O Real Madrid chegou à liderança da Liga Espanhola ao ganhar por 2-1 na deslocação ao terreno da Real Sociedad, este domingo, no fecho da 30ª jornada. Com este triunfo, os merengues ficam no topo da tabela classificativa com os mesmos 65 pontos que o rival FC Barcelona.
Depois de uma primeira parte sem golos, Sergio Ramos colocou o Real Madrid na frente aos 50 minutos na cobrança de uma grande penalidade. O central espanhol teve de sair dez minutos depois de fazer o golo por estar tocado. Benzema aumentou a vantagem dos madrilenos aos 70 minutos, após assistência de Fede Valverde.
A Real Sociedad ainda conseguiu reduzir na reta final da partida com um golo de Merino aos 83 minutos, mas já não foi a tempo de conseguir o empate e saiu mesmo sem pontos deste compromisso. Os bascos ficam, assim, na sétima posição da Liga Espanhola com 47 pontos, a um do Getafe CF, quinto classificado, e a cinco do Sevilha FC, que está em quarto lugar.
Em Valência foi dia de Gonçalo Guedes. O internacional português marcou um golaço e fez uma assistência na vitória por 2-0 diante do Osasuna. Logo aos 12 minutos de jogo, Guedes arrancou de meio-campo até à área contrária, deixou para trás quatro adversários e rematou para o fundo das redes. Aos 35′ Guedes recuperou a bola a meio-campo e desmarcou Rodrigo que fez o 2-0 para o Valência CF (Thierry Correia não saiu do banco de suplentes. Com este resultado, o emblema ché fica na oitava posição com 46 pontos, a morder os calcanhares aos lugares europeus. Já o Osasuna vai em 12º lugar com 35 pontos, nove acima da zona de descida.
O dia da Liga Espanhola começou com uma goleada de 6-0 do Celta de Vigo aplicada ao Deportivo Alavés na Galiza. Murillo (aos 14′), Iago Aspas de penálti (20′), Rafinha (40′ e 41′), Nolito de grande penalidade (78′) e Santi Mina (86′) foram os autores da meia dúzia de golos na partida. O Alavés ficou jogar com dez logo aos 27 minutos, estava o resultado em 2-0, por vermelho direto a Aguirregabiria. O Celta respira um pouco melhor na luta pela permanência e fica quatro pontos acima dos lugares de descida. O Alavés está um pouco mais acima com nove pontos de avanço sobre a linha de água.