O SC Braga celebrou em campo, sem ter de esperar pelo resultado do Zorya-Leicester City, o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa, ao vencer o AEK, em Atenas, por 4-2, graças a golos de Tormena, Esgaio e Ricardo Horta, todos na primeira parte, e de Galeno, o homem do jogo, no segundo tempo. Com este resultado, os bracarenses passam a somar 10 pontos, os mesmos que o Leicester City (que perdeu por 1-0 na Ucrânia), mais quatro do que o Zorya e mais sete do que o AEK. O SC Braga-Zorya de quinta-feira próxima servirá assim apenas para cumprir calendário, permitindo a Carlos Carvalhal poupar jogadores no final deste segundo ciclo de jogos
Tal como se esperava, Carlos Carvalhal voltou a surgir com o seu onze sem poupanças, revertendo apenas as duas alterações que tinha feito para o jogo com o Farense: apareceram Tormena e Al Musrati em vez de David Carmo e Fransérgio. Do outro lado, o AEK entrava de início com os portugueses André Simões e Nélson Oliveira. E o jogo começou bem para o SC Braga, que antes ainda de as duas equipas se adaptarem uma à outra já estava a ganhar por 2-0. Tendo em conta que o empate devia ser suficiente para o apuramento – ainda que obrigasse a esperar pelo resultado do Zorya-Leicester City – era um bom prenúncio.
O primeiro golo surgiu logo aos 7′, por intermédio de Tormena. O defesa central apareceu solto na área para desviar ao de leve um cruzamento de Sequeira, após um canto curto de Ricardo Horta. Ainda os jogadores não teriam acabado de assimilar este golo e entrava o segundo. Foi aos 10′ que Esgaio marcou o 0-2, após uma arrancada de Galeno na esquerda. O brasileiro chegou à linha de fundo e descobriu Esgaio do outro lado, colocando-lhe a bola rasteira para uma finalização fácil. Pode ver os primeiros dois golos bracarenses:
🔴⚪️ Guerreiros entram com tudo! 🔥@SCBragaOficial #sporttvportugal #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #aekatenas #aek #sportingclubedebraga #scbraga #braga pic.twitter.com/1TYIUoTUzY
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 3, 2020
Aos 19′ Nélson Oliveira ameaçou pela primeira vez a baliza de Matheus. O avançado português perdeu de forma incrível um golo de baliza aberta. Livaia, de cabeça, ainda obrigou Matheus a uma boa defesa, aos 23′, mas o SC Braga estava mesmo a perder concentração e permitiu a redução por parte da equipa grega. Foi num erro do setor recuado bracarense, aos 31′: Tormena atrasou a bola para uma zona morta, entre Bruno Viana e Matheus, tendo Nélson Oliveira aproveitado para a intercetar, driblar o guarda-redes e marcar.
Só que aos 45′, o SC Braga repôs a diferença em dois golos. Outra vez com Galeno em destaque. O brasileiro arrancou de novo imparável na esquerda e desta vez escolheu Ricardo Horta como destinatário do passe atrasado. O atacante não perdoou e fez o 1-3 mesmo antes do intervalo.
Com o jogo mais ou menos seguro, Carvalhal começou a mexer na equipa logo ao intervalo, altura em que substituiu Bruno Viana por David Carmo. Al Musrati, que entretanto tinha visto um amarelo, foi o próximo a sair, em dupla com Iuri Medeiros: os dois cederam as vagas a André Horta e Fransérgio, aos 56′. O AEK também começou a mexer – Nélson Oliveira saiu aos 60′, por troca com Ansarifard. E o jogo naturalmente ressentiu-se disso mesmo. As duas equipas pareciam achar que os pontos e o apuramento bracarense eram caso arrumado, pelo que o ritmo baixou.
No Sc Braga ainda entraram Schettine (jogou os últimos 20′ em vez de Paulinho) e João Novais (12 minutos em vez de Castro). E houve tempo para Esgaio ver um cartão amarelo que o afasta do jogo da última jornada, contra o Zorya. Uma boa notícia, pois o apuramento está garantido e nesse jogo já era provável que Carvalhal poupasse os jogadores mais castigados com competição, como é o caso do lateral direito. Com toda a gente resignada, Galeno assegurou definitivamente o troféu de homem do jogo, marcando o 4-1. Foi aos 83′, num belo remate de ressaca, após a defesa grega ter aliviado a bola que vinha de um canto. Vasilantonopoulos, aos 89′, ainda reduziu para os gregos, fixando o resultado final num 2-4 que serviu às mil maravilhas as intenções bracarenses. Veja aqui o quarto golo do SC Braga:
Galeno de pé cheio. ⚽️💥@SCBragaOficial#sporttvportugal #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #aekatenas #aek #sportingclubedebraga #scbraga #braga #galeno pic.twitter.com/9JQpOhfEWb
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 3, 2020