Mercado, mercado e mercado. É disto que se faz a atualidade desta segunda-feira com o encerramento da janela de transferências iminente. ‘Olá’ e ‘adeus’ são as palavras de ordem. No FC Porto, Sérgio Conceição ficou privado de dois dos principais pilares: Alex Telles e Danilo. O lateral brasileiro é reforço do Manchester United a troco de 15 milhões de euros imediatos, com mais dois milhões de variáveis, comunicaram os azuis e brancos à CMVM. Telles despediu-se dos dragões com uma mensagem emocionada nas redes sociais. “Nunca planeei como seria este dia, porque aqui dentro transbordam diversos sentimentos. Em nenhum texto cabe tudo o que vivi neste clube e nesta cidade. Nesses quatro anos, a camisola do FC Porto foi minha segunda pele. gradeço a forma como vocês me acolheram e me fizeram mais um membro da família portista. Eu senti o real sentimento de ser Porto e jogar à Porto…”, foram algumas das palavras.
Também nesta segunda-feira foram revelados os contornos da saída de Danilo para o Paris Saint-Germain. O internacional português vai para Paris por empréstimo com opção de compra obrigatória. Os azuis e brancos recebem quatro milhões de euros no imediato e o PSG ainda vai pagar mais 16 milhões pelo passe do médio. “Levo comigo a grandeza do clube, o profissionalismo de todos que nele trabalham e o carinho dos adeptos. E, claro, os títulos de campeão nacional e taça de Portugal conquistados. Muito obrigado por tudo. Para sempre um dragão”, escreveu Danilo nas redes sociais, ele que considera a ida para Paris com “um grande desafio, à altura das minhas convicções”.
Também pelo mercado de transferências passou o António Tadeia no Futebol de Verdade destas segunda-feira, ainda com a análise dos jogos da terceira jornada da Liga Portuguesa. O António Tadeia que destacou a “cultura da exigência” em relação aos treinadores dos três grandes, pelos quais considera que tem de haver mais crédito dado. Para ler aqui no Último Passe.
O FC Porto também vê sair Osorio, central que foi anunciado pelo Parma Calcio a título definitivo para a próximas quatro temporadas. A chegar ao Dragão pode estar Felipe Anderson, médio ofensivo de 27 anos do West Ham. Também de saída, mas apenas por empréstimo, está Tomás Esteves. O jovem lateral foi emprestado ao Reading (Championship) por uma época, mas sem opção de compra.
Por falar na cedência de jovens jogadores, o Benfica emprestou Jota ao Real Valladolid, atual último classificado da Liga Espanhola. O extremo é cedido até ao final da época, sem opção de compra.
Já que estamos no Benfica, os encarnados podem estar prestes a cometer um daqueles desvios de fim de mercado. Todibo, defesa do FC Barcelona, tem vindo a ser apontado ao FC Porto, mas poderá estar em vias de reforçar o Benfica, tal como foi avançado na TVI24. De recordar que Jorge Jesus tem estado a pedir por mais um central nos encarnados e voltou a fazê-lo depois da vitória pela margem mínima frente ao Farense no domingo. Rúben Semedo tem sido o desejo assumido pelo treinador, mas ao que parece não será a solução.
Ainda assim, a grande bomba de mercado do Benfica pode mesmo ser uma saída, neste caso a de Tiago Dantas. O jovem médio ofensivo de 19 anos será emprestado pelas águias ao Bayern Munique, avançaram nesta noite as principais publicações desportivas. O Maisfutebol deu conta de que o empréstimo não incluirá opção de compra.
No que toca ao Sporting, atenção para o regresso de Palhinha aos treinos depois de recuperar da Covid-19. No entanto, os leões não fogem à selva que é o mercado de transferências. Ao que tudo indica, está iminente o regresso de João Mário a Alvalade. A Sky Sports avançou que o Inter Milão vai ceder o médio internacional português ao Sporting até ao final da temporada, com os leões a pagar um terço do ordenado, no valor de um milhão de euros. Igualmente de regresso pode estar Slimani. O Record dá conta de que o avançado foi oferecido aos leões a custo zero e que o internacional argelino pretende voltar e até aceita baixar o salário. Relativamente a saídas, Wendel estará prestes a reforçar o Zenit, numa transferência que irá render 20 milhões aos cofres leoninos, mais quatro em variáveis, de acordo com a generalidade da imprensa desportiva nacional.
Confirmada está a ida de Dyego Sousa para o FC Famalicão. Os minhotos perderam um homem na frente de ataque com a saída de Toni Martínez para o FC Porto e compensam com a chegada do avançado brasileiro. Dyego Sousa representou o Benfica na época passada emprestado pelo Shenzhen FC. Ainda no Minho, Pedro Henrique deixou o Vitória SC e seguiu por empréstimo para o Al-Wehda, treinado por Ivo Vieira. O SC Braga anunciou a rescisão de contrato com Diogo Viana, que tinha sido contratado ao Belenenses SAD há um ano. Ainda por confirmar está a cedência de Xadas aos belgas do Mouscron, avançada pelo Maisfutebol.


Lá fora, uma das ‘bombas’ foi a contratação de Chiesa pela Juventus. A equipa de Cristiano Ronaldo paga já dez milhões de euros pelo empréstimo de duas épocas e tem opção de compra obrigatória de mais 40 milhões de euros. Juventus que emprestou o lateral De Sciglio ao Olympique Lyon. Ainda em Itália, Callejón assinou pela Fiorentina depois de ter terminado contrato com o SSC Nápoles no fim da época passada.
Em solo alemão, destaque para o regresso de Douglas Costa ao Bayern Munique. O internacional brasileiro chega ao clube bávaro emprestado pela Juventus até ao final da temporada. O Bayern também se reforçou com Choupo-Moting, que chega ao clube por uma época. Já o RB Leipzig recebeu Justin Kluivert por cedência da AS Roma até ao término da temporada. José Mourinho também arrumou a casa e enviou Ryan Sessegnon para a Alemanha, emprestado ao TSG Hoffenheim. Rota semelhante faz Guendouzi, mas cedido pelo Arsenal ao Hertha Berlim.