Pode ser “Só mais um!”, como se entoa nos estádios em dias de goleada, mas também podem ser mais ainda. Bruno Fernandes ainda não deixou de ser jogador do Sporting e, assim sendo, está convocado para a meia-final da Taça da Liga que os leões vão disputar amanhã, em Braga, frente à equipa que cede o estádio à Final Four. “O Bruno treinou e, treinando e estando connosco, está naturalmente convocado”, afirmou Emanuel Ferro, o adjunto de Jorge Silas que, por o técnico principal não ter o nível UEFA Pro, foi encarregue de representar a equipa na conferência de imprensa. Aliás, o mesmo sucedeu do outro lado, do SC Braga, onde Rúben Amorim, que também não é “encartado”, foi substituído pelo adjunto, Micael Sequeira. Já todos perceberam quem é que fica a perder, não é? Somos nós, os espectadores.
“Essa questão do ‘Vai, não vai’, sente-a mais quem está de fora, a ler jornais e a ver televisão, do que nós. Nós não sentimos isso do ‘Vai, não vai'”, explicou ainda Ferro, a propósito da demora que está a afetar a possível saída do capitão leonino para o Manchester United neste mercado de Janeiro. Hoje foi mais um dia sem novidades nesse particular, como pode ver na resenha de notícias de mercado, que hoje foi preparada para si pelo Fernando Gamito, e onde as principais novidades são a passagem do ex-guarda-redes do Benfica, Roberto, do West Ham para o Alavés. Pode ficar aqui a par de todas as movimentações do dia, bem como dos rumores mais relevantes, como o de que está já tudo certo entre o Sporting, o Slovan Bratislava e Andraz Sporar para a transferência do avançado esloveno para Alvalade, por sete milhões de euros. Ou o de que o Wolverhampton admite abrir os cordões à bolsa para ir buscar Podence ao Olympiacos.
Voltando à Taça da Liga e ao discurso dos adjuntos que foram principais por um dia, Emanuel Ferro lembrou que o SC Braga “tem feito coisas muito boas”, que “vem de quatro vitórias seguidas e já teve momentos de excelência esta época”, mas nem por isso os leões deixam de querer repetir a passagem à final das últimas duas temporadas, nas quais acabaram por vencer esta competição. E nem o facto de o jogo ser em casa do adversário demove a equipa leonina, que conta com os regressos de Renan (estava lesionado) e Coates (castigado), em relação ao jogo com o Benfica, mas em cujos convocados continua a não figurar o espanhol Jesé. Estranho? Emanuel Ferro diz que não: “Ele tem estado a trabalhar bem. Muito bem. Mas os outros também têm estado bem”, explicou, acrescentando: “Temos um plantel com muitas soluções”. Olha…
Do outro lado, Micael Sequeira foi menos propenso a soundbytes, limitando-se ao discurso ensaiado, para não provocar muitas ondas. “Preparámos o jogo a pensar que o Bruno Fernandes ia jogar. E com o Bruno o Sporting é muito mais forte”, considerou Sequeira, assinalando que a equipa está motivada. “E estamos confiantes de que a nossa forma de jogar possa conduzir-nos à final”, acrescentou o técnico de um SC Braga que muda apenas um nome da convocatória que levou ao Dragão, para a vitória sobre o FC Porto: sai Palhinha, que está emprestado pelo Sporting, e entra Murilo. O jogo é às 19h45 de amanhã.
Quem já foi embora foi Jorge Jesus, que chegou hoje ao Brasil para retomar o trabalho com o Flamengo. À chegada, abordado pelos jornalistas locais, permitiu que o tema da renovação voltasse à baila. E encheu-os de esperança. “Já reunimos com o presidente antes de acabar a época para pensar nessa possibilidade. Na altura o que lhe disse foi que queria deixar passar o Mundial de clubes. Mas estamos em sintonia e vamos agora conversar”, revelou o treinador português, cujo contrato com o Flamengo acaba daqui por mais uns meses, a meio da temporada do futebol brasileiro.
Do Brasil chegaram também afirmações de alguma impaciência relativamente a Bruno Guimarães, o médio que o Benfica quer e que joga no Athletico Paranaense. Ou se calhar já não quer. Veremos. “Eles estão tão calados… Devem ter desistido”, disse Mário Celso Petraglia, presidente do clube brasileiro, ao Record, acerca da falta de resposta do Benfica a uma contra-proposta que enviou para a Luz. Pode ser desespero? É possível. Porque entretanto o Benfica assegurou o jovem boavisteiro Samu (18 anos) e até Zé Diogo, uma criança de oito anos que joga no GD Resende e foi fotografado a assinar contrato. Começam cedo, por ali.