O CD Tondela ganhou por 2-0 na receção ao CD Aves nesta quinta-feira para a 26ª jornada da Liga Portuguesa, com Ronan em destaque ao bisar. Com esta vitória, os beirões ganham fôlego na luta pela permanência e afundam os avenses na lanterna vermelha da qual fica cada vez mais impossível sair. As duas equipas partiram para este compromisso numa série de seis jogos seguidos sem vencer, embora o Tondela até tivesse empatado com o Benfica na ronda que marcou o regresso do campeonato.
Foi o Tondela quem entrou melhor na partida e a recompensa teve lugar logo aos onze minutos com Ronan a inaugurar o marcador e com nota artística. Na sequência de um passe longo de João Pedro, Richard ganhou nas alturas e deu para Ronan, que dentro da área dominou de costas para a baliza, rodou sobre si próprio, simulou o remate deixando adversários pelo caminho e atirou com tranquilidade para o fundo das redes.
O Aves ainda podia ter empatado aos 18 minutos, com Falcão a rematar por cima. O Tondela também esteve perto de aumentar a vantagem antes do intervalo com Buatu a cortar em cima da linha um cabeceamento de Valente. O segundo tempo começou com os avenses a ficarem reduzidos a dez devido à expulsão de Mangas, que viu o segundo amarelo por uma entrada dura aos 46′.
Ronan voltou a brilhar aos 57 minutos ao fazer o 2-0. A jogada começou num pontapé de canto curto em que Xavier passou para Richard cruzar para a área do Aves, onde Ronan ganhou nas alturas e cabeceou colocado ao ângulo da baliza adversária sem qualquer hipótese. Rúben Fonseca ainda podia ter feito o 3-0 aos 75′, mas rematou ao poste. Aos 88′, Yamga também desperdiçou.
Com este resultado, o Tondela está em 14º lugar com 29 pontos, nove acima da zona de descida de divisão. Já o Aves é último classificado com 13 pontos, já a 12 de distância do FC Paços de Ferreira, a primeira equipa que aparece em zona de permanência, mas que até tem de jogar ainda nesta ronda.
Veja abaixo o resumo desta partida.