi a vez de Tabata, isolado por Pedro Gonçalves, acertar na base do poste da baliza mafrense. Gui Ferreira ainda teve mais um livre, este na meia-lua, aos 61′, mas desta vez acertou na barreira. E foi já com João Mário em campo (substituiu Matheus Nunes, aos 63′) que o Sporting marcou. Aconteceu aos 64′: com um passe a rasgar, Bragança descobriu Nuno Mendes no flanco oposto, este devolveu para o centro da área, onde Sporar encostou para golo. Pode ver aqui o lance:
Seis minutos passaram e os leões chegaram ao 2-0, numa boa iniciativa de Plata. O equatoriano, que apareceu a jogar como ala direito – e terminou do outro lado -, recuperou uma bola à entrada da área do CD Mafra, tabelou com Pedro Gonçalves, foi à linha de fundo e colocou a bola na cabeça de Tabata para uma finalização fácil. Pode ver aqui o segundo golo leonino:
Com o 2-0, o Sporting desacelerou outra vez. Nuno Mendes, que entrara ao intervalo, saiu tocado, dando lugar a Porro (que foi para a direita, com a passagem de Plata para a esquerda). Pedro Gonçalves também saiu, para a entrada de Palhinha, voltando os leões a ter um médio de caraterísticas mais defensivas e passando João Mário para o trio da frente. No CD Mafra, onde já tinha entrado Ismael, Filipe Cândido chamou João Cunha, Kaká e Andrezinho. Este perdeu mesmo a melhor ocasião dos visitantes, aos 80′, quando mandou um vólei em boa posição sobre a barra.
Já era tarde para reabrir a eliminatória, porém. Fique com o resumo do jogo: