Pedro Proença reagiu, esta segunda-feira, ao possível cenário de demissão como presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional ao referir que ficará no cargo enquanto os clubes quiserem. O futuro do dirigente vai ser discutido numa Assembleia-Geral a 9 de junho, na sequência do desagrado de alguns clubes devido a uma carta escrita pelo antigo árbitro a Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República, a sugerir que os jogos do campeonato fossem transmitidos em sinal aberto.
“Há alturas que temos clubes mais satisfeitos, insatisfeitos. Aceitamos, com a normalidade possível e ainda mais quando tivemos de tomar decisões difíceis, quando o Governo decidiu suspender a Segunda Liga. Tendo de assumir uma classificação final, evidente que as decisões agradam a uns e a outros não agradam. O que eu tenho dito aos clubes é que a Liga é dos clubes e o presidente da Liga estará só na Liga enquanto os clubes quiserem. O momento de responsabilidade é de retomar as competições profissionais, se não retomarem, teremos realidades em estado de insolvência. Quanto ao resto, o presidente estará sempre disponível para todas as propostas”, referiu Proença após uma reunião na Câmara Municipal do Porto, sem revelar se irá ou não apresentar a demissão.
No que diz respeito à proposta de encontros do campeonato em sinal aberto, Proença explicou que a idade não é exclusiva da Liga e deu como exemplo a Bundesliga e Itália. “Penso que essa ideia não é só defendida pela Liga Portugal. Foi defendida pela Bundesliga e está agora a ser discutida pela Liga italiana. É fácil perceber o que se pretende. Sabemos que vamos ter jogos à porta fechada, o público não vai poder aceder à visualização dos jogos. O que tentámos potenciar foi que a entidade governamental pudesse injetar dinheiro nos canais generalistas, que estes pudessem adquirir conteúdos dos operadores, os operadores poderem ser ressarcidos de toda a penalização que tiveram durante estes dois meses e poderem pagar aos clubes, os seus verdadeiros clientes. Além de não ter pessoas aglomeradas à volta do estádio quando os jogos acontecerem e proporcionar, num momento difícil para as famílias portuguesas, [que estas] assistam aos jogos.”
Ora, algumas horas antes das palavras de Proença, o Cova da Piedade anunciou que também abandonou a direção da Liga de Clubes, depois de Benfica o ter feito. O clube de Almada explica a decisão ao dar conta que não se revê nos atos de Proença “contrários aos princípios e funções que os membros da direção estão obrigados a respeitar”. “Convidamos o atual presidente a retirar as devidas ilações e a demitir-se de funções, uma vez que o atual momento do futebol e do nosso país exige que à frente desta direção esteja uma pessoa que trabalhe para a união dos clubes e a defesa dos seus interesses e não para fomentar a desunião em prol de uma qualquer agenda de interesses pessoais”, pode ler-se no comunicado. De referir que o Cova da Piedade foi um dos clubes que descem da Segunda Liga para o Campeonato de Portugal, situação que o clube já recorreu para o Conselho de Justiça.
Com a Liga Portuguesa a regressar a 3 de junho, o Futebol de Verdade também esteve de volta nesta segunda-feira, tal como pode ver aqui. Nesta edição, o António Tadeia comentou as eleições do FC Porto, o calendário do que falta jogar na Liga e a confusão que anda aí com as empresas detentoras de direitos televisivos. Tal como já sabe, o Futebol de Verdade vai para o ar de segunda a sexta-feira, a partir das 12h30, aqui no site.
Precisamente um dos temas abordados no Futebol de Verdade, as eleições do FC Porto têm mexido com a atualidade azul e branca. Nesta segunda-feira, Pinto da Costa deixou uma mensagem aos adeptos dos dragões, na qual frisou que o FC Porto “não abdicará de ser um clube incómodo” e deu conta de que pretende a Cidade do Porto a funcionar durante o próximo mandato. “Apesar de várias dificuldades, nos últimos anos tivemos capacidade para formar uma extraordinária geração de jogadores, que alcançou o topo da Europa e que já começa a dar cartas ao mais alto nível. Acredito que o sucesso do FC Porto no presente e no futuro passa por muitos desses atletas, e tenho a convicção de que poderemos fazer ainda mais e melhor quando entrar em funcionamento, durante o próximo mandato, a Cidade do FC Porto, um conjunto de instalações de ponta que será muito mais do que um centro de treinos ou de estágio”, referiu o atual presidente dos dragões no site oficial da candidatura. As eleições no FC Porto estão marcadas para 6 e 7 de junho e contam com três candidaturas, encabeçadas por Pinto da Costa, Nuno Lobo e José Fernando Rio.
Por falar em FC Porto, Marcano foi operado com sucesso ao joelho direito, informou o clube nesta segunda-feira. O central espanhol sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior. Sem dar conta do tempo de paragem do defesa, os azuis e brancos referiram através de nota que “já iniciou o processo de recuperação”. Marcano somava 37 compromissos pelos azuis e brancos nesta época.


Já nesta segunda-feira, os estádios do Rio Ave e do CD Aves foram aprovados para receberem jogos da Liga. A Liga explicou que ambos receberam “parecer favorável da Administração Regional de Saúde do Norte”, embora o do Aves não possa utilizar o sistema de ar condicionado na zona técnica. Assim, são 14 os estádios aprovados para o regresso da Liga, agendado para 3 de junho. Só os recintos de Belenenses SAD, Santa Clara, Vitória FC, Moreirense e FC Famalicão não foram aprovados, até agora.
O Santa Clara vai jogar os jogos caseiros que restam do campeonato na Cidade do Futebol em Oeiras e viaja para Lisboa na próxima sexta-feira, avançou a agência ‘Lusa’. O emblema açoriano tem chegada prevista durante o final da tarde e sairá de imediato para a unidade hoteleira onde ficará instalado. Ainda na mesma publicação está referido que o clube viajará num voo fretado e com custo de cerca de 30 mil euros. Enquanto estiverem em Portugal Continental, os açorianos têm de permanecer em confinamento obrigatório no hotel e podem sair apenas para treinar e jogar.
Já na Segunda Liga, o Vilafranquense anunciou Quim Machado como o treinador para a próxima temporada. “O que me levou a abraçar este projeto foi a abordagem das pessoas do clube, a ambição demonstrada e o projeto em si. E pessoalmente, depois deste ano sabático, queria voltar ao ativo com um projeto que condiz com a minha imagem e acho que neste momento o Vilafranquense dá-me essa possibilidade”, explicou o técnico através de videoconferência transmitida nas redes sociais, nesta segunda-feira.
Lá fora, más notícias para João Félix e o Atlético Madrid. O internacional português sofreu uma entorse de “grau baixo” no ligamento lateral interno do joelho esquerdo, informaram os colchoneros. Ainda assim, não é certo o tempo de paragem do jovem avançado, com o clube madrileno a referir que este “está pendente de evolução”. A imprensa espanhola avança uma paragem de três semanas, o que não deverá afastar Félix do regresso da Liga Espanhola (previsto para 11 de junho), pois o português tem de cumprir um jogo de castigo, por acumulação de amarelos, que será a deslocação ao reduto do Athletic Bilbau.


No Brasil, o Campeonato Carioca deverá voltar a 14 de junho, depois de uma reunião no domingo onde não estiveram presentes Botafogo e Fluminense. Marcelo Crivella, autarca do Rio de Janeiro, autorizou o regresso ao trabalho dos clubes a partir desta terça-feira. No entanto, os treinos coletivos será apenas possíveis a partir de junho, embora o Flamengo de Jorge Jesus já o tenha feito.
De Itália surge um possível obstáculo à continuação da carreira de Ibrahimovic. Segundo se escreve na imprensa do país, o avançado do Milan lesionou-se nesta segunda-feira num treino, com suspeitas de ser problemas num dos gémeos e será submetido a exames amanhã. O sueco foi visto a sair a coxear do centro de treinos, avançam ainda as publicações italianas. O Milan ainda não deu informações sobre o assunto até agora. Ibra tem contrato com os rossoneri até ao final da época com opção de o prolongar até 2022.
A Bundesliga vai fazer com que o mundo do futebol fique em suspenso na terça-feira a partir das 17h30 com o clássico entre Borussia Dortmund e Bayern Munique, os dois primeiros classificados. O Dortmund tem boas notícias para o duelo com as recuperações de lesão de Witsel e Hummels, pelo que estão aptos, tal como confidenciou o treinador Lucien Favre. Do lado do Bayern, Thiago não poderá ir a jogo devido a um problema muscular.