O FC Porto cedeu os primeiros pontos nesta Liga. Foi no jogo em casa com o Marítimo, que ganhou no Dragão por 3-2 em desafio emocionante e que durou até aos 100′. Rodrigo Pinho, por duas vezes, e Nanu, marcaram pelo Marítimo, tendo o terceiro golo aparecido apenas aos 90+4′. Pelo FC Porto marcaram Pepe e Otávio, este aos 90+9′. Pelo meio, Alex Telles ainda falhou um penalti, permitindo a defesa de Amir. Pode ver aqui as emoções do jogo, após o qual Sérgio Conceição foi duro com os seus próprios jogadores: “Quem não for competitivo tem a porta aberta para sair”, afirmou o treinador dos dragões, em discurso exclusivamente virado para dentro. “Sofrer três golos em casa não é normal, mas tivemos ocasiões para ganhar o jogo. Empatar já teria sido mau”, completou ainda, na flash-interview à Sport TV. Na conferência de imprensa, o treinador já surgiu mais dado à auto-crítica: “Estou desiludido comigo, com as escolhas que fiz”.
O resultado do FC Porto nem teve nada a ver com isso, porque as declarações foram proferidas bem antes, à hora de almoço, mas Luís Filipe Vieira apareceu eufórico na Casa do Benfica da Moita-Marinha Grande. “Ambiciono fazer algo que prometi ao meu pai e que ainda não consegui: ganhar um título europeu”, afirmou o presidente-candidato à reeleição. Em termos nacionais, Vieira também não se acanhou: “Quero vencer o tetra e conquistar o maior número de títulos possível”, afirmou, garantindo que o clube “tem plantel para isso”.
Jorge Jesus, por sua vez, abordou o jogo que o Benfica fará hoje com o Farense, na Luz, no qual poderá isolar-se no topo da tabela. O treinador revelou que vai jogar com Otamendi e Jardel no centro da defesa, em virtude da saída de Rúben Dias para o Manchester City e de uma lesão de Vertonghen. E falou de mercado. “Nunca neguei que queria outro avançado, mas tinha de ser dentro das caraterísticas que eu achasse que beneficiassem a equipa”, afirmou o técnico encarnado, que falou ainda de Rúben Semedo, o central português do Olympiakos que o Benfica pretende. “O Olympiakos percebeu que o Benfica está muito interessado nele, quis pôr as fichas todas na mesa, mas o Benfica não tem fichas para o que eles querem”, afirmou. “O jogador quer vir para o Benfica, quer vir trabalhar comigo, mas não sei se vai conseguir”, completou.
Por falar em Rúben Dias, já se estreou na Premier League e logo como titular do Manchester City, num jogo em que houve mais dois ex-benfiquistas em foco. Ederson errou e Rodrigo fez o golo do empate do Leeds United, num dos jogos da Premier League. Aqui pode ver os golos desse jogo, bem como os seis do desafio em que James Rodríguez impulsionou o Everton para a quarta vitória em quatro jogos, desta vez sobre o Brighton & Hove Albion. Antes, como pode ver aqui, o Chelsea já tinha vencido o Crystal Palace por 4-0.
Foi dia de muito futebol, aliás. Na Alemanha, André Silva não marcou, o que é novidade, mas Kamada e Bas Dost valeram ao Eintracht Frankfurt uma vitória por 2-1 sobre o TSG Hoffenheim e a liderança conjunta da Bundesliga, a par do RB Leipzig, que venceu por 4-0 o Schalke, que neste caso foi mesmo 04. Pode verificar a ação da Alemanha aqui. Em Espanha, a sensação do dia foi mais um nulo do Atlético Madrid, desta vez em casa face ao Villarreal CF. Pode ficar aqui a saber tudo sobre os jogos de hoje da Liga espanhola, incluindo a vitória do Betis em Valência, que permite aos sevilhanos serem líderes à condição.
Amanhã haverá muito mais futebol para ver um pouco por toda a Europa, conforme poderá ainda conferir no Fim de Semana a ver a bola, que desta vez o Fernando Gamito compilou para si e que pode ler aqui. Um dos jogos em maior destaque será o Juventus–SSC Nápoles, que está a ser ameaçado pela Covid19. O plantel da Juventus está em isolamento devido ao surgimento de dois testes positivos em funcionários do clube. Enquanto testarem negativo, Ronaldo e companhia poderão treinar e jogar, mas estão de resto privados de qualquer contacto com o exterior. Do lado napolitano, há mesmo dois jogadores afastados por terem já sido infetados com a doença: o macedónio Eljif Elmas e o polaco Piotr Zielinski. Até lá, o destaque, como pode ver aqui, foi para a primeira vitória da AS Roma de Paulo Fonseca, obtida às custas da Udinese, e para a subida provisória do US Sassuolo ao topo da tabela, fruto de uma vitória por 4-1 sobre o Crotone. A completar a ronda dos Big Five, em França, o RC Lens ascendeu ao topo da tabela, mas só à espera do jogo de hoje do Stade Rennes. Pode ficar aqui a par do que se passou na Liga Francesa.
Em Portugal, a novidade foi o regresso do público às bancadas. Aconteceu no Santa Clara-Gil Vicente, jogo que acabou empatado a zero e que teve 878 espectadores. O resultado nem assim impediu que os açorianos se isolassem no topo da Liga, com mais um ponto que o FC Porto e o Benfica, que no entanto tem um jogo a menos. Pode ver aqui o resumo do jogo dos Açores. Pedro Proença, presidente da Liga, que esteve no estádio para assinalar o regresso do público, ficou satisfeito. “Os indicadores que temos são muitíssimo positivos. Não posso deixar de elogiar o comportamento do público, que cumpriu escrupulosamente o plano de contingência traçado pela Liga”, declarou.
Ao fim da noite, em Tondela, o SC Braga ganhou com facilidade à equipa local, por 4-0. Pode ver aqui o resumo do jogo.
Quem ainda não jogou foi o Sporting, que entrará em campo na noite de domingo, em Portimão, pela primeira vez desde a pesada derrota face ao LASK, que custou a eliminação da Liga Europa. O treinador, Rúben Amorim, que não falara à comunicação social depois do jogo de quinta-feira, porque não está autorizado a fazê-lo em desafios da UEFA, abordou hoje pela primeira vez o desafio. “A mensagem que dei aos jogadores foi que eles deram tudo o que tinham. Que deram o máximo. Foi um resultado pesado e sei que esta não é a coisa mais popular de se dizer, mas não posso pedir-lhes nada, porque eles deram tudo”, afirmou.
Certo é que, seja por causa de limitações físicas ou dos rumores que o dão próximo do Zenit, que terá apresentado ao Sporting uma proposta de 20 milhões de euros, Wendel não deverá estar apto para o jogo de Portimão. “É uma situação que me ultrapassa”, disse Amorim, que reconheceu que Sporar caiu na hierarquia de avançados por “opção técnica” e que Ristovski não tem feito parte das opções porque “se desviou do caminho”. “Quando se desviam do caminho… É a única maneira que vejo de levar isto a bom porto”, explicou.
No Sporting não houve novidades de mercado, pelo menos oficiais, mas com o aproximar do final da janela de transferências, as mudanças aceleram um pouco por todo o lado. O Benfica oficializou a saída, por empréstimo de um ano, de Tomás Tavares, para o CD Alavés, de Espanha. E o Olympiakos, adversário do FC Porto na Liga dos Campeões, aumentou o contingente português, ao contratar o médio Tiago Silva ao Nottingham Forest, o extremo Bruma ao PSV Eindhoven e o lateral Rúben Vinagre ao Wolverhampton. Hoje ainda, Adrien mudou-se do Leicester City para a Sampdoria. Igualmente em Itália, por fim, o SCC Nápoles anunciou o empréstimo de Younes ao Eintracht Frankfurt por dois anos.