O SC Braga venceu o Sporting por 2-1 com um golo ao cair do pano e carimbou a presença na final da Taça da Liga. Quando tudo se preparava para os penáltis, Paulinho resolveu o jogo aos 90 minutos, em plena Pedreira. Os leões terminaram o jogo com menos dois, na sequência das expulsões de Bolasie (61′) e Mathieu (90+4′).
O SC Braga conseguiu colocar-se em vantagem cedo, logo aos oito minutos. Na sequência de um passe de Fransérgio, Ricardo Horta recebeu a bola já dentro da área leonina e puxou para o pé esquerdo de forma a rematar cruzado até ao fundo das redes da baliza de Luís Maximiano. Os minhotos ficavam, assim, na frente do marcador logo nos primeiros minutos do encontro.
Numa primeira parte sem grandes oportunidades de golo, a resposta efetiva do Sporting chegou já perto do intervalo, com a igualdade a ser restabelecida aos 44 minutos. Bruno Fernandes aproveitou para cobrar um livre lateral rapidamente, apanhou a defensiva bracarense distraída e abriu para Mathieu que entrou dentro da área adversária e ficou isolado para rematar de pé esquerdo e fazer o golo.
O segundo tempo começou com lances de perigo junto às duas balizas. Primeiramente, um remate frontal de Fransérgio forçou Maximiano a uma defesa segura aos 50 minutos. Aos 52′ foi a vez de Battaglia aparecer na área bracarense e a cabecear para Matheus desviar.
Aos 61 minutos, o Sporting ficou a jogar com dez, na sequência da expulsão de Bolasie, que tinha entrado ao intervalo. O árbitro teve de recorrer ao VAR para analisar uma entrada do jogador do Sporting sobre Sequeira e decidiu pela expulsão.
Galeno ainda esteve perto do golo aos 85′. Na sequência de um cruzamento de Esgaio, Coates falhou o corte e o extremo do Braga rematou por cima.
Quando tudo se preparava para os penáltis, até Renan estava preparado para entrar, apareceu Paulinho a resolver. Aos 90′, Esgaio cruzou, Raúl Silva colocou a bola para o interior da área do Sporting e Paulinho ganhou as costas a Mathieu para colocar os minhotos na final da competição. Aos 90+4′ Mathieu ainda viu o vermelho direto por falta sobre Esgaio. Na sequência de desacatos perto do fim, o guarda-redes Eduardo (estava no banco de suplentes do SC Braga) ainda viu também o vermelho.
O SC Braga espera agora pelo vencedor da outra meia-final entre FC Porto e Vitória SC (quarta-feira, às 19h45).
Veja abaixo o resumo do jogo.