Rui Silva e Francisco Trincão são as duas grandes novidades de Fernando Santos na convocatória da seleção para os encontros com a Croácia e a Suécia a contar para a fase de grupos da Liga das Nações. Domingos Duarte, do Granada CF, é outro dos destaques da lista anunciada por Fernando Santos apesar de, ao contrário dos anteriores, já não ser a estreia nas convocatórias.
Eis os 25 eleitos do selecionador nacional: Guarda-redes: Anthony Lopes, Rui Patrício, Rui Silva; Defesas: João Cancelo, Domingos Duarte, Nélson Semedo, José Fonte, Pepe, Rúben Dias, Mário Rui, Raphael Guerreiro; Médios: Danilo Pereira, Rúben Neves, André Gomes, Bruno Fernandes, João Moutinho, Renato Sanches, Sérgio Oliveira; Avançados: André Silva, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Guedes, João Félix, Trincão.
Apesar de não se considerar favorito a vencer a competição pela segunda vez, Fernando Santos não descarta que Portugal seja um dos candidatos. “Sempre nos assumimos como candidatos, mesmo quando ninguém acreditava que o éramos. Com favoritos é que não nos assumimos. A Croácia está um pouco mais com as nossas condições e é sempre uma equipa muito difícil. Os jogadores jogam juntos há muito tempo e são vice-campeões do mundo. A análise foi feita há dez meses, nos últimos jogos. Se fosse na prática, a Suécia seria mais difícil de preparar, porque não ganhámos no último jogo que fizemos com eles. Conhecemos bem a Croácia, já os defrontámos várias vezes”, afirmou.
O selecionador nacional reconheceu a dificuldade em montar a equipa devido ao facto dos jogadores estarem em diferentes momentos da temporada e abordou o regresso de Anthony Lopes aos convocados. “O Anthony Lopes não foi convocado pelo que fez na Champions. Ele esteve no Europeu e no Mundial connosco. É um guarda-redes de grande qualidade. Depois do Mundial do Mundial da Rússia, ele pediu-me [para não ser chamado], por razões pessoais, por problemas familiares sérios, não lhe permitiam estar ausente de casa por longos períodos. Agora, felizmente, a situação está resolvida. Já antes de novembro, quando foi o sorteio, tive a oportunidade de falar com ele. Estaria em condições de estar com a seleção em março. Se tivesse havido convocatória em março, ele já teria estado connosco. Ele nunca saiu da seleção”, reforçou.
Já Rui Silva admitiu estar a viver um sonho e a cumprir um objetivo de carreira. “Estou muito feliz e emocionado por ter sido chamado para representar o meu país e quero agradecer à equipa técnica a confiança depositada em mim. A época passada foi difícil, devido à pandemia que nos afetou a todos, mas trabalhei muito para ajudar o Granada a fazer história com a qualificação para a Liga Europa e agora consigo cumprir um sonho de criança. Ser chamado à seleção era um objetivo, mas agora quero provar que mereço estar entre os melhores e trabalhar ao máximo para justificar a oportunidade”, afirmou em nota enviada ao Mais Futebol.
Nos convocados de Rui Jorge para os Sub-21, Pedro Gonçalves, Eduardo Quaresma, Nuno Mendes e Úmaro Embaló são as estreias absolutas nos convocados. Eis os eleitos de Rui Jorge para os encontros frente ao Chipre e Bielorrússia a contar para o apuramento para o Europeu Sub-21 de 2021. Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Everton) e Luís Maximiano (Sporting); Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (FC Porto), Eduardo Quaresma (Sporting), Nuno Mendes (Sporting), Pedro Pereira (Benfica), Rúben Vinagre (Wolverhampton), Tiago Djaló (Lille) e Tomás Tavares (Benfica); Médios: Daniel Bragança (Sporting), Fábio Vieira (FC Porto), Florentino (Benfica), Gedson Fernandes (Tottenham), Miguel Luís (Sporting), Pedro Gonçalves (Sportting) e Vítor Ferreira (FC Porto); Avançados: Dany Mota (Monza), Jota (Benfica), Pedro Neto (Wolverhampton), Rafael Leão (Milan) e Umaro Embaló (Benfica).
De acordo com Aleksandar Ceferin, a UEFA não irá recorrer da decisão do TAS relativa ao processo Manchester City. “Ninguém quer perder um caso. Não estamos satisfeitos com a decisão do TAS, mas temos de respeitar a sentença deste órgão, que acordámos que é a última instância na decisão deste processo”, anunciou o presidente da organização que tutela o futebol europeu.
O Flamengo confirmou o interesse do Benfica em dois dos jogadores da antiga equipa de Jorge Jesus. “Há muito tempo o Benfica expressou o sentimento de querer a contratação e o Flamengo deixou claro que não tem interesse em vender. Não quer dizer que não tenha uma boa relação e o bom senso de conversar, não só sobre esse assunto, como de outros, com qualquer clube. Isso é notório, já foi revelado até pela imprensa portuguesa com bastante veemência. Mas não é interesse do Flamengo desfazer-se de qualquer jogador do plantel profissional que teve um bom desempenho no ano passado. Estamos satisfeitos na parte técnica com os dois jogadores, e é nosso dever sempre ter relação e contacto com os outros clubes”, afirmou Marcos Braz, vice-presidente do clube em conferência de imprensa.
Para Danilo, a dobradinha traz responsabilidades acrescidas ao FC Porto. “Somos os campeões em título e temos de nos esforçar mais para conseguir manter esse estatuto. O estatuto é diferente, a exigência também é diferente. Para além de fazermos a dobradinha, já nos exigem mais títulos, por isso não há que baixar nada nem deixar nada para trás. Há que continuar a trabalhar, como sempre fizemos, para termos mais alegrias”, o médio e capitão do FC Porto deixou ainda uma mensagem aos adeptos do clube.
“A mensagem que quero deixar é que nos apoiem, como sempre. Vamos ter momentos bons, momentos maus, mas vamos precisar sempre da ajuda de toda a gente. A relação entre os adeptos, equipa técnica e jogadores vai ser fundamental, assim como foi fundamental no ano passado, apesar da situação que vivemos neste momento. Foi muito importante aquilo que sentimos nos últimos jogos, nos jogos mais decisivos”, referiu.
O CD Aves não sabe em que competição irá competir na próxima temporada e assumiu estar a sentir dificuldades de comunicação em contactar a SAD do clube que gere a equipa principal de futebol. “Face à ausência de comunicação por parte da SAD, a direção do CD Aves requereu uma reunião com caráter de urgência junto da FPF, que foi concedida de forma célere. Até ao momento, não foi comunicado oficialmente, por parte das entidades competentes, em que escalão irá competir a equipa principal de futebol”, afirmou o clube em comunicado.
A nova direção do clube acusou a SAD de o ter abandonado completamente e deixa ainda críticas à atuação da antiga direção encabeçada por Armando Silva. “A direção de Armando Silva não exigiu o pagamento de verbas devidamente definidas no protocolo estabelecido com a SAD. O valor em falta ascende a centenas de milhares de euros. Será agendada em breve e em tempo útil uma Assembleia-Geral Extraordinária para o esclarecimento de todas as questões dos associados”.
Antunes é um dos reforços do Sporting para a próxima temporada e garante que está em plenas condições físicas. “Senti-me bastante bem, não tinha dúvidas da minha condição física porque trabalhei duro durante a minha recuperação, assim como trabalhei duro durante este ano que passou. Apesar de ter tido poucos minutos, há bastante tempo que estou recuperado. Este jogo de preparação de ontem [domingo] ajudou a ganhar mais confiança, mas, em termos físicos, não tenho dúvidas nenhumas de que estou preparado para enfrentar esta época. O que podem esperar de mim é que vou dar o máximo em cada jogo e em cada treino porque faz parte do meu ADN. Podem estar tranquilos que o Antunes está bom”, afirmou o jogador aos jornalistas antes de um treino do clube.
O FC Paços de Ferreira continua a preparar a próxima temporada e hoje apresentou o sexto reforço para a mesma. Trata-se do guarda-redes brasileiro de 26 anos Jordi Martins que chega ao clube oriundo do Vasco da Gama. Jordi Martins chega aos castores a custo zero e assina por duas temporadas. Por empréstimo do clube brasileiro, Jordi Martins já tinha passado pelo CSA e pelo Tractor, do Irão.
Já o Vitória FC anunciou a contratação de Alexsandro Ribeiro, ex-jogador do Praiense, equipa do Campeonato de Portugal. “É uma sensação incrível. Sempre foi o meu objetivo chegar a um clube grande e histórico como o Vitória. Aceitei a proposta, porque me foi apresentado um projeto muito interessante. Além disso, o Vitória é um clube do povo, com uma massa adepta que exige o máximo, e isso é muito bom. Motivou-me mais ainda”, afirmou o jogador de 21 anos.
Ainda por cá, Bruno Viana, defesa central do SC Braga, afirmou querer começar a temporada com a energia no máximo. “Podem esperar uma equipa aguerrida, unida, que vai lutar em todos os jogos para vencer, sempre foi assim e, independentemente de conseguir ou não, é isso que vamos tentar fazer. Agora, temos de começar esta época com a energia lá em cima para conseguirmos os nossos objetivos, vamos fazer o possível e o impossível para isso”, afirmou o jogador à comunicação do clube. Do SC Braga saiu Nikola Stojiljkovic que rumou ao Farense a título definitivo ainda que os detalhes do contrato não sejam conhecidos. Já em Vila do Conde, notícia para a chegada de Léo Vieira, guardião brasileiro ex Athletico Paranaense que assinou com o Rio Ave até 2023. Já o CD Tondela anunciou a contratação de Jaume Grau por empréstimo do Osasuna para esta temporada.
Em temporada de estreia vai estar Rui Almeida, no Gil Vicente, e o novo técnico dos gilistas afirmou que o seu objetivo é que os adeptos do clube sintam vontade de que chegue sempre rápido o próximo jogo. “Vamos manter o foco só em nós e estar muito preocupados em haver competência naquilo que fazemos. Depois, sermos competitivos e entrar em qualquer terreno de jogo com a ambição de ganhar, sendo humildes o suficiente para saber que teremos adversários de enorme qualidade. Em traços gerais, queremos construir e jogar juntos em qualquer lugar do campo, com apoios constantes à bola. No futebol, é necessário pensar em ganhar, mas gostava muito que o adepto terminasse o jogo e ficasse ansioso pelo próximo. Isso era gratificante, não só porque ganhamos, mas pelo conteúdo que deixamos em campo”, afirmou.