Rúben Amorim quer um Sporting a olhar para si mesmo e não para os adversários. “Penso que o foco da equipa devem ser os nossos jogos. O grupo de trabalho, tantos os miúdos como os mais experientes, só pode ver verde e não olhar para o vermelho ou azul. Estamos tão no início que não vale a pena pensar nisso. O nosso foco é no jogo com o Tondela. Só precisamos de pensar no Tondela. Se vencermos, não precisamos de pensar em mais nada. Se cada jornada, for possível manter a nossa posição ou melhorar, melhor. Queremos ganhar todos os jogos e melhorar a nossa performance”, afirmou em conferência de imprensa para o jogo frente ao CD Tondela.
Para o técnico leonino, teria sido melhor para o Sporting encontrar o Tondela mais cedo. “Lembro-me que quando fui para o Benfica fiz pela primeira ginásio com alguém que sabia. Seria melhor jogador se tivesse apanhado o Pako antes, na altura estava muito à frente do seu tempo. Como treinador não conheço bem as suas ideias, ele era responsável pela parte física na altura. Conhecemos as ideias do Tondela porque estudámos, mas não há facilidade em relação a isso. Sabemos quais os seus pontos fortes. O Tondela vem a Alvalade muito motivado e sem responsabilidade”, afirmou.
Rúben Amorim explicou ainda porque tem repetido o onze da equipa do Sporting nas últimas semanas. “Sou um treinador jovem, mas sou do tempo em que antigamente isso era criar habituação. Agora é o contrário. Temos de viver com as nossas convicções. Não jogamos sempre da mesma maneira. Vamos mudando consoante o que achamos dos adversários. A culpa de alguns não jogarem não é de quem entra, mas de quem está a jogar. Não tenho a ideia de ser revolucionário ou de querer vincar o meu ponto de vista, só quero ganhar jogos. Tento utilizar os melhores para isso. Há fases que vamos mudar mais, outras em que vamos mudar menos. Interessa-me ganhar jogos”.
Por cá, hoje foi dia de sessão de perguntas e respostas com o António Tadeia. Na edição desta semana do Q&A, as eleições do Benfica foram o prato forte do menu, mas também houve perguntas sobre a polémica entre Bernardo Silva e Jesus ou a propósito de questões táticas nas equipas do FC Porto ou do Sporting. Se ainda não o fez pode ver a edição desta semana do Q&A com o António Tadeia.
O dia, como seria de esperar, foi marcado por muito futebol, quer em Portugal, quer por toda a Europa. Por cá, o dia de Liga Portuguesa começou com um empate a um golo entre Belenenses SAD e Farense com o conjunto Azul a resgatar um ponto com um golo já no oitavo minuto de compensação ou, como disse Petit, com “um golo caído do céu”. Pode ver o resumo do jogo aqui. Mais tarde, o Rio Ave bateu o Moreirense por 2-0 com dois golos de Lucas Piazón que pode ver aqui. A terminar o dia de Liga Portuguesa não saímos do nulo no dérbi da Madeira. Pode ver o resumo desse jogo aqui.
Em Inglaterra, Diogo Jota voltou a estar em evidência ao marcar um golo saído do banco e que permitiu ao Liverpool FC consumar a reviravolta frente ao West Ham terminando por vencer por 2-1 um jogo que esteve a perder por 1-0. Também à tarde, o Chelsea foi a casa do Burnley FC vencer confortavelmente por 3-0 com golos de Zyiech, Zouma e Werner. Pode ver o resumo destes dois jogos aqui. Antes de tudo isto foi a vez do Manchester City ter ido a casa do Sheffield United vencer por 1-0. Kyle Walker fez o único golo do encontro que acentuou a crise da equipa de Sheffield que depois de ter sido sensação na época passada ainda não venceu qualquer jogo esta temporada. Pode ver o resumo desse jogo aqui.
Em Espanha, João Félix voltou a estar em evidência voltando a bisar numa vitória do Atlético de Madrid tal qual havia acontecido a meio da semana para a Liga dos Campeões frente ao RB Salzburgo. Pode ver os golos do encontro frente ao Osasuna aqui. O dia começou com um triunfo confortável do Real Madrid frente à SD Huesca por 4-1, que pode ver aqui, enquanto o FC Barcelona voltou a escorregar ao não ir além de um empate a um golo em casa do Alavés. Pode ver o resumo desse jogo aqui.
Em Itália não foi dia de muitos jogos, apenas três, mas mais uma vez a Serie A calou os críticos e todos os que ainda vivem agarrados ao preconceito de um suposto futebol defensivo a ser jogado para lá dos Alpes. Em qualquer um dos três encontros disputados hoje se marcaram pelo menos três golos. A Atalanta bateu o Crotone por 2-1, enquanto o Inter Milão não foi além de um empate a dois golos frente ao Parma Calcio num jogo em que esteve mesmo a perder por 2-0. Mais tarde, num jogo repleto de reviravoltas, o Bolonha FC bateu em casa o Cagliari Calcio por 3-2. Pode ver o resumo de tudo isto aqui.
E não foram só João Félix e Diogo Jota que estiveram hoje em evidência. Na Alemanha, André Silva deu seguimento ao excelente início de temporada que vai realizando com mais um golo decisivo no empate a um entre Eintracht Frankfurt e Werder Bremen. A tarde ficou também marcada pelos habituais triunfos de Bayern Munique e Borussia Dortmund. Pode ver o resumo de toda a ação da tarde alemã aqui. Mais tarde, o Borussia Mönchengaldbach recebeu e venceu o RB Leipzig com um golo de Hannes Wolf, jogador emprestado ao Gladbach pelo… Leipzig. Um resultado que deixa o Top-4 que terminou a temporada passada precisamente alinhado nas mesmas posição neste momento. Pode ver o resumo deste jogo aqui.
No FC Porto, Pepe está de regresso às opções de Sérgio Conceição depois de ter ficado fora dos convocados para o jogo frente ao FC Paços de Ferreira devido a um teste inconclusivo para a Covid-19. O defesa central português fez um novo teste que resultou negativo e volta assim a poder ser utilizado pelo técnico Azul e Branco. De regresso após infeção está Cristiano Ronaldo que já vai poder ser utilizado por Pirlo este fim de semana. “O Cristiano Ronaldo está bem, quer voltar a trabalhar com os companheiros e vai viajar com a equipa. Ele está bem, treinou em casa e não é como treinar em campo. Não creio que jogue de início, mas é um jogador importante e vem connosco para Cesena”, afirmou o treinador da Vecchia Signora.
Rui Almeida espera que o Gil Vicente recupere da frustração de Alvalade e não volte a cometer “erros fatais” no encontro frente ao Vitória SC. “Os dérbis são sempre importantes e querem-se sentidos, para que tiremos vantagem deles. Estamos em nossa casa e queremos mandar no jogo, assim como fizemos nos anteriores em casa [com Portimonense e Tondela]. Estamos preparados para nos apresentarmos fortes (…) A frustração existe sempre, mas passa rápido. No futebol, não temos tempo para ficar frustrados. Cometemos erros provocados pelo adversário. O primeiro golo [do Sporting] ressalta na cabeça do Nuno [Santos] e o segundo sai de um pontapé longo do Coates, que não quer isolar ninguém, mas afastar a bola da sua área”, afirmou em antevisão.
Já João Henriques afirmou querer que o Vitória entre num novo ciclo já a partir do encontro frente ao Gil Vicente. “Queremos entrar num novo ciclo com a conquista de pontos em Barcelos. Desde que entrei, encontrei um ciclo curioso: primeiro no Bessa, com um clássico cheio de rivalidade, depois em casa no dérbi do Minho e agora novamente com outro dérbi do Minho antes de recebermos o Sporting (…) Temos trabalhado a finalização e os posicionamentos da equipa. É um trabalho de alguma paciência, que vai ter os seus frutos porque as individualidades estão cá e têm qualidade”, assinalou.
Segunda-feira será dia de outro dérbi minhoto entre FC Famalicão e SC Braga com o técnico famalicense a afirmar acreditar que o rival irá lutar pelo título esta temporada. “Vamos defrontar um adversário que, coletivamente e individualmente, é muito forte, orientado por um excelente treinador. Temos a consciência de que vai ser uma tarefa muito complexa (…) É bom para nós encarar um elevado grau de exigência, frente a uma boa equipa, que estou convencido que vai disputar o título com os habituais candidatos. Quando defrontamos um adversário com tanta qualidade, sabemos que nos esperam problemas que temos de resolver, mas acreditamos que estamos prontos para vencer”, reiterou João Pedro Sousa.
Por fim, Nuno Gaioso Ribeiro anunciou a saída da SAD do Benfica. Segundo os encarnados, “o dirigente considerou que perdeu a legitimidade para exercer tais funções uma vez que não integra os novos órgãos diretivos do Sport Lisboa e Benfica”.