FC Porto e Sporting voltaram a ser felizes para a Liga Portuguesa depois do empate no clássico no passado fim de semana. Os azuis e brancos ganharam por 1-0 ao Gil Vicente no Dragão na estreia a marcar de Evanilson, como pode ver aqui. Já os leões foram até aos Açores vencer o Santa Clara por 2-1, jogo no qual Pedro Gonçalves bisou. Dragões e leões têm agora os mesmos dez pontos – a dois do Benfica -, mas o Sporting tem menos um jogo do que o FC Porto.
Sérgio Conceição frisou a “dinâmica arrojada” do FC Porto. “Foi difícil mais pela ineficácia ofensiva. Não entrámos bem, pensámos em dar dinâmica à equipa com gente que conseguisse, por dentro, com jogadores criativos como Nakajima e Fábio Vieira, dar possibilidade de criar espaço onde havia pouco e dando largura e profundidade ao Corona e ao Manafá com dois avançados na frente. Foi uma dinâmica arrojada, mas não é por ter muitos na frente que se cria prego. Depois ajustei e criámos algumas situações. Para a 2.ª parte corrigi ainda mais e criámos cinco ou seis ocasiões claras de golo, até um penálti. Se estivéssemos bem na finalização tinha sido um resultado volumoso”, referiu o técnico do FC Porto.
Rui Almeida tirou sinais positivos apesar da derrota no Dragão. “Nunca ficamos contentes porque não alcançamos pontos. Fico contente é com outras vertentes. O Porto ajustou-se ao Gil Vicente, não foi o Gil que se ajustou ao Porto. Depois, temos várias oportunidades, antes do golo do Porto tivemos provavelmente as melhores oportunidades. Mas o futebol é assim. Temos de ter eficácia para que o jogo seja de outra maneira. Durante os 90 minutos tentámos sempre assentar o nosso jogo. Estamos consciente que conseguimos, em alguns momentos do jogo, obrigar o Porto a fazer coisas que não queria fazer”, referiu o técnico do Gil Vicente.
Na reação ao triunfo do Sporting, Rúben Amorim considerou o resultado justo. “Quero realçar a presença do público que esteve muito bem sentado e respeitou muito bem as regras. Deu um grande exemplo, quando temos fotografias de outros desportos a não haver respeito pelo distanciamento”, começou por referir o treinador dos leões. “Em relação ao jogo, penso que foi jogo de sentido único. Estivemos muito bem na primeira parte, com uma boa dinâmica, com muitas oportunidades para fazer golo e depois, mais uma vez no fim de uma parte, como foi contra o Porto, quando o jogo está completamente controlado, sofremos o golo. Penso que os jogadores que entraram, entraram bem. Deram muito força à equipa e penso que os jogadores estão todos de parabéns”, acrescentou Amorim.
Do outro lado, Daniel Ramos lamentou o golo “ingrato” sofrido na reta final da partida. “O Sporting criou-nos dificuldades. A intenção foi clara, queríamos jogar olhos nos olhos e ser pressionantes. Ficámos muitas vezes expostos no um-para-um e o Sporting tirou proveito. Foi uma primeira parte em que o Sporting foi melhor do ponto de vista da criação de oportunidades. Depois do intervalo, modificámos de uma forma estratégica que melhorou o nosso jogo. Reduzimos espaços, perdemos menos bolas, mas foi uma pena termo sofrido aquele golo ingrato. Tínhamos possibilidades de conquistarmos um ponto, pela forma como encarámos a segunda parte, pela forma como controlámos, apesar do domínio do Sporting em ternos de bola. Com exceção de uma oportunidade de cabeça, o Sporting teve bola, mas teve poucas oportunidades. O minuto 80 não foi bom para nós, ainda tentamos corrigir, mas não conseguimos”, disse o técnico.


Ao fim desta noite, o Sporting confirmou à CMVM a saída de Vietto para o Al Hilal. O avançado argentino foi transferido a troco de sete milhões de euros. De acordo com o comunicado, o Sporting esclarece que a verba em causa diz respeito a “75% dos direitos económicos do jogador, montante que será repartido em partes iguais entre a Sporting SAD e Club Atlético Madrid”. Os leões referem ainda que o valor do mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros será suportado pela equipa árabe.
Em Espanha foi dia de clássico com o Real Madrid a vencer em Barcelona por 3-1, duelo que pode ser visto como um confronto histórico e filosófico, como explicou o António Tadeia. Também neste sábado, o Atlético Madrid chegou à vice-liderança em Espanha com um 2-0 sobre o Betis, jogo que contou com William Carvalho e João Félix.
Em Inglaterra, foi um dia pouco feliz para as equipas de Manchester. O United empatou sem golos no clássico contra o Chelsea. Também em igualdade terminou o City com o West Ham, mas 1-1. Diogo Jota deu o triunfo ao Liverpool FC sobre o Sheffield United com o golo que completou a reviravolta e concluiu o resultado em 3-2.
O Bayern Munique goleou o Eintracht Frankfurt por 5-0 com um hat-trick de Lewandowski. Em solo francês, o Paris Saint-Germain venceu o Dijon FCO por 4-0 com bis de Mbappé e Moise Kean. Já em Itália, Inter Milão e Lazio cumpriram, enquanto a Sampdoria bateu a Atalanta.
Ainda em Portugal, Nacional e FC Paços de Ferreira empataram sem golos na Choupana.
O Benfica só vai a jogo na segunda-feira frente ao Belenenses SAD (o árbitro nomeado é Rui Costa da AF Porto) e o destaque deste sábado nos encarnados vai para a renovação de contrato com Taarabt até 2023. Assim, o marroquino prolongou o vínculo por mais uma temporada, dado que tinha renovado em 2019 até 2022. Taarabt foi contratado em 2015 e tem sido opção inicial nas duas últimas épocas, após alguns anos passados na equipa B e emprestado. O médio voltou à titularidade na quinta-feira frente ao Lech Poznan para a Liga Europa depois de ter estado parado por lesão.
Ainda no universo das águias, Gonçalo Ramos recordou o jogo que o tornou num avançado, visto que até aí jogava a médio ofensivo. “No primeiro jogo da Youth League que fiz, contra o Bayern, o mister Renato Paiva lançou-me a ponta-de-lança. Acho que não tínhamos ponta-de-lança disponível e então adaptou, fiz um golo e a partir daí foram aproveitando a minha vertente matadora. O treinador na seleção começou a aproveitar, o mister Filipe Ramos e na seleção passei a ponta-de-lança e no Benfica ia alternando entre ponta-de-lança e médio”, lembrou o jovem avançado em declarações à plataforma do clube Benfica Play.
Na Holanda fez-se história com o Ajax a tornar-se na primeira equipa a marcar 13 golos num jogo do campeonato. A equipa de Amesterdão ganhou por 13-0 no terreno do VVV Venlo e bateu o seu próprio recorde de 12-1 ao Vitesse (em maio de 1972). Lassina Traoré esteve em destaque máximo com cinco golos e três assistências. Para além do avançado, marcaram ainda Ekkelenkamp (bis), Tadic, Antony, Blind, Huntelaar (bis) e Lisandro Martínez. O Ajax subiu à liderança da Liga Holandesa à condição, com dois pontos de avanço sobre PSV e três sobre Vitesse, mas mais uma partida realizada do que ambas as equipas.
Na Segunda Liga portuguesa, destaque para Académica e GD Chaves, que se chegaram à frente na luta pela subida. O emblema de Coimbra ganhou por 3-1 na deslocação a Vizela, enquanto os flavienses venceram o FC Porto B por 2-1. Ambas as equipas têm 14 pontos em sete jogos, um ponto abaixo do CD Mafra e um acima do Estoril Praia, dois clubes que ainda têm de ir a jogo nesta ronda. Ainda no segundo escalão, o Académico de Viseu ganhou por 1-0 ao Benfica B e o CD Cova da Piedade triunfou por 2-0 diante do Leixões. Vilafranquense e Casa Pia empataram 2-2.