O SC Braga voltou a perder. Depois de ter sido batido na jornada de retoma pelo Santa Clara, a equipa de Custódio Castro foi hoje derrotada pelo Boavista, em casa, por 1-0. Pode ver aqui o resumo do jogo que deixou os bracarenses a par do Sporting no terceiro lugar, ainda que com um golo de vantagem. Começa a cheirar a crise na Pedreira, ficando no ar a ideia de que a paragem foi a pior coisa que podia ter acontecido a uma equipa que vinha embalada do período de Rúben Amorim.
“Do que tenho visto durante a semana, podemos fazer muito mais do que temos feito. O que aconteceu nestes dois jogos foi evidente. Não foram os adversários que nos criaram os problemas, fomos nós que os permitimos”, lamentou-se no final da partida Custódio. “Satisfeito pelo resultado mas também pela determinação e por aquilo que fomos enquanto equipa”, festejou Daniel Ramos, o treinador do Boavista.
Além do jogo de hoje – e com a curiosidade de amanhã, domingo, não haver jogos – o futebol nacional entreteve-se com manobras de bastidores. A FPF informou através do seu site que a sua comissão eleitoral considerou improcedente a pretensão do FC Porto contestar a candidatura de Cláudia Santos a presidente do Conselho de Disciplina. Considerou a dita comissão que a deputada do PS e ex-presidente da Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga não é “desprovida de imparcialidade, de isenção e de retidão da sua conduta”, conforme alegava a tese portista. Tudo indica, por isso, que Cláudia Santos será mesmo candidata na lista de Fernando Gomes.
Mais sorte esperará o FC Porto ter no recurso que apresentou acerca do segundo cartão amarelo mostrado a Alex Telles no jogo com o Marítimo, que o tirou dos últimos minutos dessa partida e o deixa suspenso para o desafio com o CD Aves. Alegam os portistas que antes da falta que valeu o amarelo e a expulsão a Telles, o lateral foi alvo de falta de Edgar Costa. Porém, só no caso de o árbitro Tiago Martins admitir algum erro é que o jogador poderá ser despenalizado.
De fora por uns tempos vão mesmo ficar o sportinguista Vietto e os benfiquistas Grimaldo e Jardel. Vietto, que saiu lesionado anteontem, na partida com o FC Paços de Ferreira, tem uma luxação num ombro e enfrenta semanas de paragem. O mesmo sucede com Grimaldo, que magoou os ligamentos de um joelho no jogo com o Portimonense e viu terminada a época, ao passo que Jardel tem uma lesão muscular e falhará os próximos jogos dos encarnados.
Na Alemanha, ficou adiado o oitavo título consecutivo do Bayern. Os bávaros fizeram a parte deles, ganhando em casa ao Borussia Mönchengladbach, por 2-1, mas quando entraram em campo já sabiam que não podiam fazer a festa hoje, pois o Borussia Dortmund tinha ganho fora ao Fortuna Dusseldorf por 1-0, graças a um golo de Haaland nos descontos. Pode ver aqui os golos mais importantes da jornada de hoje da Bundesliga, incluindo os dois de André Silva na vitória do Eintracht Frankfurt por 4-1 no terreno do Hertha Berlim. Além de marcar duas vezes, depois de entrar em campo apenas na segunda parte, o português ainda assistiu Bas Dost para o primeiro da sua equipa.
Hoje jogou-se igualmente em Itália e em Espanha. Em Nápoles, a equipa local assegurou a presença na final da Taça de Itália, ao empatar em casa com o Inter Milão, a um golo, depois de ter ganho a primeira mão no San Siro por 1-0. O jogo serviu ainda, como pode ver aqui, para que o belga Dries Merten se tornar o melhor marcador da história do clube. Em Espanha, o destaque vai para a vitória fácil do FC Barcelona em Maiorca, por 4-0. Também pode ver aqui os golos do jogo.
.Em França já não há mais futebol esta época, mas as equipas continuam a mexer-se com vista à temporada de 2020/21. Hoje foi a vez de Leonardo, diretor-desportivo do Paris Saint Germain, revelar ao Journal du Dimanche, que Thiago Silva e Cavani não fazem mais parte dos planos do clube e são livres de escolher equipa. Pode questionar-se a oportunidade da revelação, uma vez que o PSG ainda terá de jogar a Final-8 da Liga dos Campeões, presumivelmente em Lisboa, e os dois jogadores poderiam ser armas ao dispor de Tuchel. Menos problemático pode ser o anúncio feito pelo Lille OSC de que Nicolas Gaitán vai deixar o clube, meses depois de ter sido contratado: é que os dogues, ao menos, só voltam a jogar na nova época, já sem o argentino no plantel.