Sporting e Rio Ave seguiram para o play-off da Liga Europa e estão a um jogo apenas da fase de grupos. Os leões ganharam em Alvalade ao Aberdeen FC por 1-0, graças a um golo madrugador do jovem Tiago Tomás, e vão agora receber os austríacos do LASK Linz, que se impuseram categoricamente ao Dunajska Streda, da Eslováquia, por 7-0. Em Instambul, foi mais demorado o apuramento do Rio Ave, que precisou do desempate por grandes penalidades para afastar o Besiktas, depois de um empate a um golo nos 120 minutos: Yalcin abriu o marcador para os turcos, Bruno Moreira empatou aos 85′. No desempate, os turcos perderam dois castigos máximos (um deles defendido por Kieszek) e o Rio Ave ganhou por 4-2. O Rio Ave prepara-se agora para receber o Milan, que alinhou com uma equipa cheia de segundas escolhas e teve mais dificuldades dos que as esperadas para ganhar em San Siro aos noruegueses do Bodo/Glimt por 3-2.
“Neste estádio, contra este clube, conseguir fazer a exibição que fizemos e levar de vencida… Podia ter sido nos 120 minutos. Conseguimos nos penaltis, fomos felizes. Penso que é merecido”, disse no final do jogo de Istambul Augusto Gama, treinador-adjunto do Rio Ave, que foi à flash-interview porque o técnico principal, Mário Silva, não tem o nível UEFA Pro. “Tivemos alguma dificuldade na primeira parte, mas corrigimos ao intervalo e passámos a jogar com três atrás. Tivemos mais largura e espaço para entrar por dentro. Criámos oportunidades e empurrámos o Besiktas para trás”, completou Gama.
“Estou muito feliz por ter feito o meu primeiro golo oficial pelo Sporting. É algo com que sonhava desde pequenino. Ainda por cima na minha estreia europeia. É uma noite inesquecível”, comentou no final do jogo de Alvalade Tiago Tomás. “Era o primeiro jogo da época, contra um adversário que vinha com vários jogos oficiais. A equipa deu uma resposta muito boa, face à preparação diferente do que é costume que este jogo teve. Saímos daqui com boas sensações e com o primeiro objetivo atingido”, afirmou no final Emanuel Ferro, o adjunto de Rúben Amorim que dirigiu a equipa face à quarentena a que foi submetido o treinador principal.
Ao mesmo tempo que se disputava a terceira pré-eliminatória da Liga Europa, jogava-se em Budapeste a Supertaça Europeia, entre o Bayern e o Sevilha FC. Os alemães juntaram mais um troféu ao pleno que traziam da época passada, ganhando a partida por 2-1, ainda que só após prolongamento. Com o ex-sportinguista Acuña no banco, os espanhóis até marcaram primeiro, por Ocampos, de penalti, logo aos 13′. O Bayern empatou aos 34′, por Goretzka, ainda viu o VAR anular um golo a Lewandowski aos 51′, e só chegou à vantagem aos 104′, num golo de Javi Martínez.
Enquanto uns jogavam, outros preparavam-se para jogar. Amanhã começa já a segunda jornada da Liga, com um interessante SC Braga–Santa Clara, que foi um dos pontos de destaque do fim-de-semana a ver a bola, a antevisão dos jogos mais interessantes dos próximos dias, esta semana assinada pelo João Pedro Cordeiro. Carlos Carvalhal, treinador dos bracarenses, abordou a partida no sentido de reconhecer que “há ainda uma grande diferença de SC Braga e Sporting para FC Porto e Benfica“. “Mas não é isso que nos preocupa. É, sim, lutar pelos três pontos com espírito de vitória e ambição máxima, como fizemos no Dragão”, concluiu. Daniel Ramos, treinador do Santa Clara, reconheceu a ambição dos bracarenses, mas não foi muito na conversa de um adversário abaixo dos candidatos ao título. “Além do bom plantel que já tinha, o SC Braga ainda melhorou”, afirmou, não negando que chega a Braga a pensar nos três pontos. “Se a equipa for muito competente durante muito tempo terá possibilidades de sair com um bom resultado”, finalizou.
No mercado, o FC Porto já resolveu dois dos dossiers que tinha pendentes, uma vez que Aboubakar já está na Turquia, onde vai representar o Besiktas, e que Soares já partiu para a China, onde vai assinar pelo Tianjin Teda. “Guardo boas recordações do FC Porto, mas vou com a ambição de conhecer novos lugares e uma nova cultura. Foi uma decisão minha”, declarou Soares no aeroporto. Também resolvida está a questão em torno de Fejsa, médio com quem Jorge Jesus não contava no Benfica e que já é reforço confirmado do Al Ahli, da Arábia Saudita. Por confirmar oficialmente estará ainda o empréstimo de Florentino ao AS Mónaco, ainda que o jogador já tenha viajado para o principado.
Internacionalmente, os destaques vão para a contratação do guarda-redes Mendy por parte do Chelsea, tendo os londrinos pago 20 milhões de euros pelo guardião do Stade Rennes. Igualmente em Inglaterra, o Leeds United assegurou a contratação de Diego Llorente à Real Sociedad. Quem também deixa Espanha é Arias, antigo lateral do Sporting, que o Atlético Madrid emprestou ao Leverkusen. E foi de Espanha que chegaram as emoções do dia: Suárez não conteve as lágrimas na despedida do FC Barcelona, agora que se prepara para ser jogado do Atlético Madrid. “À parte do jogador, há um ser humano, que tem sentimentos”, disse o uruguaio, que foi dispensado por Ronald Koeman.
Comentários 1