O Vitória SC, o CD Tondela, o CD Aves e o Portimonense seguiram o Sporting como equipas da I Divisão a saltarem fora da Taça de Portugal logo na terceira eliminatória, a primeira em que entraram em ação. O mérito pertenceu ao Sintra Football, do Campeonato de Portugal, ao Feirense, ao SC Farense e à Académica, todos da II Liga, que bateram o pé aos mais fortes nos jogos de hoje da competição.
Em Sintra, o Sintra Football eliminou o europeu Vitória SC no desempate por penaltis, depois de os dois clubes terem empatado a uma bola nos 120 minutos de jogo. Elvis, de penalti, adiantou a equipa que segue em oitavo lugar do Grupo D do Campeonato de Portugal, aos 68’. O brasileiro Davidson empatou a cinco minutos do final para o Vitória, que no entanto já não foi capaz de se adiantar, nem na meia-hora de prolongamento. Nas grandes penalidades, os vimaranenses João Carlos Teixeira e Edwards falharam, levando à vitória dos sintrenses por 4-3.
Bem mais clara foram as vitórias de Feirense e SC Farense sobre o CD Tondela e o CD Aves. Em Santa Maria da Feira, os donos da casa bateram o CD Tondela por 3-0, com golos de Fábio Espinho (aos 2’), Fati (aos 45+1’) e Christian (aos 69’). No Algarve, o SC Farense agravou a crise do CD Aves, impondo-lhe a sétima derrota consecutiva e logo por claros 5-2. Fabrício marcou os dois primeiros, aos 14’ e aos 37’, tendo Scheid feito o 3-0 mesmo no final da primeira parte. Welinton Júnior ainda deu esperança aos avenses, marcando o 3-1 aos 48’, mas um autogolo de Dzwigala (aos 54’) e, depois, o terceiro de Fabrício (aos 64’) deram ao resultado tom de goleada. A dois minutos do final, Welinton Júnior reduziu para 5-2, mas não evitou a derrota e a eliminação.
A quinta equipa de I Divisão a cair foi o Portimonense, que perdeu em Coimbra com a Académica por 2-1. Hwang Mun-Ki fez o primeiro dos conimbricenses, aos 53’, e nem o golo de Jackson Martínez, aos 88’, forçou o prolongamento, pois Djoussé fez o 2-1 logo a seguir. Ao prolongamento não fugiu, por exemplo, o FC Paços de Ferreira, que só eliminou a equipa do Louletano, do Campeonato de Portugal, graças a um golo de Dadashov, aos 109’. Antes, Hélder tinha colocado os pacenses em vantagem, aos 20’, mas os algarvios haviam empatado, por Erico, aos 34’.
O dia de hoje não teve, além dessas, mais surpresas. Mesmo a jogar com menos um a partir dos 24’, por expulsão de Matheus Reis, o Rio Ave venceu fora o Condeixa, por 1-0, com um golo de Nuno Santos, aos 74’. O Moreirense também viu um jogador expulso (Abdu Conté, aos 74’), mas quando já ganhava por 2-0 no Barreiro ao Fabril: Pedro Nuno abrira o ativo aos 24’ e duplicara a margem aos 68’. Fábio Abreu ainda fez o 3-0, aos 79’, tendo Celestino feito o 1-3 final aos 84’.
Igualmente simples foram as vitórias do Belenenses SAD em Pevidém e do Gil Vicente em Penafiel. Os azuis ganharam por 2-0, com golos de Robinho (44’) e Licá (73’). Os galos também impuseram dois golos sem resposta ao primeiro adversário na prova, tendo Sandro Lima (de penalti, aos 36’) e Claude Gonçalves (aos 76’) marcado os tentos da vitória.
Depois da vitória tranquila (5-0) do FC Porto perante o SC Coimbrões, o SC Braga foi o último do dia de hoje a garantir a entrada na quarta eliminatória, batendo fora o Leça FC por 3-1, graças a um bis de Wilson Eduardo (25’ e 55′) e a um golo de Ricardo Horta (42’). Os leceiros marcaram o tento de honra aos 86′, por Adilson.
Além dos jogos envolvendo equipas da I Liga, os 1/32 da Taça de Portugal tiveram os seguintes resultados: Académico de Viseu 3, Real SC, 1; Amora FC 0, Sanjoanense 1; e SC Espinho 2, Vilafranquense 1. Amanhã jogam-se mais 16 jogos, a concluir a ronda.