O SC Braga venceu o Benfica por 1-0 no Estádio da Luz, este sábado, para a 21.ª jornada da Liga Portuguesa. Palhinha foi a figura da partida, ao apontar o único golo dos 90 minutos. Com este resultado, o Benfica pode ver o FC Porto encurtar para um ponto a distância no topo da classificação (os dragões deslocam-se ao terreno do Vitória SC no domingo pelas 17h30). Os bracarenses ultrapassam o Sporting e sobem ao terceiro lugar, com mais dois pontos do que os leões (defrontam o Rio Ave às 20h30).
O início da primeira parte contou com lances de perigo a rondar a baliza de Matheus. Aos seis minutos, Rafa entrou na área bracarense e rematou pouco ao lado do poste. Quatro minutos depois foi a vez de Vinícius atirar à malha lateral da baliza. Aos 13′, Cervi apanhou Wallace distraído, mas não conseguiu rematar enquadrado.
A resposta do Braga apareceu aos 33 minutos, num lance em que Palhinha até cabeceou a bola ao poste, mas que foi posteriormente anulado por fora de jogo. Vinícius teve depois duas oportunidades claras de golo: aos 38′ desviou ao lado, após cruzamento de Grimaldo, e aos 40′ cabeceou por cima, na sequência de um passe de Pizzi.
No entanto, foi o Braga quem causou o maior perigo antes da ida para os balneários. Aos 45+1′ Vlachodimos protagonizou uma defesa à queima-roupa que evitou um golo quase certo de Fransérgio. Ainda assim, os minhotos conseguiram mesmo chegar ao golo no minuto seguinte, por intermédio de Palhinha. Na sequência de um pontapé de canto, o médio apareceu na área encarnada no espaço entre Ferro e Rúben Dias e cabeceou para o fundo das redes.
O Benfica continuou a mostrar índices de desperdício na finalização no começo da segunda parte. Vinícius rematou ao poste aos 49 minutos e na recarga Grimaldo não conseguiu aproveitar. O avançado do Benfica voltou a cabecear por cima, já dentro da área minhota, aos 54′.
O Braga respondeu aos 58 minutos com Fransérgio a forçar Vlachodimos a uma defesa de recurso e Trincão a atirar por cima na recarga. Apenas um minuto depois, Rafa ficou isolado na área adversária e errou o passe para Vinícius.
Matheus brilhou aos 68′, ao travar um remate de Pizzi que levava selo de golo. O guardião brasileiro voltou a estar em destaque aos 75′, com nova defesa a Pizzi. Um minuto depois foi Vlachodimos a negar o golo a Ricardo Horta. Bruno Lage ainda apostou tudo com Vinícius, Seferovic e Dyego Sousa ao mesmo tempo na frente, mas o resultado não mais mexeu.
O Benfica sofreu, assim, a segunda derrota seguida no campeonato após ter perdido o clássico com o FC Porto. As águias estão no primeiro lugar da tabela com 54 pontos e o FC Porto pode ficar apenas a um caso vença o compromisso de domingo. O Braga volta às vitórias após o empate com o Gil Vicente e ficou com 37 pontos. A turma de Rúben Amorim aguarda por aquilo que o Sporting irá fazer diante do Rio Ave, na luta pelo pódio.
Veja abaixo o resumo desta partida.