O SC Braga acabou a fase de grupos da Liga Europa com uma vitória natural sobre o Zorya, por 2-0, que no entanto não lhe permitiu mais do que o segundo lugar do Grupo G, com os mesmos 13 pontos que o Leicester City, que à mesma hora batia em casa o AEK Atenas pelo mesmo resultado. A vitória do SC Braga pareceu natural, dada a superioridade mostrada em campo e consumada com um autogolo de Abu Hanna e um tento de Ricardo Horta, este na primeira vez que tocou na bola depois de saltar do banco.
A primeira parte decorreu com superioridade natural do SC Braga, apesar das muitas alterações que Carlos Carvalhal fez no seu onze, promovendo as entradas do guarda-redes Tiago Sá, do lateral direito Zé Carlos, do central esquerdo Raul Silva, do médio João Novais e dos atacantes André Horta, Schettine e Abel Ruiz. Mesmo assim, os bracarenses entraram dominadores e podiam ter feito o 1-0 em várias ocasiões, como uma dupla perdida de Ruiz e Zé Carlos logo aos 4′, um remate por cima da barra de Galeno já na pequena área, aos 35′, e o um-contra-um de Ruiz com o guarda-redes Shevchenko, em que este levou a melhor, aos 37′. A melhor ocasião do Zorya apareceu logo a seguir, quando Kabaev foi à procura do poste mais distante mas fez a bola sair ligeiramente ao lado. Pode ver aqui a primeira das perdidas bracarenses:
Também gritaste golo?@SCBragaOficial #sporttvportugal #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #sportingclubedebraga #scbraga #braga #fczoryaluhansk #zoryaluhansk pic.twitter.com/lyzWoaIAjt
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 10, 2020
O SC Braga continuou mais insistente na procura do golo e viu João Novais, de livre, acertar na barra da baliza ucraniana aos 56′. O golo chegaria mesmo aos 61′, por Galeno. O extremo bracarense trabalhou bem sobre Favorov e chutou para as redes, onde a bola se alojaria na mesma não fosse a intervenção quase sobre a linha de Abu Hanna, que se limitou a confirmar o golo. A UEFA atribuiu o golo ao defesa israelita, mas a decisão não parece a melhor, como pode ver aqui:
Gol /⚽️ Hanna (k.k.) ⏳ 61’
— FootGoalss Hesabını Takip Edin (@FootGoalssTkpEt) December 10, 2020
Braga 1-0 Zorya pic.twitter.com/93zK5fLd2f
Abel Ruiz perdeu o 2-0 aos 64′, quando chegou outra vez perto do guarda-redes e chutou ao lado. Essa foi a altura escolhida por Carlos Carvalhal para chamar ao jogo alguns dos titulares que tinha poupado. Aos 68′, entraram os três avançados titulares – Iuri Medeiros, Paulinho e Ricardo Horta. E mal entrou, Ricardo Horta fez o 2-0, após excelente passe de Iuri Medeiros, conforme pode ver aqui:
@SCBragaOficial 2️⃣-0️⃣ @FCZoryaOfficial. Grande exibição dos guerreiros! 🔜 16 avos de final@ricardohorta_#sporttvportugal #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #sportingclubedebraga #scbraga #braga #fczoryaluhansk #zoryaluhansk pic.twitter.com/PrOTUEi5uY
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) December 10, 2020
Ate ao final do jogo, ainda entraram na equipa bracarense Bruno Viana e Al Musrati, mas pouco havia já a mudar. Gryn ainda acertou um cruzamento no poste da baliza de Tiago Sá (aos 80′), mas numa altura em que os bracarenses estavam apenas a gerir o tempo que faltava jogar.