Um penalti falhado pelo central brasileiro Welinton, que chutou por cima da barra da baliza de Kieszek, e uma defesa do guardião polaco ao remate que se seguiu, de Larin, permitiram ao Rio Ave festejar em Istambul o apuramento para o playoff da Liga Europa, depois de um empate a uma bola com o Besiktas. No desempate por penaltis, os vila-condenses ganharam por 4-2, não falhando uma única concretização: marcaram Bruno Moreira, Aderlan, Jambor e Matheus Reis.
Durante os 90 minutos, os turcos foram os primeiros a marcar, por intermédio de Yalcin, aos 15′. O ponta-de-lança chegou a um cruzamento do lateral direito, Uysal, e cabeceou sem problemas para adiantar a sua equipa, como pode ver aqui:
Beşiktaş 1-0 Rio Ave
— GOLALOO (@GOLALOO5) September 24, 2020
Gol Güven Yalçın, Asist Necip Uysal pic.twitter.com/JUGoznYu9z
O Rio Ave falhou a entrada no jogo e durante toda a primeira parte esteve à beira de sofrer o segundo golo. Dorukhan, por exemplo, apareceu isolado frente a Kieszek, aos 34′, mas viu o guarda-redes polaco e o poste impedir o segundo golo da equipa da casa. Kieszek, aliás, voltou a estar em foco aos 42′, quando impediu Yalcin de marcar, defendendo um remate do ponta-de-lança após cruzamenrto de Lens.
Na segunda parte, no entanto, o Rio Ave melhorou de rendimento. Aos 57′, após cruzamento de Carlos Mané, Bruno Moreira podia ter empatado o jogo, mas viu o cabeceamento esbarrar na barra. Mário Silva foi então mexendo na equipa. Primeiro chamou ao jogo Diego Lopes, abdicando de Piazón. O Besiktas parecia esperar apenas pelo final do jogo, mas o Rio Ave ameaçava empatar. Geraldes esteve perto do 1-1 aos 78′, Carlos Mané imitou-o aos 82′, e Bruno Moreira marcou mesmo aos 85′. No seguimento de um cruzamento de Carlos Mané, o ponta-de-lança cabeceou para o fundo das redes, como pode ver aqui:
Golo do @RioAve_FC! Golo do Bruno Moreira! Que jogada incrível e a cabeçada perfeita.#sporttvportugal #uefaeuropaleague #europaleague #ligaeuropa #besiktasfk #besiktas #rioavefc #rioave #brunomoreira pic.twitter.com/zFnT5ioLJp
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) September 24, 2020
O jogo seguiu assim para prolongamento, mas não sem antes os vila-condenses terem passado por um enorme susto, quando Bernard Mensah acertou no poste, aos 90′. A meia-hora suplementar decorreu sem grandes alterações, com as duas equipas a mostrarem-se incapazes de ferir o adversário, pelo que o jogo acabou mesmo por ser decidido nos pontapés da marca de grande penalidade.
Outros resultados já disponíveis da jornada de hoje da Liga Europa (a negro as equipas apuradas):
Ararat (Arménia)-Celje (Eslovénia), 1-0 (após prolongamento); KUPS (Finlândia)-Suduva (Lituânia), 2-0; Fehervar (Hungria)-Stade Reims (França), 0-0 (4-1 nas gp); Vik. Plzen (Rep. Checa)-Sonderjyske (Dinamarca), 3-0; Rostov (Rússia)-Maccabi Haifa (Israel), 1-2; Charleroi (Bélgica)-Partizan (Sérvia), 2-1 (ap); CSKA Sofia (Bulgária)-B36 (Faroé), 3-1; Djurgarden (Suécia)-Cluj (Roménia), 0-1; Malmö (Suécia)-Lok. Zagreb (Croácia), 5-0; Mura (Eslovénia)-PSV Eindhoven (Holanda), 1-5; Riga (Letónia)-Celtic (Escócia), 0-1; Rosenborg (Noruega)-Alanyaspor (Turquia), 1-0; Steaua (Roménia)-Liberec (Rep. Checa), 0-2; Hapoel Beer Sheva (Israel)-Motherwell (Escócia), 3-0; Floriana (Malta)-Flora (Estónia), 0-0 (2-4 nas gp).
Estavam ainda a jogar-se mais 18 jogos, entre os quais o Sporting-Aberdeen.
Comentários 1