Pinto da Costa foi reeleito para o 15º mandato na presidência do FC Porto no quadriénio 2020/2024, cargo que ocupa há 38 anos. Nas eleições que decorreram entre sábado e este domingo – em que Pinto da Costa teve pela primeira vez dois concorrentes – a Lista A recolheu 68,65 por cento dos votos, contra 26,44% de José Fernando Rio (Lista C) e 4,91% de Nuno Lobo (Lista B). Numa votação que contou com 8.480 sócios dos azuis e brancos, a maior adesão neste século, Pinto da Costa considerou que foi dado um “exemplo de vitalidade” e uma “resposta extraordinária”. “Muito contente com a forma como decorreu este ato eleitoral. Para quem pôs em dúvida a forma como poderia, levantou suspeitas da sua seriedade, teve uma resposta extraordinária da massa associativa. Exemplo de vitalidade, ordem, respeito e interesse na vida do FC Porto. É notável. Muita gente que teve receio de sair, não houve o mínimo de perigo de infração ou contágio”, referiu.
No que toca a prioridades, a futura Cidade do FC Porto está no topo da lista. “Serão muitas prioridades, como o centro de estágio, manter a competitividade das equipas, fazer crescer massa associativa e mantê-la unida”, frisou Pinto da Costa. Com a tomada de posse a decorrer na terça-feira às 18h00, o presidente dos dragões não escondeu a satisfação. “É muito mais de metade da minha vida dedicada ao FC Porto. Enquanto os sócios quiserem que continue, continuarei com o mesmo entusiasmo do primeiro dia.”
Em relação a Sérgio Conceição, Pinto da Costa referiu que estão em perfeita comunhão e que a reeleição não reforça nada. “Sérgio Conceição não tem nada a ver com este ato eleitoral, tem contrato por mais um ano, fosse qual fosse o resultado, ele continuava. [Sérgio Conceição] Está concentrado em trabalhar com a equipa para alcançar os objetivos, [os resultados das eleições] não reforçam nada, nem a confiança. Tenho confiança total nele e ele em mim. Sabemos o que queremos, estamos em comunhão perfeita de ideais.”
“Agradeço a todos os sócios que votaram e, de uma maneira especial, aos que confiaram em mim e que, num momento em que não é fácil para ninguém, vieram dar um voto de confiança, um sinal de estímulo que é muito importante para as batalhas que seguem. Como sempre, colocarei os interesses do FC Porto acima de tudo, farei tudo pelo FC Porto”, concluiu ainda Pinto da Costa.
Na eleição para o Conselho Superior, órgão consultivo do clube, a Lista A venceu igualmente e com 64,96% dos votos, elegendo 14 membros efetivos. A Lista B elegeu três membros (15,4%), assim como a Lista D (apenas candidata a este órgão) com 16,12%.
Relativamente ao futebol dentro das quatro linhas, este domingo contou com a vitória do FC Paços de Ferreira frente ao Rio Ave (3-2) em Vila do Conde, num jogo marcado por um vendaval e por levar a equipa de Pepa a respirar melhor rumo à permanência na Liga Portuguesa, enquanto os vilacondenses ficaram sem o quinto lugar. Veja aqui os golos e resumo do jogo. Em solo alemão, a 30ª jornada da Bundesliga ficou concluída com um VfL Wolfsburgo cada vez mais europeu após a vitória por 1-0 diante do quase condenado Werder Bremen. Para o Schalke 04 é que a vida continua a correr mal e já com 12 jogos seguidos sem vencer no campeonato – nesta tarde foi um empate a uma bola na deslocação ao reduto do Union Berlim. FC Augsburgo e FC Colónia encerraram a ronda com uma igualdade 1-1. Veja aqui todos os golos deste domingo da Liga Alemã. Destaque ainda para a Grécia, onde o Olympiacos de Pedro Martins ganhou por 1-0 ao PAOK de Abel Ferreira e aumentou para 17 os pontos de avanço na liderança do campeonato helénico. Rúben Semedo e José Sá foram titulares no Olympiacos, enquanto Vieirinha jogou de início no PAOK.

Na sequência da notícia do Público sobre as relações duvidosas entre Benfica e CD Aves, a publicação avançou neste domingo que Paulo Gonçalves, antigo assessor jurídico da SAD encarnada – saiu em setembro de 2018 -, mantém relação com a sociedade benfiquista e que o jurista está referido como “secretário” da SAD das águias nos registos da conservatória. Uma fonte das águias desmentiu essa mesma situação ao jornal O Jogo. “A Benfica SAD não tem, nem nunca teve, secretário nomeado na conservatória de registo comercial”, referiu a dita fonte. A publicação que refere ainda que essas funções terão sido desempenhadas pelo advogado em 2009/10, depois substituído por Miguel Moreira, atual diretor financeiro da SAD benfiquista. Paulo Gonçalves vai responder em julgamento pelos crimes de corrupção ativa, violação de segredo de justiça, violação dever de sigilo e acesso indevido, no caso ‘e-Toupeira’.
Já SAD do CD Aves reagiu, este domingo, à reportagem do Público que se baseou numa alegada existência de “negócios duvidosos” entre a sociedade avense e o Benfica. A SAD do Aves mostrou total disponibilidade para colaborar com a justiça caso seja necessário e revelou que até já tinha pedido uma auditoria ao exercício das administrações anteriores. “Na sequência das notícias dos últimos dias, que envolvem a SAD do CD Aves, a atual administração garante estar totalmente disponível para colaborar com a justiça no apuramento de responsabilidades, de modo a repor o seu bom nome. Atenta ao evoluir da situação, a SAD do CD Aves tinha já pedido uma auditoria externa ao exercício de administrações anteriores, que tem na sua posse e que está a ser analisada para eventual apuramento de responsabilidades”, pode ler-se no comunicado.
“A atual administração sublinha ainda que a sua gestão ao longo da presente temporada foi muito penalizada por força da herança recebida das gestões anteriores, que acabaram por condicionar as verbas que planeava aplicar não só na construção do plantel, como no desenvolvimento das estruturas do clube. Como tal, a atual administração do CD Aves reserva o seu direito de apurar responsabilidades através dos competentes meios legais”, concluiu a SAD avense.
O Sporting já prepara a receção ao FC Paços de Ferreira, marcada para sexta-feira, 12 de junho, depois de voltar à Liga Portuguesa com um empate diante do Vitória SC (2-2). Os leões treinaram na manhã deste domingo e tiveram três baixas no relvado. “Wendel esteve no ginásio e realizou trabalho específico no relvado, enquanto Joelson Fernandes fez ginásio e relvado”, refere uma nota publicada pelo Sporting, com “Luiz Phellype a manter a situação clínica dos últimos dias”. Os comandados de Rúben Amorim voltam a treinar na manhã de segunda-feira.

Também neste domingo, a Liga Portuguesa de Futebol apresentou uma queixa-crime contra José Godinho, antigo presidente da UD Oliveirense, na sequência de um documento onde é pedida a saída de Pedro Proença do organismo. Essa mesma queixa intima José Godinho a identificar os “14 elementos que alegadamente” assinaram o documento, referiu fonte da Liga à agência Lusa. De recordar que na última semana, um grupo composto por 15 ex-presidentes e dirigentes, com José Godinho como porta-voz, apelou à saída de Pedro Proença da presidência do organismo, ao considera que este era o responsável pela “situação danosa” do futebol profissional em Portugal.
Lá fora, Bonucci teceu rasgados elogios ao colega de equipa Cristiano Ronaldo. O central da Juventus considerou que a paragem no futebol devido à pandemia de Covid-19 não afetou de todo a forma física do internacional português. “O Ronaldo voltou como antes. É um superatleta, um grande profissional”, referiu o defesa italiano em declarações reproduzidas pela Gazzetta dello Sport. No entanto, Bonucci pensa que os jogadores vão sentir dificuldades no regresso à competição, com a Liga Italiana a voltar a 20 de junho e a Taça de Itália já no dia 12. “Após o teste positivo do Rugani fomos forçados a duas semanas de total inatividade. Depois disso é que iniciámos trabalho físico em casa. Tentámos fazer o trabalho correto, com os técnicos, mas estivemos a navegar à vista. Não estamos habituados a uma pausa tão grande, a parar a época a meio e depois retomar. Nunca aconteceu”, salientou Bonucci.