O Rio Ave garantiu hoje a qualificação para a Liga Europa da próxima temporada ao vencer o Boavista por 2-0 e beneficiar do empate a três golos entre o Marítimo e o FC Famalicão que atirou o conjunto minhoto para o sexto lugar. Depois de bater o recorde de pontos do clube na primeira divisão portuguesa, o Rio Ave fechou com chave de ouro a temporada ao garantir a última vaga europeia da competição graças a dois golos de Taremi, também ele uma das grandes figuras dos vilacondenses esta temporada. Pode ver o resumo desse jogo aqui, que foi também o último de Carlos Carvalhal à frente dos vilacondenses.
No final do encontro consumou-se oficialmente a saída de Carlos Carvalhal do comando técnico do Rio Ave. “Carlos Carvalhal não vai continuar com o Rio Ave com muita pena minha. Sabia que era difícil ficar cá, mas o Carlos Carvalhal é treinador para um grande e isso vai acontecer. É um momento de muita felicidade, mas a sorte dá muito trabalho. É com muita honra e muito orgulho que estamos a viver estes momentos. Hoje sentimos bastante o apoio dos adeptos à saída do hotel. Vivemos momentos muito dramáticos. Aproveito também para dar os parabéns a toda a equipa do Famalicão. Sabíamos que não dependíamos de nós. Quando chegou o 3-3 soltamos a alegria”, afirmou o presidente do Rio Ave.
Sobre se o futuro passa pelo Flamengo, Carlos Carvalhal não abriu o jogo. “Claro que estou satisfeito, nunca na vida tive tantas oportunidades em mão. Tenho várias, em Portugal, em Inglaterra e noutros países, é melhor não falar. Estou muito feliz com isso. É também, no fundo, a repercussão de uma época de grande qualidade. Querem que transporte o conceito do Rio Ave para esses clubes. Vou hibernar, depois vou falar com as pessoas à minha volta e ver o que vai acontecer”.
De saída está também Daniel Ramos que “dificilmente” continuará como treinador do Boavista. “Por razões que não me interessam adiantar, dificilmente continuarei no Boavista. O futebol muda de um dia para o outro. Não quero adiantar muito, acho difícil a minha continuidade, não impossível, mas difícil. Fico-me por aqui para depois poder falar melhor sobre isso. Não está completamente fechado, mas é pouco provável. Não me arrependo de nada, fui sempre um treinador pró-Boavista e nunca pensei em mais nada. Representei este clube com orgulho, merece-me muito respeito. Agradeço a todos os que proporcionaram esta melhoria, o Boavista cresceu e ainda há muito mais por onde crescer. Foi um ano difícil, se calhar único nas nossas carreiras. Tenho orgulho por aquilo que conseguimos fazer” afirmou o técnico após o encontro frente ao Rio Ave.
Determinante para a qualificação europeia do Rio Ave acabou por ser o empate do FC Famalicão que chegou à última jornada em posição europeia. A equipa de João Pedro Sousa correu sempre atrás do prejuízo já que o Marítimo esteve em vantagem por duas vezes, mas golos de Roderick e Lameiras já bem perto do apito final pareceram dar a Liga Europa aos famalicenses. Foi já bem dentro do tempo de compensação final que o Marítimo voltou a empatar empurrando o Famalicão para o sexto posto. Pode ver o resumo desse jogo aqui.
No final do encontro, João Pedro Sousa enalteceu a temporada da sua equipa e a luta que encetou até ao fim pela Liga Europa contra todas as expetativas. “De facto foi um jogo muito cruel para os meus jogadores. Vou focar-me muito nos jogadores porque eles de facto foram inexcedíveis, fizemos uma época tremenda, não ganhar um jogo desta forma custa muito, eles não mereciam. O futebol também é isto. Não fomos suficientemente fortes neste jogo. Mas fomos muito fortes durante toda a época. Fizemos uma época muito boa, com uma cambada de miúdos, mas que jogam como gente grande. Sou um treinador orgulhoso por ter jogadores com este profissionalismo. Muitos parabéns para os meus jogadores”.
Mais acima a luta era pela entrada direta na fase de grupos da Liga Europa e quem acabou por conseguir o terceiro lugar da Liga foi o SC Braga. A equipa de Artur Jorge venceu o FC Porto por 2-1 num jogo em que até esteve a perder e com isso igualou o Sporting pontualmente ficando com vantagem na competição devido ao confronto direto entre os dois clubes. Pode ver o resumo do jogo entre SC Braga e FC Porto aqui.
Braga que, lá está, garantiu o terceiro lugar da Liga muito por culpa da derrota do Sporting na Luz, por 2-1. O conjunto leonino só tinha de pontuar frente ao Benfica para garantir o terceiro lugar já que entrava para a última jornada com mais três pontos do que o rival minhoto, mas acabou derrotado por um golo de Vinícius aos 88 minutos. O Sporting terá assim de disputar a terceira pré-eliminatória da Liga Europa da próxima temporada. Pode ver o resumo do encontro entre Benfica e Sporting aqui.
Em Itália, o Inter regressou à segunda posição da Liga Italiana ao bater o Cagliari Calcio por 3-0 depois de ontem a Atalanta não ter ido além de um empate a um golo perante o Milan. O jogo louco do dia acabou por acontecer em Nápoles com a equipa da casa a aproveitar o empate do Milan para encostar na luta pela última vaga europeia da competição. Enquanto o Nápoles fez dois golos que valeram, a US Sassuolo viu quatro golos serem-lhe anulados pelo VAR algo inédito nas grandes ligas europeias. Pode ver toda a ação do dia em Itália aqui.
Por cá foi dia de mais uma sessão de perguntas e respostas com o António Tadeia. Perguntas que incidiram maioritariamente sobre o regresso de Jorge Jesus ao Benfica, mas também sobre o que pode vir a ser o mercado de transferências nos próximos tempos. Pode ver a sessão de Q&A desta semana aqui.
Benfica que vai a eleições em outubro algo que esteve no centro de uma polémica no dia de hoje depois de um grupo de adeptos ter sido convidado a abandonar as imediações do Estádio da Luz numa altura em que recolhiam assinaturas para a oficialização da candidatura de João Noronha Lopes à presidência do clube. Em resposta à notícia, o clube da Luz explicou o porquê de tal exigência:
“O Sport Lisboa e Benfica esclarece todos os Sócios, adeptos e simpatizantes que, face à situação excecional que se vive devido à pandemia, foram adotadas rigorosas medidas de segurança e acesso a toda a zona que integra o nosso Complexo Desportivo no Estádio da Luz. Em dias de jogos, como o de hoje, essas ações ainda são obrigatoriamente mais reforçadas face aos critérios definidos e protocolados com a Direção-Geral da Saúde, Liga Portugal e FPF, estando o acesso limitado a um número muito restrito de funcionários, prestadores de serviço, organização e representantes de órgãos de comunicação social previamente identificados e creditados”, pode ler-se no comunicado emitido pelo clube.
“Assim, se em dia de jogo é expressamente proibida qualquer ação de cariz social ou comercial no interior do nosso Complexo Desportivo, nos outros dias, e face às restrições estabelecidas, informamos todos os interessados em desenvolver esse tipo de ações que as mesmas podem ocorrer desde que previamente informados os competentes serviços do Clube e estejam de acordo com as normas e regras de funcionamento do nosso Complexo Desportivo, que, recorde-se, estão sujeitas a excecionais restrições devido às medidas adotadas de prevenção e segurança contra a COVID-19”, lê-se ainda.
E depois da luta pela Europa, a luta pela manutenção. Domingo é dia de decisões finais na Liga Portuguesa com CD Tondela, Vitória FC e Portimonense a irem a jogo para discutir duas vagas na primeira divisão na próxima temporada. Não é um quem marcar ganha como nos tempos do recreio, mas está perto disso. Quem perder fica em muito maus lençóis, pelo menos. Na antevisão para o jogo frente ao Belenenses SAD, Lito Vidigal assegurou que a sua equipa não vai estar a pensar nos outros, mas somente naquilo que têm de fazer frente aos azuis do Jamor.
“Não tenho muito que falar sobre outros jogos. Tenho pedido aos jogadores que estejam unicamente focados naquilo que conseguem controlar. Sinto o grupo forte, unido e sente-se uma energia muito positiva e a responsabilidade de fazer as coisas bem. Vejo a equipa acreditar que só uma vitória nos faz atingir o nosso objetivo. Temos de estar fortes para a luta. Era importante irmos para a última jornada a dependermos só de nós. Com muito trabalho, dedicação, esforço e união é-nos possível decidir o nosso futuro”, afirmou o treinador dos sadinos.
Lito Vidigal confessou que não queria ter de estar a passar por este sofrimento, ainda assim. “Tenho passado a mensagem de que é importante respeitar sempre os adversários, mas, acima de tudo, devemos pensar em nós. A história recente diz-nos que o Vitória tem estado nos últimos anos a decidir o campeonato nas últimas jornadas. Esta época não fugiu à regra. Não queríamos estar a passar por este sofrimento, mas, com quatro jogos para fazer numa fase destas, é duro e difícil”.
Belenenses que vai ao Bonfim com a tranquilidade já assegurada, mas Petit deixou a garantia que a sua equipa será profissional e irá a jogo como se não tivesse esse objetivo alcançado. “Temos o objetivo de chegar aos 38 pontos e de fazer 23 pontos na segunda volta. Fazemos uma grande segunda volta se conseguirmos esse objetivo. É normal que quando já temos o objetivo cumprido, as coisas possam sair melhor, pois não há aquela pressão de, se errares, depois não haver volta a dar. É o último jogo e um jogo importante para o [Vitória de] Setúbal. Conseguimos o objetivo, mas vamos entrar como se não tivéssemos conseguido”, afirmou o técnico dos Azuis.
Ainda no que ao Benfica diz respeito, Gerson, médio do Flamengo que tem sido associado pela imprensa ao clube da Luz deixou hoje a garantia que não irá sair do clube do Rio de Janeiro colocando um ponto final na especulação. “Claro que vou continuar. Tenho contrato com o Flamengo, estou muito feliz aqui, minha família está feliz. (…) Como sempre falo, voltei a sentir prazer de jogar futebol. Voltei para minha casa, perto da minha família e dos meus amigos”, afirmou em declarações ao Globo Esporte.
Comentários 1