O Sevilha FC de Julén Lopetegui é o primeiro finalista europeu da atribulada época de 2019/20. Ganhou hoje ao Manchester United por 2-1, de virada, como pode ver aqui, e fica agora à espera de opositor na decisão da prova que venceu em 2014, 2015 e 2016. Pelo caminho ficou o United, apesar do golo de Bruno Fernandes, cada vez mais seguro como melhor marcador da prova, entre os tentos que marcou pelo Sporting e os que fez depois pela equipa inglesa.
Amanhã se saberá quem é o outro finalista da Liga Europa, com o confronto entre Inter de Milão e Shahktar Donetsk. Luís Castro, o português que treina a equipa ucraniana, foi hoje elogiado pelo treinador do Inter, o italiano Antonio Conte. “Castro tem o mérito de ser capaz de convencer jogadores tão talentosos a trabalhar para a equipa. Não é fácil juntar tantos criativos numa equipa e manter um bloco defensivo consistente, como faz esta equipa do Shahktar“, considerou Conte. Por sua vez, Castro anteviu um “jogo duro”, mas diz que vai abordá-lo sem receio. “Se trabalhas tão duro como fazem os meus jogadores, se tens o caráter que eles têm, se não temes nenhum jogo, em nenhum estádio, só podes sentir-te seguro”, disse o treinador português. O jogo está marcado para as 20 horas de amanhã, em Düsseldorf.
Na Liga dos Campeões, foi mais um dia com os ecos da goleada sofrida pelo FC Barcelona contra o Bayern Munique (8-2). O mercado fervilha para os lados de Camp Nou, com listas de dispensados a multiplicarem-se pelos diversos órgãos de comunicação social catalães. E ninguém escapa, nem mesmo Leo Messi, que anda nas bocas do Mundo como podendo ser um dos alvos de mercado de clubes abastados, como o Manchester City, onde poderia voltar a encontrar Pep Guardiola. Marcelo Bechler, jornalista brasileiro baseado em Barcelona, garantiu no Esporte Interativo que o argentino teria pedido para deixar o clube. O diário desportivo catalão Sport diz que no clube essa informação é negada, ms avança com uma revolução no plantel do clube, onde só quatro jogadores teriam a continuidade garantida: Ter Stegen, Lenglet, De Jong e Messi. No lote não está, por isso, o uruguaio Luis Suárez, que terá alegadamente a Juventus e o Ajax atrás dele. Andrea Pirlo, o novo treinador juventino, acreditará que ele pode ser o parceiro ideal para Cristiano Ronaldo.


Quem continua à espera é o Benfica, suspenso da decisão de Cavani, o avançado uruguaio do Paris Saint Germain que é pretendido por Jorge Jesus e que já regressou à Europa, depois de umas férias no seu país. Hoje, o irmão e empresário do jogador, Walter Guglielmone, disse que o negócio “está bem encaminhado, mas não está fechado”, o que condenou os jornais portugueses à caça das publicações de Cavani nas redes sociais. Foi um fartote. Desde a despedida do Personal Trainer ao passeio por uma estrada não nomeada, tudo serviu para se alimentar a expectativa.
No mercado nacional, contudo, o dia não foi pródigo em movimentações. Ainda assim, o Moreirense anunciou a chegada de Yan, um extremo brasileiro de 21 anos que já jogou no Estoril e que vem emprestado pelo Palmeiras, depois de ter estado igualmente cedido ao Sport Recife, e de Kewin, guarda-redes, também brasileiro, de 25 anos, que chega por empréstimo do Mirassol. No capítulo das saídas, a novidade do dia foi a confirmação da saída de Rúben Ribeiro do Gil Vicente. O médio ofensivo, que chegara no mercado de Janeiro do Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, assinou contrato com o Hatayspor, da Turquia. Quem também assinou, mas pelos franceses do RC Estrasburgo, foi Majeed Waris, avançado ganês que ainda estava ligado ao FC Porto mas que viu o clube atual exercer a opção de compra de dois milhões de euros.
Futebol jogado houve no Brasil, com a disputa de mais uma jornada da Série A e a primeira vitória do Flamengo desde a saída de Jorge Jesus. Os agora comandados de Domenec Torrent ganharam por 1-0 no terreno do Coritiba, outra das equipas que ainda não tinha pontuado, e abandonaram a lanterna vermelha do campeonato precisamente aos adversários da última madrugada. Valeu um golo de De Arascaeta, aos 28’. O Flamengo soma agora três pontos, menos seis que o líder, que é o Atlético Mineiro, que hoje ganhou por 2-0 ao Ceará, com bis de Marrony. O Internacional e o Athletico Paranaense podiam somar também os mesmos nove pontos se ganhassem os seus jogos desta jornada, marcados para a madrugada de domingo para segunda-feira.
Comentários 1