A presença de adeptos nos estádios para a nova época continua a ser tema forte nesta quarta-feira e neste dia foi a vez de Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, dizer que não compreende que o futebol seja tratado de forma diferente em relação a outros eventos desportivos que já podem ter pessoas a assistir. “Obviamente que não compreendemos que o futebol possa ser tratado de forma diferente”, começou por referir Proença, à margem da conferência Futebol Profissional e Economia Pós-Covid-19. “Não compreendemos, nem iremos admitir, e por isso é nossa convicção que a próxima época comece com público nos estádios”, concluiu o presidente da Liga. Por exemplo, o Grande Prémio de Fórmula 1 a realizar em Portimão em outubro já recebeu autorização para ter espectadores no estádio.
Ora, a Organização Mundial de Saúde também abordou o tema neste dia e considerou “irrealista” a realização de eventos desportivos com grandes multidões, principalmente nos países mais atingidos pela pandemia de Covid-19. “É muito pouco realista pensar que em países com transmissão local veremos grandes encontros, como este ano. Não é possível prever o regresso de 40.000, 50.000 ou 60.000 pessoas. O risco não é apenas de estar no estádio, mas também nas deslocações em transportes públicos”, referiu Michael Ryan, diretor de emergências da OMS, citado pela Lusa.
Pode marcar no calendário o dia 23 de dezembro para ser disputada a Supertaça. A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta quarta-feira, que o troféu a ser disputado entre FC Porto e Benfica vai ter lugar dois dias antes do Natal, com horário a divulgar mais tarde. “Federação Portuguesa de Futebol, FC Porto e Benfica acertaram esta data para a disputa do troféu que tradicionalmente marca o início oficial da época mas que por entendimento da Federação e dos clubes foi adiado para aliviar o calendário e, assim, salvaguardar os interesses das equipas portuguesas envolvidas nas competições da UEFA”, pode ler-se no comunicado publicado no site oficial da FPF.
Esta quarta-feira marcou o regresso da Liga Europa com o Manchester United a ganhar por 2-1 ao LASK Linz e confirmar a presença nos quartos de final da competição. O Inter Milão venceu o Getafe CF por 2-0, em eliminatória só a uma mão (o primeiro encontro ainda não se tinha realizado antes da paragem no futebol). Veja aqui os golos de ambas as partidas.
O Shakhtar Donetsk, de Luís Castro, também superou o VfL Wolfsburgo por 3-0, enquanto o Copenhaga FC conseguiu o mesmo resultado diante do Istambul Basaksehir. Veja aqui todos os golos desses dois jogos.

No que toca ao Benfica, o presidente do Grémio veio deixar críticas a Jorge Jesus por o novo treinador dos encarnados ter falado diretamente com Everton Cebolinha, jogador que tem sido ligado às águias. “Disseram que o Jorge Jesus falou com o Everton e eu achei isso uma deselegância. Mas faz parte do jogo, eu reconheço que faz parte do jogo”, disse Romildo Bolzan Júnior, em declarações à Sport TV. O Grémio está a preparar o jogo com o Internacional e Everton até pode falhar esse encontro. “Se tiver interesse em fazer o negócio, vamos lá. Chegando ao valor que pedimos, fazemos o negócio”, concluiu o presidente do Grémio.
Por falar em Brasil e Benfica, o vice-presidente do Flamengo salientou que só a ultrapassagem do FC Porto aos encarnados no campeonato fez com que Luís Filipe Vieira tenha decidido avançar para a contratação de Jorge Jesus. Marcos Braz revelou ainda que foi o próprio treinador a exigir a cláusula de um milhão de euros para possível saída aquando da renovação de contrato. “O Flamengo é campeão da maioria das competições, passa por um ano magnífico e depara-se de repente com o problema do coronavírus. Nós já tínhamos feito uma proposta de renovação [a Jesus] por um valor maior, mas não foi possível manter essas verbas e diminuímos a proposta. Nesse período, o Benfica perdeu a liderança do campeonato, o FC Porto passou para a frente e aí quem é do mundo do futebol sabe como as coisas funcionam. O presidente do Benfica jogou tudo, todas as fichas, e veio buscar um técnico que fez parte da história dele e do Benfica”, apontou o vice-presidente na conferência de imprensa da apresentação de Domènec Torrent, sucessor de Jesus que chega ao Rio de Janeiro para construir o Flamengo à imagem do FC Barcelona.
Ainda em relação ao Benfica, João Noronha Lopes teceu críticas a Luís Filipe Vieira, concorrente nas eleições à presidência dos encarnados, marcadas para outubro. “O facto de reconhecer-se o trabalho de quem o fez não invalida que se considere que um período chegou ao fim, que se chegou ao fim de um ciclo e que temos de fazer a mudança. O mundo mudou, mas Luís Filipe Vieira não mudou com o mundo. O que me preocupou e me preocupa é a repetição exata dos mesmos erros, por excesso de confiança, por soberba, por cansaço, não sei. Agora que repetimos os erros de gestão desportiva nos últimos três anos isso foi demasiado óbvio, perdemos dois campeonatos para um clube intervencionado pela UEFA, enfraquecido, saímos do top-20 da Europa. Tudo isto reflete essa desorientação, na escolha dos treinadores, no que se diz e no que se faz”, salientou Noronha Lopes em entrevista ao jornal A Bola.
Rui Almeida foi apresentado como o novo timoneiro do Gil Vicente e definiu como objetivo prioritário a consolidação do clube no principal escalão. “Depois de uma época fantástica, o objetivo primário é consolidar a estabilidade do clube e não andar apenas a lutar pela manutenção. Vamos ser competitivos e disciplinados, mas com grande coração, para emocionar e atrair o adepto”, referiu o técnico de 50 anos aos canais oficiais do clube. Rui Almeida sucede, assim, a Vítor Oliveira em Barcelos, depois de já ter orientado o Caen, Troyes, Bastia e Red Star.

O Vitória FC acusou a Liga de Clubes de ignorar “as necessidades decorrentes da covid-19” no processo de licenciamento, após ter sido impedido de se inscrever nas competições profissionais de futebol. “A Liga não adequou os seus procedimentos às necessidades decorrentes da Covid-19, designadamente, a falta de receitas dos clubes da Primeira liga, decorrentes da suspensão da competição e do seu reatamento sem público. É um exemplo crasso da violação das instruções para flexibilização impostas pela FIFA e pela UEFA. Os prazos concedidos foram insuficientes, especialmente, tendo em conta as fortes restrições que ainda se fazem sentir na área metropolitana de Lisboa, situação que não foi tida em conta pela Liga e que afeta particularmente os clubes de dimensão similar ao Vitória”, pode ler-se defesa do clube, divulgada pela Lusa.
Já o Boavista anunciou a contratação de Angel Gomes, que chega proveniente do Manchester United. O médio ofensivo de 19 anos esteve durante dez épocas nos red devils e é o terceiro reforço do Boavista para 2020/21. Filho de Gil, campeão do mundo de Sub-20 por Portugal em 1991, Angel terminou contrato com o Manchester United e vinculou-se aos axadrezados.
Também nesta quarta-feira, Enrique Cerezo, presidente do Atlético Madrid, saiu em defesa de João Félix, que tem sido alvo de críticas pela imprensa espanhola. “João Félix, que é um enorme jogador, só tem 20 anos. Normalmente, os jogadores não estão no topo aos 18 anos, há que esperar para ver o seu desenvolvimento, que está a ser bastante bom”, afirmou Cerezo em entrevista à Rádio Marca. “Não é por valer 120 milhões que tem de ganhar troféus no dia seguinte”, atirou ainda o presidente dos colchoneros.
No Brasil, Jesualdo Ferreira já não é treinador do Santos, comunicou o clube brasileiro. O Santos foi recentemente eliminado nos quartos de final do Campeonato Paulista. Jesualdo já não orientou o treino desta quarta-feira e deixa o clube numa fase em que o Brasileirão começa dentro de quatro dias.
Em Inglaterra, Bruno Fernandes já não conseguiu vencer o prémio de jogador do mês da Premier League pela terceira vez consecutiva. Desta feita, foi Michail Antonio o distinguido pelo mês de julho. A atribuição do prémio ao jogador do West Ham impediu Bruno Fernandes de obter a proeza de ser o primeiro ganhar o troféu três vezes seguidas. Ora, Antonio apontou oito golos em sete jogos e foi preponderante para a permanência do West Ham no principal escalão, incluindo um póquer marcado diante do Norwich City.