A derrota do Santa Clara em Tondela, por 2-0, foi a nota dominante dos jogos da tarde na sétima jornada da Liga Portuguesa. Além deste desafio, verificou-se ainda a vitória do FC Famalicão sobre o Marítimo, por 2-1. Com estes resultados, a equipa de Daniel Ramos atrasou-se nas primeiras posições, podendo agora ver fugir FC Porto e Vitória SC, que com ela partilhavam a quarta posição mas ainda têm os jogos desta ronda por disputar.
O Santa Clara ficou assim com os mesmos dez pontos, ao passo que o CD Tondela passa a somar oito e é agora um dos nonos classificados. O FC Famalicão subiu à oitava posição, com nove pontos, tendo o Marítimo continuado a ser um dos 12º, com sete.
No primeiro jogo do dia, o CD Tondela impôs uma de certa forma inesperada derrota ao Santa Clara, que vinha sendo uma das equipas sensação desta Liga. Os beirões suportaram o assédio açoriano na primeira parte, sobretudo em lances de bola parada, e chegaram ao golo por intermédio de Agra, ainda antes do intervalo, quando o extremo recebeu muito bem um passe longo de Medioub e bateu Marco. Na segunda parte, Thiago Santana, que é um dos melhores marcadores da Liga, teve nos pés a possibilidade de empatar, mas viu o guarda-redes Niasse negar-lhe o golo. Este surgiu, sim, na outra baliza, através de Mário González, em lance individual: depois de receber de Murillo, na direita, driblou João Afonso e fez o golo na cara do guarda-redes. Pode ver aqui as principais incidências da partida:
Ao início da noite, foi a vez de o FC Famalicão bater em casa o Marítimo, por 2-1. Foram, no entanto, os madeirenses quem marcou primeiro, logo aos 12′. Na segunda vaga após um livre aliviado pela defesa da casa, Zainadine foi à linha de fundo cruzar para um cabeceamento fulminante do avançado. Ainda na primeira parte, porém, os donos da casa deram a volta ao marcador em apenas quatro minutos. Primeiro marcou Babic, aos 28′, subindo mais alto que toda a gente para corresponder a um canto de Ivan Jaime. O 2-1 chegou aos 32′, por Valenzuela, de livre direto. A bola foi desviada na barreira por Winck e traiu o guarda-redes Abedzadeh. Também pode ver aqui o resumo do jogo: