Um dia depois da derrota frente ao Benfica (analisada pelo António Tadeia no Futebol de Verdade, tal como pode ver aqui), a SAD do CD Aves mudou de ideias quanto à partida da última jornada com o Portimonense e realçou que está a fazer de tudo para garantir a deslocação dos jogadores avenses para o Algarve, atletas esses que tiveram de se deslocar nos próprios veículos para o jogo de terça-feira em casa. “No sentido de terminar a temporada com a dignidade e respeito que esta instituição nos merece, a SAD aproveita para garantir estar a desenvolver todos os esforços no sentido de assegurar a deslocação da equipa ao Algarve e encerrar a sua participação na Primeira Liga”, pode ler-se no comunicado enviado pela SAD à agência Lusa. O Aves que viu mais um jogador rescindir, desta feita Rúben Macedo.
A SAD avense revelou ainda estar na posse do troféu da Taça de Portugal de 2018, que havia sido dada como perdida. “No seguimento dos acontecimentos dos últimos dias, a SAD do Aves vem agradecer todo o empenho posto pelo clube, pelo presidente António Freitas e todos os intervenientes na organização do jogo com o Benfica de terça-feira. Para sossegar os adeptos e evitar que os alarmismos dos últimos dias ganhem maiores dimensões, informa-se ainda que a Taça de Portugal está na posse da SAD. A SAD confirma estar a trabalhar no sentido de viabilizar o preenchimento de todos os pressupostos necessários para inscrever o Aves nas competições profissionais na próxima época, estando em negociações com os seus credores para honrar todos os compromissos assumidos. Importa esclarecer que são falsas as notícias em que se aponta Estrela Costa como representante de jogadores no mercado de transferências”, concluiu o comunicado.
Ora, a direção do clube avense fez questão de realçar o esforço levado a cabo para que a receção ao Benfica decorresse dentro da normalidade possível. “A última terça-feira ficará marcada na história do futebol e foi um dos mais emotivos na vida dos avenses. A concretização com sucesso (seguindo todos os procedimentos legais e habituais) deste jogo – fruto do tremendo esforço feito por esta direção, em coordenação com a Liga Portugal – foi o culminar de vários dias de indecisão, luta e perseverança”, pode ler-se numa nota deixada nas redes sociais pelo corpo diretivo de António Freitas.
“O profissionalismo e entrega dos atletas, equipa técnica, médica e ‘staff’, a cobertura da imprensa, a atuação irrepreensível das forças de segurança, as imensas expressões de apoio e o inigualável amor dos adeptos dá-nos uma força tremenda para continuarmos a lutar em defesa do nome do honrado Clube Desportivo das Aves. Há dias em que o futebol é muito mais do que aquilo que se passa dentro das quatro linhas. Ontem conquistámos uma grande vitória. O caminho é árduo e sinuoso, mas a paixão pode tudo e o destino final só pode ser bonito”, pode ler-se também.
Na noite passada o Sporting também foi a jogo e empatou sem golos diante do Vitória FC. No Último Passe desta quarta-feira, o António Tadeia explicou o porquê deste leão não marcar golos e a principal razão está na lentidão. Para saber mais, pode ler aqui o artigo.
Esta quarta-feira contou com futebol lá fora. Em Inglaterra, o Manchester United até empatou com o West Ham 1-1 (veja aqui os golos), mas conseguiu subir ao pódio da Premier League. Isto pois o Chelsea saiu derrotado por 5-3 da deslocação ao terreno do já campeão Liverpool FC (veja aqui o festival de golaços deste clássico). Os reds que receberam o troféu de campeões nesta noite, como pode ver abaixo.


Ainda em Inglaterra, o West Brom garantiu a subida ao principal escalão ao ficar no segundo lugar do Championship – ao play-off de subida vão Brentford FC, Fulham FC, Cardiff City e Swansea City. Consagrado como campeão do Championship já estava o Leeds United, que deixou de ser maldito pela mão de Bielsa, tal como lhe explica o João Pedro Cordeiro. E aproveita ainda para ver os golos desta última jornada.
Em Itália, a AS Roma de Paulo Fonseca recuperou o quinto lugar com uma goleada por 6-1 no terreno da já condenada SPAL 2013. Para além disso, Inter Milão e SSC Nápoles tropeçaram com um empate diante da Fiorentina e um desaire frente ao Parma Calcio, respetivamente. Veja aqui os golos do dia na Série A.
Por cá, não houve futebol nesta terça-feira, depois de encerrada a penúltima jornada na noite passada e agora estão apontadas baterias à derradeira ronda da Liga Portuguesa entre sexta-feira, sábado e domingo. O Sporting, que ainda tem o pódio por confirmar, voltou aos treinos nesta manhã, após o empate de terça-feira com o Vitória FC. Os titulares fizeram trabalho de recuperação, ao invés dos restantes jogadores do plantel. Rúben Amorim teve três ausências da sessão de trabalho: Jovane Cabral e Sporar treinaram condicionado e Luiz Phellype fez trabalho de recuperação. O Sporting segue a preparação para o dérbi frente ao Benfica com mais uma sessão de treino na quinta-feira.
Ainda no Sporting, Jovane foi eleito o melhor jogador do mês de junho da Liga Portuguesa e destacou que espera continuar neste nível durante a próxima época. “É um orgulho. A equipa ajudou-me muito, agradeço aos colegas, e também à família e aos amigos. Vou trabalhar para conseguir mais prémios na próxima época”, disse o extremo, em declarações reproduzidas pela Liga. “O prémio vem do trabalho ao longo da semana. Espero continuar assim na próxima época, a trabalhar forte, e conseguir os objetivos do clube, que depois é que aparecem os objetivos individuais”, acrescentou ainda Jovane.


No que toca ao Benfica, o jovem Gonçalo Ramos tem estado em destaque após o bis em cinco minutos na estreia pela equipa principal diante do CD Aves. O avançado de 19 anos reagiu à estreia de sonho nas redes sociais. “Extremamente feliz e orgulhoso pela estreia com o manto sagrado e uma grande vitória, é o concretizar de um sonho! Feliz por contribuir com dois golos”, escreveu Gonçalo Ramos.
Por falar em Benfica, o Deportivo Alavés anunciou o regresso de Fejsa aos encarnados, findo o empréstimo do médio sérvio ao clube espanhol. O próprio jogador já tinha dado conta da situação, mas foi agora a equipa a fazê-lo através de nota oficial, onde formalizou a saída de seis jogadores que faziam parte do plantel por empréstimo: Fejsa, Roberto Jiménez, Camarasa, Magallán, Burke e Aleix Vidal. Emprestado no mercado de janeiro, Fejsa realizou 13 partidas pelo Alavés, que terminou a Liga Espanhola em 16º lugar.
No que concerne ao FC Porto, esta quarta-feira também foi dia de regresso aos treinos com vista ao embate frente ao SC Braga da última jornada do campeonato. Sérgio Conceição voltou a não poder contar com Marcano e Sérgio Oliveira, que realizaram tratamento às respetivas lesões.
Também ficaram conhecidos, esta quarta-feira, os árbitros para a última jornada da Liga Portuguesa. Fábio Veríssimo foi o nomeado para o dérbi entre Benfica e Sporting, no Estádio da Luz. Pedro e Pedro Martins serão os assistentes, com André Narciso como quarto árbitro, Rui Costa no VAR e Tiago Costa a AVAR. No SC Braga-FC Porto estará Jorge Sousa, assistido por Sérgio Jesus e Nuno Manso, com Cláudio Pereira a quarto árbitro, Bruno Esteves a VAR e Venâncio Tomé AVAR. Nos jogos que decidem a Liga Europa, Tiago Martins apitará o Marítimo-FC Famalicão e Manuel Oliveira o Boavista-Rio Ave. Quanto aos compromissos da luta pela permanência, o Portimonense-CD Aves será ajuizado por Hugo Miguel, o Vitória FC-Belenenses SAD por Artur Soares Dias e o Moreirense-CD Tondela por Luís Godinho.
Em Espanha, Modric comentou aquele que foi o primeiro título conquistado pelo Real Madrid após a saída de Cristiano Ronaldo. “É supérfluo falar da importância do Cristiano para o Real Madrid, mas devo dizer que nós não nos sentimos sobrecarregados pela ausência dele, no sentido de não sermos capazes de cultivar as mesmas ambições. Estávamos convencidos que íamos continuar a ganhar troféus porque, apesar da valia individual do Cristiano, a equipa está sempre acima de todos e é a maior força que se pode ter” salientou o médio ao jornal croata Sportske Novosti.
Com o mercado de transferências a começar a animar, Ibrahimovic revelou que ainda ninguém falou com ele sobre o futuro no Milan. “Ainda tenho três jogos para fazer, faltam dez dias até o final do campeonato e ninguém me disse nada sobre o meu futuro. Nem eu esperava outra coisa. Aqui há notícias todos os dias e já nem sei em quem acreditar. Só sei que desde que cheguei a Milão, estamos em segundo ou terceiro lugar”, referiu o avançado sueco após o triunfo dos rossoneri sobre o US Sassuolo na terça-feira. Ibrahimovic considera ainda que “a equipa acredita no que está a fazer” e defendeu Stefano Piolo. “Seguimos sempre o treinador, estamos todos com ele”. Ibrahimovic tem contrato com o Milan até ao final desta temporada.
Comentários 2