Portugal defronta amanhã a Espanha em jogo particular e o dia ficou marcado pela substituição de José Fonte por Domingos Duarte já que o defesa central do Lille OSC testou positivo para a Covid-19. Na antevisão, Fernando Santos abordou o tema. “Eu não tenho conhecimento suficiente para me pronunciar sobre as questões de saúde, o meu curso é de Engenharia, não de Medicina. O que eu sei é que cumprimos todos os protocolos, o Zé [Fonte] já saiu do estágio, todos os outros testaram negativo e estão em condições de ir a jogo”, afirmou o selecionador nacional. Quanto ao jogo, Fernando Santos espera a mesma intensidade registada no último encontro entre ambas as equipas.
“A mesma intensidade terá, seguramente. Porque isso é dado pela qualidade dos jogadores. Tem bons ingredientes para ser um bom espetáculo. Obviamente que as equipas serão diferentes das que se defrontaram em 2018, mas a forma como jogam não se alterou muito. A matriz da equipa de Espanha é a mesma: um jogo de posse, muito rápida na transição defensiva. Tem uma ou outra nuance diferente, mas 80 por cento da base mantem-se”, afirmou. Sobre se Rúben Dias e Semedo formarão a dupla de centrais como previu Jorge Jesus… “Tenho um enorme respeito pelo meu amigo Jorge, mas isso é a opinião dele, que eu respeito. Mas não vou fazer comentários sobre o que disse o grande amigo meu. Nem sequer como treinador eu faço. Ele deu a opinião dele e eu respeito”.
Em antevisão para o jogo esteve também Renato Sanches que assinalou trazer “coisas diferentes” à equipa dos restantes médios convocados por Fernando Santos. “Sou um jogador com qualidades diferentes dos outros, de alguns médios. Tenho estado a evoluir bem, tenho percorrido bons momentos e isso tem sido bom para mim. Sempre mostrei que gosto de vir à seleção e esse é um dos meus objetivos. Jogo com Espanha é importante, mesmo sendo particular, queremos ganhar”, afirmou.
Também Luís Enrique fez a antevisão para o encontro e o selecionador espanhol deixou elogios à equipa portuguesa. Ainda assim, o antigo internacional espanhol quer dominar o encontro. “Portugal é uma equipa poderosa com uma mistura muito interessante de jogadores jovens e experientes. Independentemente de o Cristiano jogar ou não, o nosso objetivo geral não muda: ser superior como bloco, ser protagonista do jogo e fazer melhor que Portugal, ter mais bola para atacar muito e ter de defender pouco”, assinalou. O jogo terá adeptos nas bancadas, com a FPF a esclarecer não ter existido venda, mas uma distribuição pelos “adeptos do clube de fãs seleções Portugal+, parceiros e família do futebol”.
Por cá o dia começou com uma reflexão acerca da transferência de Jean-Clair Todibo para o Benfica e qual é exatamente, para o António Tadeia, a questão central no que à procura de um defesa por parte de Jorge Jesus diz respeito. Pode ler o Último Passe de hoje aqui. Mais tarde, sem surpresa, a edição de hoje do Futebol de Verdade centrou-se no último dia de mercado em Portugal. O António Tadeia analisou os planteis dos quatro candidatos ao título, à luz das transferências que fizeram ontem e das que ainda precisam de fazer, antes do fecho do mercado. Pode vê-la aqui.
Está fechado o mercado em Portugal. Depois da grande maioria das ligas europeias ter fechado a janela de transferências durante o dia de ontem, hoje foi a vez das equipas portuguesas concluírem os negócios que foram deixando pendentes nas últimas semanas. E não foram poucas as movimentações que aconteceram ao longo do dia, de Norte a Sul do país. As principais delas surgiram de Alvalade com a venda de Wendel ao Zenit num negócio que pode chegar aos 25 milhões de Euros. O médio brasileiro assinou até 2025 com o campeão russo.
Para o substituir, regressou a Alvalade, João Mário. “Quis sempre voltar onde me sinto bem e onde fui feliz e onde quero voltar a ser. É uma grande honra voltar a esta casa, a qual conheço bem. Acredito muito que aqui fui feliz e o facto de ter uma relação próxima com o presidente e ele me ter convencido e ter feito grande esforço para esta decisão [levaram ao regresso]. Volto para uma casa que conheço bem e onde quero voltar a ter o meu melhor futebol”, afirmou o internacional português ao canal do clube de Alvalade.
Para a Rússia viajou também Zé Luís com o avançado do FC Porto a deixar o Dragão e a regressar a Moscovo, desta vez, para representar o Lokomotiv. Zé Luís tinha chegado ao FC Porto oriundo do Spartak Moscovo na temporada passada e foi agora vendido aos moscovitas por cinco milhões de Euros. De saída do FC Porto está também Diogo Queirós que foi anunciado como reforço do FC Famalicão até 2023. E se uns estão de saída do Dragão, outros estão de chegada: Malang Sarr é reforço do FC Porto até final da época por empréstimo do Chelsea.
Ainda assim, os dois grandes movimentos do FC Porto chegaram ao clube por empréstimo, de Inglaterra. Felipe Anderson foi emprestado aos Dragões por um ano pelo West Ham, enquanto que do Liverpool FC chega Marko Grujic que passou as duas temporadas passadas ao serviço do Hertha Berlim e chegou mesmo a ser considerado por Pal Dardai como o melhor médio do clube nos últimos 20 anos. Marius, Luizão e Inácio também foram inscritos pelos Dragões na Liga e passam a estar disponíveis para serem utilizados por Sérgio Conceição. No Benfica foi anunciado oficialmente Jean-Clair Todibo que chega ao clube da Luz por empréstimo do FC Barcelona.
De regresso ao futebol está Fábio Coentrão que depois de uma temporada sem jogar voltou a assinar pelo Rio Ave, clube do qual se tinha despedido no final de 2018/19. Será a quarta passagem do internacional português pelo clube vilacondense. Já Jefferson, antigo lateral de Sporting e SC Braga, que passou a temporada passada ao serviço do FC Lugano, assinou com o Casa Pia, enquanto Hugo Vieira rescindiu o contrato que o ligava ao Gil Vicente. De regresso a Portugal está Djalma que assinou pelo Farense que será o terceiro clube do extremo angolano em Portugal depois de Marítimo e FC Porto.
Ao Boavista chegou Cristian de Lima, guardião brasileiro de 18 anos que chega ao Bessa por empréstimo do Atlético Mineiro. Cristian de Lima, recorde-se, foi recentemente campeão mundial sub-17 pelo Escrete. Já numa das movimentações mais surpreendentes do mercado, o Benfica anunciou ter emprestado Tiago Dantas ao Bayern Munique por uma temporada, não tendo anunciado qualquer cláusula de compra por parte do clube alemão. Já o Belenenses SAD anunciou a contratação de Pedro Álvaro por empréstimo do Benfica.
Benfica que acabou por inscrever Facundo Ferreyra, José Gomes, Vasco Paciência, Branimir Kalaica, David Barrero, Diogo Almeida, Kevin Csoboth, Martin Chrien e ainda Tomás Azevedo na Liga, enquanto o Sporting inscreveu nomes como Rafael Camacho, Tiago Ilori, Bruno Gaspar, Lumor, Bruno Paulista, Ivanildo Fernandes, Diogo Sousa e Gonçalo Costa.
Em Portimão, o Portimonense anunciou a contratação do internacional malaio, Safawi Rasid. O Moreirense, por seu lado, oficializou a contratação de André Luís que chega ao clube proveniente do GD Chaves e assinou por 4 anos. No Vitória SC também existiram movimentações. Ola John deixou em definitivo o futebol português para assinar pelo RKC Waalwijk, enquanto Miguel Luís foi anunciado como reforço até 2023 oriundo do Sporting numa transferência sem custos, mas com os dois clubes a ficarem detentores de 50% do passe do jogador. Lá por fora, apesar da grande maioria das grandes ligas já ter terminado o mercado ontem, hoje foi confirmada a contratação de Mario Gotze por parte do PSV depois do internacional alemão ter terminado contrato com o Borussia Dortmund.
Não é mercado, mas diz respeito a jogadores portugueses: Yuri Ribeiro, Tobias Figueiredo e Cafu têm um novo treinador depois do Nottingham Forest ter confirmado o despedimento de Sabri Lamouchi e a contratação de Chris Hughton para o seu lugar pouco tempo depois. Em Espanha, o Real Madrid anunciou que se irá manter no Estádio Alfredo Di Stéfano durante os encontros da Liga dos Campeões tal como já havia acontecido na temporada passada, enquanto o Shakhtar irá jogar a Champions em Kiev. Por cá, Vitória FC e Académico de Viseu tinham jogo agendado para dia 11 de outubro a contar para a Taça de Portugal, mas casos positivos de Covid-19 no plantel sadino levaram ao adiamento do mesmo para dia 28 do mesmo mês.