Vai ser um sábado que aí vem de jogos importantes e decisões na Liga Portuguesa com a luta pelo pódio e pelo apuramento europeu em destaque. Os grandes duelos do dia são o dérbi lisboeta entre Benfica e Sporting, na Luz, assim como a receção do SC Braga ao FC Porto, ambos às 21h15. Com os leões em terceiro lugar, basta à equipa de Rúben Amorim fazer o mesmo resultado que os minhotos, devido à vantagem de três pontos. No entanto, esta sexta-feira já foi de futebol em Portugal com o Santa Clara e o Vitória SC a empatarem 1-1 na Cidade do Futebol (veja aqui o resumo), com João Henriques e Ivo Vieira a anunciarem as saídas depois do encontro. Também Gil Vicente e FC Paços de Ferreira empataram a três golos (pode ver aqui o resumo), naquele que foi o último compromisso de Vítor Oliveira ao leme do conjunto de Barcelos.
O que falta decidir da Liga Portuguesa foi precisamente um dos temas em foco no Futebol de Verdade desta sexta-feira (pode ver aqui), onde o António Tadeia comentou ainda as correntes em jogo para tomar conta do Benfica, as movimentações de mercado de que se fala nos grandes e a hipótese de Carlos Carvalhal suceder a Jorge Jesus no Flamengo. Já no Último Passe, o António Tadeia escreveu sobre a candidatura de João Noronha Lopes às eleições do Benfica e as opções a que “os sócios encarnados estão sujeitos quando tiverem de escolher entre um dos caminhos que se abriram no clube dentro do saco de gatos que só se uniu para afastar Vale e Azevedo em 2000”. Leia aqui o artigo.
Também nesta sexta-feira, o Paris Saint-Germain conquistou a Taça de França com um triunfo frente ao AS Saint-Étienne por 1-0 (veja aqui o golo de Neymar), mas nem tudo foram boas notícias para os parisienses, pois Mbappé teve de sair lesionados após uma entrada arrepiante ainda na primeira parte. Em Itália, a Atalanta falhou a aproximação à Juventus com um empate 1-1 na deslocação ao terreno do Milan (veja aqui os golos), o que faz com que a equipa de Cristiano Ronaldo tenha apenas de empatar na receção à Sampdoria, domingo, para se sagrar campeã.
Voltamos a centrar atenções no dérbi que aí vem e Rúben Amorim encara o duelo como apenas mais um jogo, mas até aproveitou para lembrar que o único jogo que fez na Luz esta época terminou em vitória (quando orientava o SC Braga). “É uma responsabilidade diferente, mas sinto-me preparado, sempre me senti preparado para ser treinador. É mais um jogo, já tive lá um e correu bem, agora encaro com normalidade. Penso no nosso objetivo da vitória e do terceiro lugar, não tanto se é na Luz ou noutro sítio”, referiu Amorim em conferência de imprensa. “Prevejo um Benfica de qualidade, a jogar sem a pressão de há uns tempos, onde todos no plantel querem jogar a final da taça e vão fazer o máximo. E vão defrontar o Sporting, é uma motivação extra. É um jogo importante para todos. É uma equipa com qualidade e experiência mas vejo também um Sporting forte”, acrescentou o timoneiro do Sporting.
Os leões estão há dois jogos sem vencer (derrota no Dragão e empate com Vitória FC), mas Amorim nega que a equipa esteja a passar um mau momento e considera que os objetivos traçados quando chegou a Alvalade estão a ser cumpridos. “Não vejo dessa forma, estávamos no quarto lugar, a quatro pontos do SC Braga, que não perdia há não sei quantos jogos. Temos uma derrota nos últimos nove jogos, numa equipa que teve várias derrotas este ano. Apenas dou a garantia de que trabalho o máximo, de resultados não. O que disse na minha apresentação cumpri. Não tenho problemas em assumir responsabilidades após um mau resultado, mas se formos intelectualmente honestos há que ver o contexto e a nossa situação. Não vou ser aquele treinador que vem para aqui defender-se, o meu trabalho está à vista de todos. Vamos à luz para vencer.”
No que toca ao Benfica, Nélson Veríssimo garantiu que o foco da equipa está somente no dérbi e ainda não na final da Taça de Portugal diante do FC Porto. “Vamos encarar este jogo com a seriedade habitual. Depois para a Taça vamos ter um interregno de sete dias. Vai ser um jogo difícil. Um dérbi é sempre um dérbi. É pena não termos o nosso público, mas vamos ter duas equipas a tentar vencer e acredito que vai ser um bom jogo. O objetivo passa por ganhá-lo e acredito que será muito disputado e com intensidade elevada”, começou por referir o técnico em conferência de imprensa. Quanto ao adversário, Veríssimo espera “um Sporting atrevido, a querer assumir o controlo do jogo. Mas nós vamos querer o mesmo. Perspetivo um jogo aberto, bem disputado e esperamos alcançar a vitória.”
Com Pizzi e Vinícius na luta pelo estatuto de melhor marcador da Liga – o português tem 18 golos e o brasileiro 17, assim como Paulinho (SC Braga) -, Veríssimo salientou que o pensamento vai estar no coletivo e não em termos individuais. “O Pizzi e o Vini estão na luta pelo melhor marcador mas os objetivos coletivos estão sempre à frente dos individuais. Obviamente que nunca descurando esses objetivos, mas o foco vai estar sempre no coletivo e não no individual.”
Na véspera de ir a Braga, Sérgio Conceição respondeu à imagem de “grito” que lhe é apontada e considerou que essa faceta não funciona a longo prazo. “O grito funciona uma semana, eu estou aqui há três anos. Se as pessoas não forem competentes e não houver qualidade no trabalho… só com o grito os próprios jogadores começam a olhar de lado. Grito uma, duas, três vezes e à quarta já não ouvem. O que conta aqui é a qualidade no trabalho, a todos os níveis. Uma equipa técnica sólida, competente e todos os departamentos que me acompanham. As pessoas olham para mim já desde tempo de jogador e eu tenho esse rótulo do discurso, da agressividade com que jogava… não o posso descolar, nem quero, nem faço questão de convencer as pessoas de outra coisa. Os números falam por si”, rematou o timoneiro do FC Porto na antevisão ao duelo da Pedreira.


Conceição aproveitou ainda para deixar uma mensagem aos empresários e salientou que só pensará em reforços depois da final da Taça de Portugal, marcada para 1 de agosto. “Até já me chateei com alguns (empresários) e é normal que o façam nesta altura porque é o trabalho deles e, como em tudo, há bons e menos bons. Mas não me mandem mensagens, não vale a pena. Até à final da Taça de Portugal não quero estar com ninguém, não penso nem olho para contratos. Zero. Não estou com a cabeça na próxima época e não falei com ninguém, nem mesmo dentro do clube”, referiu o técnico que rejeitou ser visto como o grande obreiro do título e considerou que a responsabilidade é de todos aqueles que integram a estrutura do clube.
Pela frente do FC Porto no sábado vai estar um SC Braga que tem primeiro de ganhar para sequer poder sonhar em chegar ao pódio (tem ainda de esperar que o Sporting perca na Luz…). Artur Jorge considerou “não muito relevante” as três vitórias dos minhotos sobre os dragões nesta época e frisou que os bracarenses têm de cumprir a sua parte primeiramente. “Estamos muito satisfeitos por estarmos ainda na luta pelo terceiro lugar e, agora, temos de fazer a nossa parte, vencer o FC Porto, e esperar uma derrota do Sporting. Temos de saber quais os pontos fortes do adversário, sermos compactos defensivamente porque o FC Porto tem características ofensivas muito fortes. As nossas dinâmicas têm de ser mais capazes do que no último jogo, em que fomos muito previsíveis, não sofrer golos é importante”, disse o técnico do SC Braga.
Quanto ao futuro, Artur Jorge confidenciou que uma eventual continuidade no comando do SC Braga “é uma decisão do presidente e só será comunicada depois do jogo”, mas considera estar à altura do desafio, apesar de não colocar de parte um regresso aos Sub-23 do clube. “Fez-me ambicionar estar mais vezes na Liga. Foi-me pedido para estar este mês, mas não se consegue criar uma matriz ou uma identidade num mês. Sinto-me capaz de fazer parte de um projeto para criar uma identidade para poder estar neste patamar. Agora é esperar que as coisas se decidam e, aqui ou nos sub-23, vou continuar com a mesma paixão”, frisou.


O quinto lugar, de acesso à Liga europa, também ficará decidido no sábado. O FC Famalicão ocupa a posição com um ponto de avanço sobre o Rio Ave. Os famalicenses deslocam-se ao terreno do Marítimo às 19h00, nas mesmas em que começa a ida dos vilacondenses ao Bessa. João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, considera que o trajeto da equipa já é de louvar, mesmo que fiquem de fora das competições europeias. “Vamos ficar tristes se falharmos o quinto lugar. Se isso acontecer é porque não vencemos o jogo, mas volto a dizer que não nos esquecemos do que fizemos e estes jogadores estão de parabéns pelo campeonato que fizeram. Se não correr bem, o estado de espírito vai ser igual aos dos outros jogos em que não ganhámos. Percebemos a importância que tem para o clube, para a cidade e para os adeptos e vamos lutar com todas as nossas forças”, apontou o técnico dos minhotos em conferência de imprensa, na quinta-feira.
Já Carlos Carvalhal, treinador do Rio Ave que tem sido apontado ao Flamengo, salientou o registo dos vilacondenses nesta época, ao invés de falar diretamente na luta pelo quinto lugar. “Esta foi a melhor época em termos pontuais do Rio Ave na I Liga, e com alguns recordes na invencibilidade em nove jogos ou no maior número de pontos conquistados fora. Mas, mais que os números, o que marcou esta época foi a qualidade de jogo, que foi subindo até atingirmos um nível de maturidade enorme. Temos um jogo ainda para disputar e aumentar esse registo histórico”, disse o técnico ao site oficial do clube.
Ainda na Liga Portuguesa, o CD Aves vai viajar neste sábado até Portimão em autocarro da Câmara Municipal de Santo Tirso. Os avenses defrontam o Portimonense no domingo (às 19h30), com os algarvios ainda na luta pela permanência. De recordar que os dois autocarros pertencentes à SAD do Aves foram apreendidos pela Guarda Nacional Republicana na quinta-feira, com base numa providencia cautelar movida pela construtora Engimov. Já nesta sexta-feira, a Polícia Judiciária esteve nos escritórios da SAD do Aves, de acordo com a TVI24.
Lá fora, já há data para o início da próxima edição da Liga Inglesa. A Premier League de 2020/21 vai arrancar a 12 de setembro, um sábado, comunicou o organismo numa nota divulgada nas redes sociais. Está previsto que a competição fique concluída a 12 de maio de 2021. A edição desta temporada vai ficar concluída já no próximo domingo, dia 26 de julho, com o Liverpool FC já coroado como campeão. As datas para as restantes provas inglesas da próxima época ainda estão por decidir.
Comentários 1