Esta sexta-feira foi marcada por reforços do Benfica a chegar a Lisboa e pelo regresso das noites de gala da Liga dos Campeões. Apesar do bis de Cristiano Ronaldo e de vencer por 2-1, a Juventus foi eliminada pelo Olympique Lyon e não vai marcar presença em Lisboa na final-eight. O Manchester City venceu o Real Madrid por 2-1 a avançou para a fase seguinte. Veja aqui os golos das duas partidas. A competição continua no fim-de-semana, tal como pode ver no habitual guia de jogos a acompanhar, preparado pelo João Pedro Cordeiro.
No que toca ao Benfica, Pedrinho foi o primeiro a aterrar em Lisboa e até já tirou a habitual fotografia com a camisola dos encarnados. “Estava bastante ansioso por poder estar aqui. Neste tempo no Brasil, acompanhei o Benfica, estive a torcer. Sempre foi um sonho jogar na Europa e numa grande equipa como é o Benfica. Quero trabalhar cada vez mais para fazer a minha história aqui”, referiu Pedrinho, citado pelos media das águias. Pedrinho mostrou-se ainda desejoso de ser treinado por Jorge Jesus. “Estou ansioso por trabalhar com Jorge Jesus, com certeza. Todos nós, brasileiros, sabemos o grande trabalho que ele fez no Flamengo. Grandes jogadores evoluíram bastante com ele, e eu quero isso também, poder trabalhar com ele e evoluir. Tenho a certeza de que dará muito certo, porque ele é um grande treinador numa grande equipa.”
Umas horas depois, foi a vez de Gilberto chegar à capital. O lateral direito ainda não foi confirmado pelo Benfica, mas tem sido constantemente ligado ao clube, com a generalidade da imprensa nacional desportiva a dar conta de que o negócio está fechado. O defesa do Fluminense foi recebido pelo mesmo funcionário do Benfica que esteve na chegada de Pedrinho e não falou aos jornalistas. O Benfica prepara-se para começar a época com treinos no relvado a partir de dia 10.
Já Bruno Henrique negou qualquer contacto com o Benfica e diz-se estar “focado” a cem por cento no Flamengo. “Estou muito tranquilo em relação a tudo. Especulações saem a todo o momento. Mas não chegou nada a mim ou ao Flamengo. O Flamengo e eu temos uma relação muito boa desde a primeira conversa que tivemos em Belo Horizonte, quando soube que vinha para cá, e continua assim até hoje. A minha cabeça está focada no Flamengo, em fazer outra vez mais um grande ano, chegar no final da época e pode conquistar tudo o que conquistámos no ano passado”, disse o atacante em entrevista ao Esporte Espetacular.
A UEFA vai manter as restrições de fair-play financeiro ao FC Porto em 2020/21. “O FC Porto cumpriu apenas parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20. Considerou-se que o FC Porto cumpriu apenas parcialmente as metas estabelecidas para a temporada 2019/20 e, como resultado, as medidas desportivas condicionantes previstas no seu acordo, como a limitação do número de jogadores na lista A (nas competições europeias) e as restrições de transferências, continuarão a aplicar-se na temporada 2020/21”, pode ler-se na nota divulgada pelo organismo que gere o futebol europeu.


Relativamente ao Sporting, não se pensa em vender a maioria da SAD a um privado. Foi essa a garantida deixada por André Bernardo, administrador da SAD leonina. “Em primeiro lugar há que esclarecer que esta direção do Sporting não pondera vender a maioria da SAD. Considera sim que uma decisão desta natureza, como outras, deve ser decidida por todos os sócios”, referiu o dirigente no editorial desta semana do jornal Sporting. Por isso mesmo, sugere a ideia do i-voting para dar voz aos associados. “Podem ser 10, 80, 100, 500 os sócios a decidir por toda a restante maioria de sócios o futuro do clube ou podem ser todos os sócios (elegíveis para tal). Há vários temas importantes a rever nos estatutos, mas o i-voting é o mais prioritário porque é o que permite a decisão por todos os sócios em relação aos demais. É seguro e, sem dúvida alguma, mais robusto que a atual contagem manual de votos. Acresce que o processo é conduzido por uma empresa externa independente. Aliás, o método é o mesmo que o do voto eletrónico que já existe no Sporting, mas sem exigir a presença física do sócio. O que significa que o mesmo tem de se autenticar.”
Davidson vai deixar o Vitória SC e rumar ao Analyaspor, da Turquia, anúncio feito pelo empresário do jogador. “O Vitória para mim é um clube muito especial e essa passagem que eu tive nesses dois anos foi muito importantes para mim. Aqui tive um crescimento profissional e pessoal. É um clube que me acarinhou muito desde quando eu cheguei e que tem uma massa associativa muito grande”, referiu Davidson. O atacante chegou a Portugal em 2015 e representou SC Covilhã e GD Chaves, para além dos vimaranenses.
Há mais algumas mexidas no mercado para dar conta. O Marítimo anunciou que Joel Tagueau fica em definitivo no clube por mais duas temporadas, depois de ter chegado emprestado pelo Cruzeiro na época passada. Já o Vitória SC vai continuar com Poha depois de chegar a acordo com o Stade Rennes para a transferência do jogador que esteve em Guimarães cedido na temporada passada e assina com os minhotos até 2024.
A Liga emitiu um comunicado em relação à exclusão do Vitória FC das provas profissionais, para dar conta de que está dentro dos prazos regulamentares para apreciar o recurso apresentado pelos sadinos. “No prazo de três dias uteis após o recebimento das oposições dos interessados, a Liga Portugal sustenta a sua decisão, organiza o processo e remete-o ao Presidente do Conselho de Justiça (da FPF) conforme n.º 4. Assim, dúvidas não restam que a Liga Portugal está dentro dos prazos regulamentares para apreciar e enviar o recurso do Vitória Futebol Clube”, pode ler-se no comunicado.
Ainda no futebol português, o Feirense voltou a levar a público a indignação pela subida de Nacional e Farense ao principal escalão quando a Segunda Liga foi dada por terminada com dez jornadas ainda por disputar, devido à pandemia de Covid-19. O clube de Santa Maria da Feira já recorreu da decisão, mas o Tribunal Arbitral do Desporto declarou-se incompetente para resolver o caso, pelo que prevaleceu a decisão da Liga. “Pergunta-se então, perante tamanho imbróglio processual: Quem é competente para decidir este caso? Que justiça desportiva é esta que nega decidir um caso complicado? Por que motivo existem Leis e regulamentos que estabelecem um caminho e depois os órgãos da justiça desportiva vêm dizer que são incompetentes?”, por ler-se no comunicado lançado pelo Feirense, que salientou o facto de ir continuar a “recorrer das decisões do TAD que lhe negaram justiça”.
Na madrugada passada, Nani esteve em destaque com um bis que colocou o Orlando City na final do torneio de regresso da MLS, que está a decorrer no complexo da Disney, na Flórida. O internacional português marcou dois golos no triunfo por 3-1 da equipa onde também atua o jovem defesa João Moutinho sobre o Minnesota United. O emblema de Orlando vai disputar a final contra o Portland Timbers (ganhou por 2-1 ao Philadelphia Union), a 12 de agosto.
Comentários 1