O SC Braga garantiu a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal, ao vencer o Santa Clara, em casa, por 2-1, graças a golos de Ricardo Horta e Abel Ruiz, ambos ainda na primeira parte, de nada valendo aos açorianos o tento de Cryzan, em período de descontos. Os bracarenses, que na Liga já tinham perdido ali com a equipa açoriana (0-1), ficam agora à espera de adversário, saído do encontro em Gil Vicente e FC Porto, que se jogava ainda à hora a que este jogo terminou.
Carlos Carvalhal não facilitou e entrou em campo com uma equipa muito próxima da que tem sido a sua primeira escolha, com exceção da posição de ponta-de-lança, onde Paulinho cedeu a vez a Abel Ruiz. O treinador deu ainda ao onze um formato mais atacante, com Iuri Medeiros na frente, Fransérgio a baixar para o lado de Al Musrati no meio-campo e Castro de fora. Do outro lado, Daniel optou por colocar a sua equipa também com três defesas-centrais, fazendo entrar João Afonso para o lado de Fábio Cardoso e Villanueva. Daí para a frente, no entanto, repetiu apenas três homens do onze que há dias venceu fora o Santa Clara: os médios Morita e Anderson Carvalho e o atacante Costinha.
O SC Braga entrou melhor e ameaçou a baliza de André Ferreira logo aos 13′, num remate de Ricardo Horta que saiu rente ao poste. E Ricardo Horta marcou mesmo, aos 25′, após iniciativa de Abel Ruiz até à linha de fundo. Como pode ver aqui, o espanhol deu atrasado para a conclusão de Horta, em antecipação a Morita:
E foi já com Piazón em campo, em vez do lesionado Iuri Medeiros, que o SC Braga chegou aos 2-0. Desta vez na sequência de uma fuga de Galeno pela esquerda, seguida de cruzamento para golo de Abel Ruiz, aos 43′. Pode ver aqui o golo:
O resultado já não dava muita margem para recuperações, mas ainda assim Daniel Ramos procurou mandar a equipa para a frente com as entradas de Cryzan e Carlos Júnior – na primeira parte já trocara Costinha por Ukra. No lado bracarense, Carvalhal geriu Sequeira, trocando-o por Raúl Silva. Ainda assim, foi o SC Braga quem mais se aproximou do golo, por exemplo, aos 51′, por Esgaio (boa defesa de André Ferreira) e aos 52′, por Piazón (atirou ao lado). Aos 56′, Esgaio viu mesmo o poste negar-lhe o 3-0.
O jogo estava fácil (Abel Ruiz também esteve à beira de bisar aos 61′) e o SC Braga continuava a gerir a condição física dos seus titulares: Galeno saiu aos 64′ por André Horta, Fransérgio aos 74′ por Castro e Abel Ruiz cedeu também a vaga a Paulinho para o último quarto-de-hora. Foi nesse contexto – e já com Jean Patric e Salomão em campo – que o Santa Clara reduziu, por Cryzan, em período de descontos. Pode ver aqui como Morita trabalhou bem para oferecer o golo ao companheiro:
Já não havia tempo para mais, no entanto, e o SC Braga segue mesmo para as meias-finais da Taça de Portugal. Veja o resumo do jogo: