Um golo de Galeno, aos 90+3′, permitiu ao SC Braga celebrar uma difícil qualificação para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, às custas do Trofense, equipa do Campeonato de Portugal que, mesmo a jogar com dez homens durante quase meia-hora, foi ameaçando com o espectro do prolongamento. Antes, Abel Ruiz tinha adiantado os bracarenses, tendo Alan Júnior empatado de grande penalidade.
A maior demonstração de respeito que Carlos Carvalhal podia dar ao Trofense, equipa que ainda não perdera esta época e lidera o Grupo C do Campeonato de Portugal, esteve na escolha do onze inicial. O SC Braga fez apenas duas alterações relativamente à vitória frente ao Benfica, na Luz – trocou de guarda-redes e substituiu o lesionado Francisco Moura por Abel Ruiz -, mantendo até o recém-internacional Paulinho. E a primeira parte foi bastante bem disputada, com duas equipas bem dignas uma da outra. Não teve muitas ocasiões de golo, ainda que tenha mostrado os bracarenses sempre mais perigosos.
Até ao golo de Abel Ruiz, mesmo no final do primeiro tempo, o lance mais perigoso tinha acontecido aos 26′, quando Castro chutou de fora e obrigou o guardião Serginho a uma grande defesa. Até que, aos 45′, marcou o SC Braga. Sequeira cruzou da esquerda, ninguém chegou à bola a não ser Esgaio, que do outro lado devolveu para a boca da baliza, onde Abel Ruiz apareceu a faturar. Pode ver aqui o golo:
Logo a abrir a segunda parte, no entanto, o Trofense chegou ao empate. Foi na sequência de uma penalidade, a punir falta de Al Musrati sobre Alan Junior, que o próprio atacante fez o golo, batendo Tiago Sá, como pode ver aqui:
Pouco depois do empate, aos 65′, o Trofense ficou reduzido a dez homens, por expulsão de Leão. Antes disso, já Carvalhal tinha mexido, dando um pendor mais ofensivo à sua equipa com as trocas de Al Musrati e Abel Ruiz por André Horta e Ricardo Horta. Os dois fatores conjugados levaram a que o jogo passasse a decorrer muito mais na direção da baliza de Serginho, que foi segurando o empate com um punhado de defesas de grande qualidade. Já com Novais e Schettine em campo, o guardião do Trofense negou o 1-2 a Paulinho (aos 88′) e a Ricardo horta (aos 90+2′), mas não foi capaz de se opor à finalização de Galeno aos 90+3′. Como pode ver aqui, o extremo brasileiro tabelou com Ricardo Horta e marcou o golo da qualificação:
Veja aqui o resumo do jogo:
Outros resultados já disponíveis nesta 3ª eliminatória da Taça de Portugal (a negrito as equipas apuradas): AR Oleiros (CDP)-Gil Vicente(I), 0-0 (2-4 nas gp); Feirense (II)-Amora FC (CDP), 0-1; UD Leiria (CDP)-Portimonense (I), 1-0; Oriental Dragon (CP)-Leixões (II), 0-0 (3-4 nas gp); Oriental (CP)-FC Famalicão (I), 0-3; CDC Montalegre (CDP)-Académico Viseu (II), 2-3; Fabril (CDP)-FC Porto (I), 0-2; Marinhense (CDP)-CD Cova da Piedade (II), 1-1 (3-5 nas gp); FC Arouca (CDP)-Vitória SC (I), 0-0 (6-7 nas gp).
Comentários 2